Christophe da Silva em alta na segunda divisão francesa
Olhamos o desempenho dos atletas nacionais em vários campeonatos do “velho continente”
Competições
4 MAI 2023
Na rubrica “Portugueses lá fora”, o maior destaque vai para Christophe da Silva, do CAPSAAA Paris, vitorioso na Nationale 1 MMO, segundo escalão gaulês.
França
Christophe da Silva (1.0) prossegue entre os quatro primeiros da Nationale 1 MMO, por isso com legítimas aspirações de apuramento para a Final Four. Os parisienses impuseram-se ante o ASHPA Strasbourg, em casa, por 61-52, desafio no qual o extremo internacional A atuou 28 minutos e apontou 2 pontos – 27-12 / 17-12 /07-10 / 14-18. Já Yuri Fernandes – 2.5 – (35min, 14pts, 4res, 6ast, 2rb) viveu um desfecho inglório pela equipa 2 dos Hornets Le Cannet perante Hyères 2, na Nationale 3, apesar da interessante colheita pessoal.
Euroliga 1
Nos dias 28, 29 e 30 de abril, a equipa da Costa Azul viajou até Cantù, Lombardia, em Itália, para disputar a fase final da Euroliga 1, segunda prova europeia de clubes mais importante. O começo até foi prometedor, não obstante a derrota, por distância escassa, contra o poderoso Galatasaray – 83-89 -, com Yuri Fernandes a não constituir opção. Seguiu-se uma vitória encorajadora, contra Santo Stefano – 49-56 -, conjunto italiano, vencedor da Taça do seu país e que viria a sagrar-se campeão da prova.
O atleta luso voltou a não ser aposta. No encontro capital para alcançar as meias-finais, diante de outro emblema transalpino, Padova Millenium Basket, o primeiro classificado da liga francesa caiu no prolongamento – 79-77 -, com Yuri Fernandes a não sair do banco. No encontro de apuramento do sétimo e oitavo lugar, os Hornets Le Cannet mostraram categoria e suplantaram os germânicos do BG Baskets Hamburg – 70-54. Yuri Fernandes atuou sensivelmente três minutos.
Reino Unido
Ainda com possibilidades de qualificação para a Final Four da Premier League, ocupando o quinto posto, os Mohawks, casa de Luís Domingos – 2.5 -, saíram derrotados do confronto com o segundo classificado Manchester Revolution por 40-56. O internacional A esteve em campo durante trinta minutos, que lhe renderam quatro pontos.
Alemanha
Os luxemburgueses do Lux Rollers, onde militam Paulo Soeiro – 1.0 – Aliu Baldé – 4.0 -, terminaram a temporada no segundo posto da Regionalliga Mitte, terceiro escalão germânico, com uma vitória e uma derrota nos últimos encontros, que não contaram com a presença dos jogadores portugueses. Esta classificação não permite acalentar a subida à Bundesliga 2, segundo patamar.