Liga Betclic Feminina com alterações no regulamento
Mudança procura aumentar a competitividade da competição
Competições | FPB
26 ABR 2023
A Federação Portuguesa de Basquetebol irá apresentar algumas mudanças na Liga Betclic Feminina, desta feita no que toca ao regulamento de elegibilidade.
Com a evolução do basquetebol nacional, a jogadora portuguesa de qualidade tem cada vez mais procura e encontra oportunidades no estrangeiro. Esta saída leva a um menor número de atletas lusas disponíveis para a Liga e maiores dificuldades por parte dos clubes, em especial dos que se encontram afastados dos grandes centros, em recrutar talento português.
Após várias conversas com as equipas, que na sua maioria eram a favor do aumento de número de atletas sem formação basquetebolística portuguesa, e tendo em conta que nas provas europeias e na maioria dos restantes campeonatos europeus são aceites mais atletas estrangeiras, decidiu realizar-se uma alteração no regulamento de elegibilidade.
Com o objetivo de alinhar a regulamentação portuguesa à da FIBA, não criando problemas a equipas com compromissos assumidos no que toca à contratação de atletas e com o intuito de aumentar o leque de atletas disponíveis e a qualidade do espetáculo apresentado, a nova guia clarifica os estatutos de atleta “Com Formação Basquetebolística Portuguesa” e “Sem Formação Basquetebolística Portuguesa”.
As informações específicas que definem os dois estatutos podem ser encontradas no documento abaixo.
Alterações Regulamento Elegibilidade – Liga Feminina
Segundo o novo regulamento, na Liga Betclic Feminina, por jogo, cada equipa poderá inscrever quatro atletas que não se enquadrem no conceito “Atleta com Formação Basquetebolística Portuguesa” no boletim de jogo:
- Máximo de duas atletas Sem Formação Basquetebolística Portuguesa Não Comunitárias
- Máximo de três atletas que não tenham nacionalidade de um dos países europeus cujas Federações Nacionais de Basquetebol sejam reconhecidas pela FIBA aqui.