Portugal nos “quartos” só com vitórias
Sub20 masculinos batem Luxemburgo (67-51) e continuam invictos
Seleções
12 JUL 2023
Portugal terminou invicto a fase de grupos do Campeonato da Europa de Sub20 masculinos (Divisão B), depois de vencer o Luxemburgo por 67-51, esta quarta-feira. Com o apuramento para os quartos de final assegurado na folga lusa de ontem, graças aos resultados das outras seleções, a equipa técnica composta por André Martins, João Costeira e Paulo Simão aproveitou para dar muitos minutos a todos os atletas – ninguém jogou menos de doze minutos – e garantiu o quarto triunfo em outros tantos jogos.
A má eficácia de lançamento exterior foi compensada pelo acerto nos lançamentos mais curtos (58,1%) e pelo domínio em praticamente todos os outros itens estatísticos, com destaque para os 24 pontos marcados a partir de perdas de bola provocadas ao Luxemburgo e os 34 pontos vindos do banco de suplentes da equipa das quinas.
Daniel Vieira-Tuck (15pts, 3res, 1ast, 4rb, 1dl), Tiago Dias (12pts, 5res, 3rb), Miguel Monteiro (11pts, 3ast, 1rb, 1dl), Filipe Dionísio (6pts, 7res, 1ast) e Afonso Parrinha (6pts, 6res) foram os mais inspirados, numa seleção que fecha a fase de grupos invicta e como líder isolada do grupo B.
“Éramos superiores, mas eles criaram-nos dificuldades, por eram mais pequenos e mais móveis. Batemo-nos bem e mostrámos a nossa superioridade dentro de campo. Estivemos consistentes na fase de grupos, agressivos defensivamente e quisemos muito ganhar. Agora, vamos ter um jogo difícil, com jogadores muito evoluídos, que nos vão criar problemas dentro e fora do pintado. Vamos preparar-nos o melhor possível”, afirmou o atleta Guilherme Santinhos no final da partida.
Esta quinta-feira é dia de pausa de competição, que regressa sexta-feira com os encontros dos quartos de final. Aí, Portugal tem encontro marcado com a Chéquia, às 17h30.