3×3 BasketArt foi rei em Grândola

Inauguração de campo marcada por grande presença de praticantes

Associações | FPB
4 JUL 2023

Foi um final de tarde de 3 de julho em grande, aquele que se viveu em Grândola, com a inauguração de um campo 3×3 BasketArt, da autoria do artista Oats.

O CAB Grândola – Os Javalis esteve representado por muita juventude, numa grande amostra de vitalidade do basquetebol do clube e da vila.

Depois dos habituais discursos no arranque da cerimónia, vários escalões de formação do clube local abrilhantaram o momento com a prática de basquetebol 3×3.

Importa destacar ainda a presença de João Pereira, jogador sénior na variante de 5×5 e campeão nacional da 1.ª Divisão em 2022, pelo Basquete Clube de Santo André. Natural de Grândola, João Pereira alinhará n’Os Javalis na próxima época.

Em declarações à FPBtv, o presidente da Câmara Municipal de Grândola, António Figueira Mendes, vincou a aposta do executivo no desporto: “Para além das infraestruturas desportivas, temos aqui gente muito dinâmica. Temos condições para apoiar o CAB Grândola. Podem praticar a modalidade aqui mesmo à noite. Isto é muito importante para a saúde, valorizamos bastante a prática desportiva. Todos os anos somos premiados como a “Cidade do Desporto” e continuamos a construir mais campos, de várias modalidades”, revelou.

Do lado da Associação de Basquetebol de Setúbal, o seu líder, Armindo Pereira, elogiou a dinâmica basquetebolística local: “Este campo é um espaço importante para o litoral alentejano, especialmente para o CAB Grândola, clube que cresceu 45% no espaço de um ano. Este espaço vai ser um trampolim para o clube. Temos um clima que permite a prática ao ar livre durante sete a oito meses”, realçou.

Luís Sobral, presidente do CAB Grândola, foi a voz da satisfação: “Este projeto aliciou-nos logo, sempre mostrámos interesse pelo mesmo. Felizmente, agora é uma realidade. É uma oportunidade fantástica para o clube, mas acima de tudo para a modalidade. Os jovens deixam de estar dependentes dos horários dos pavilhões. É uma alegria imensa termos este campo. Completámos 22 anos e temos crescido de forma progressiva, principalmente depois da pandemia”, salientou.

João Pereira, enquanto atleta natural da vila, também não escondeu o contentamento: “É muito importante. Na minha juventude não tínhamos tantas condições. Fico contente por ver tantas crianças aqui. É importante haver apoio de todas as entidades, isto é bom para toda a gente”, afirmou.

Quanto à Federação Portuguesa de Basquetebol (FpB), Helena Cunha Oliveira, assessora da Direção, e desde a primeira hora envolvida no 3×3 BasketArt, explicou que Grândola é um bom exemplo daquilo que se pretende: “O objetivo do projeto é conseguir que os jovens pratiquem a modalidade, que tragam amigos, que aperfeiçoem a sua técnica. O projeto está com uma dinâmica muito grande. Estamos satisfeitos por ver que este tem sido um ano de 3×3 BasketArt, para aumentar a prática informal da modalidade. Vamos continuar a fornecer material”, assegurou.

 

O recinto situa-se no Polidesportivo do Loteamento Pinto e Granjo (coordenadas 38°10’43.6″N 8°33’35.7″W ou aqui). Importa destacar que este campo também tem tabelas de minibasquete nas linhas laterais.

O campo já se encontra registado no “Courts of the World”, plataforma da FIBA onde qualquer pessoa pode avaliar os campos, anexar fotos e vídeos.

Relembramos que o 3×3 BasketArt é um projeto que faz parte do programa nacional de promoção do basquetebol que tem como objetivo trazer a modalidade para a rua e que consiste em desafiar todos os municípios do País a constituírem-se como parceiros da FPB na promoção de hábitos de vida saudáveis dos seus habitantes através da prática informal do basquetebol.

Associações | FPB
4 JUL 2023

Mais Notícias