Óscar Trigo: “Esta é a concentração mais importante da época”

Selecionador nacional de seniores BCR falou à FPB na antecâmara de novo estágio

Competições
29 JUN 2023

Óscar Trigo, selecionador nacional de seniores BCR, aguarda com expetativa a próxima concentração, que terá como palco, Vila Nova de Gaia, de 2 a 9 de julho. Para o timoneiro da equipa nacional, a maior disponibilidade de tempo permitirá amadurecer conceitos de jogo, introduzir outros, mas, acima de tudo, colocar à prova os convocados do ponto de vista competitivo.

“É a concentração mais importante da época. Precisávamos de uma semana para recapitular aquilo que trabalhámos nas concentrações anteriores, tanto a nível defensivo, como ofensivo, e introduzir a transição ofensiva e a saída de pressão. A partir daí, começaremos a trabalhar rotações de jogo, ter claros que cincos vamos utilizar. E isso só se pode fazer competindo com equipas, que sejam alheias à dinâmica interna do grupo”, sumarizou, desvendando em que moldes se processará a necessária vertente de competição.

Se as manhãs serão vocacionadas para o treino, as tardes vão privilegiar o jogo, com a seleção nacional a enfrentar um “combinado” de jogadores, onde sobressai Alexis Ruiz, internacional espanhol recém-contratado pelo campeão espanhol e da Europa BSR Amiab Albacete. No grupo de oponentes de Portugal, constarão ainda outros jogadores espanhóis e alguns atletas do BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto, formação bicampeã nacional. A intensidade vai ser a palavra de ordem, até porque, frisa o técnico, o timing desafiante do Campeonato da Europa C – 18 a 24 de setembro – não proporcionará oportunidade para reajustes. “No mês de setembro, não podemos desenvolver nada. Apenas insistir nos conceitos. Esta concentração é essencial. Precisamos que os jogadores tenham a condição física adequada para suportar as seis horas de treino diário”.

Com as fases decisivas das competições nacionais “frescas” na memória, Óscar Trigo debruçou-se ainda sobre o estado atual do BCR português, confessando uma melhor impressão face à inicial. “Há uma diferença muito ampla entre as duas equipas [APD Braga e BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto] que jogaram a fase final e as demais. São algo mais completos, baseiam-se num jogo bastante mais coletivo, onde há preponderância da defesa”, sintetizou.

Contudo, a margem para evolução é evidente: “Continuo a pensar que o jogador português tem de dar um passo ao nível do contacto, de marcar a linha e não permitir que ninguém passe a partir daí. Fisicamente, há progresso. Mas falta esse ponto de tensão defensiva. Falta também um ataque muito mais trabalhado e isso só pode acontecer a partir do momento que a defesa gere dificuldades”, sintetizou.

A seleção nacional de seniores BCR reúne-se de 2 a 9 de julho, em Vila Nova de Gaia, e treinará maioritariamente no Pavilhão Municipal Dr. Manuel Ramos. No último dia de trabalho, 8 de julho, a comitiva irá utilizar o Pavilhão Municipal Carlos Resende.

 

Competições
29 JUN 2023

Mais Notícias