Portugal a fazer contas no Europeu de Sub18

Seleção Nacional de Sub18 masculinos não resistiu à Bulgária

Competições | Seleções
23 JUL 2023

Portugal não resistiu à Bulgária na segunda partida da equipa das quinas no Campeonato da Europa de sub18 masculinos (Divisão B), em Matosinhos. Os búlgaros levaram a melhor por 85-59, mas o conjunto luso ainda acredita nos quartos de final, mesmo que seja preciso fazer contas e esperar por resultados de terceiros. Com dois jogos pela frente no grupo D, frente a Suíça e Bélgica, tudo é possível.

Na partida deste domingo, o equilíbrio do 1.º quarto não deixava antever o que aconteceu nos 30 minutos seguintes. A utilização de uma defesa zona 3-2 por parte dos búlgaros, com situações de 2×1 sempre que a bola entrava em no poste português Rúben Prey, iniciou um parcial favorável à Bulgária, alicerçado nas eficácias de lançamento, quer interior (59.4%), quer exterior (10 triplos convertidos).

A diferença no marcador acentuou-se até final, sem que Portugal, apesar de alguns parciais favoráveis, conseguisse reentrar na discussão do marcador. Rúben Prey voltou a ser o mais inconformado, com 21 pontos, 16 ressaltos, 2 assistências, 2 roubos de bola e 1 desarme de lançamento. Nathan Noronha (11pts, 3res, 1ast, 2rb) e Pedro Santos (10pts, 9res, 1dl) também estiveram em bom plano.

Na reação ao encontro, o selecionador João Tiago Silva assumiu que a Bulgária foi mais forte, mas lembrou que o apuramento para os quartos de final ainda é uma possibilidade: “A Bulgária teve um bom resultado contra a Suíça e perde com a Bélgica num jogo estranho, e sabíamos que ia ser complicado. Hoje, foram melhores, mais intensos e tiveram mais vontade. Não podemos ter tanta falta de clarividência e eles perceberam as vantagens que tinham, perceberam onde nos podiam ferir e fizeram-no. Temos dois jogos pela frente, mas já estamos a fazer contas, bem à portuguesa. Nesta altura, temos que nos focar mais em nós. Vamos preparar os jogos com a Suíça e com a Bélgica, mas a preocupar-nos mais com o que nós temos que fazer.”

O Europeu tem dia de pausa na competição esta segunda-feira, dia 24, e Portugal volta a entrar em campo na terça, dia 25 (20h30), frente à Suíça, novamente no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.

 

Competições | Seleções
23 JUL 2023

Mais Notícias