Portugal despede-se de Viana do Castelo com triunfo categórico sobre a Chéquia
Equipa das Quinas venceu por 91-79 no último jogo no Torneio Internacional Coração de Viana
Competições | Seleções
29 JUL 2023
Portugal deu por terminada a sua participação no Torneio Internacional Coração de Viana com um triunfo esclarecedor sobre a Chéquia (91-79).
A formação portuguesa dominou toda a partida e logo no arranque do jogo aplicou um parcial de 27-19. Depois de tomar a liderança do encontro de forma destacada, a Seleção nacional nunca mais viria a perder a dianteira do marcador. A formação checa conseguiu bater-se no 2.º quarto, mas mesmo assim, Portugal foi para o descanso com uma dezena de pontos de vantagem (51-41). A melhor versão da Seleção lusa surgiu depois do intervalo, com Portugal a alcançar os vinte pontos de vantagem! A agressividade defensiva e a maior capacidade na luta das tabelas viriam a ajudar o coletivo português, que também se evidenciou pela eficácia no momento de lançar ao cesto (55% dos três pontos e 84% da linha de lance livre).
Com a partida dominada, empurrados pela bela “casa” que marcou presença no Pavilhão Municipal José Natário, houve ainda tempo para homenagear o capitão da equipa das Quinas, Miguel Queiroz, que fez o centésimo jogo pela Seleção Nacional sénior. No final dos quarenta minutos Portugal somava novo triunfo, desta vez sobre a Chéquia (12.ª do ranking FIBA), por 91-79. Realce para as boas performances de Travante Williams (21pts, 6res, 2rb), Diogo Brito (14pts, 3res, 4ast), Gonçalo Delgado (12pts, 4res, 2rb) e Vladyslav Voytso (12pts, 3res, 3ast, 1rb)
Terminado o encontro, Miguel Queiroz, mostrou-se orgulhoso dos cem jogos com a camisola da Seleção Nacional: “É um dia especial, porque cheguei a um patamar onde não muitos chegaram. Não é pelo centésimo jogo em si, é para consistência ao longo dos anos. Significa mesmo muito para mim. Representar o país é uma coisa linda e quero continuar até não conseguir mais”, disse.
No que toca à partida, o número #11 não escondeu a satisfação pelo resultado e pela evolução do coletivo: “Viemos de uma semana muito dura de trabalho. Ter três jogos nesta altura pesa, mas é essencial para o nosso crescimento. Portugal melhorou de jogo para jogo. Temos mais duas semanas pela frente, vamos continuar a trabalhar”, afirmou.
Já o treinador-adjunto, Sérgio Ramos, fez um balanço positivo da participação portuguesa no Torneio Internacional Coração de Viana: “É sempre positivo ganhar. Estamos muito contentes com o desempenho dos jogadores. No primeiro jogo, contra uma equipa muito física, tivemos algumas dificuldades, mas ajustámos. Melhorámos do ponto de vista defensivo. Conseguimos que hoje a Chéquia, que é uma excelente equipa do ponto de vista ofensivo, apenas num período marcasse mais do que 20 pontos. Temos ainda algumas coisas a melhorar, mas os jogadores responderam”, sentenciou.
A Seleção Nacional voltará a reunir-se esta segunda-feira, nas Caldas da Rainha, antes da partida para a Jordânia onde continuará a preparação para a Pré-qualificação do Torneio Olímpico.