Seleção Nacional de sub17 femininos de 3×3 apura-se para o Europeu!

Equipa masculina esteve perto da qualificação

Competições | Seleções
6 AGO 2023

Grandes notícias vindas da cidade francesa de Voiron, com a Seleção Nacional de sub17 femininos de 3×3 a apurar-se para o Campeonato da Europa, que decorrerá em Creta, na Grécia, entre 22 e 24 de setembro!

Portugal superou a Chéquia por 14-12 e assim garantiu presença na competição. Depois de se verificar uma igualdade a sete pontos, a nossa Seleção aplicou um parcial de 5-0 e avançou para o apuramento.

A equipa feminina, orientada por Luís Oliveira, foi composta pelas atletas Anita Pereira, Magda Silva, Maria Andorinho e Marta Rodrigues.

No balanço desta qualificação, as atletas apontaram ao Mundial: “Durante todo o apuramento tínhamos três ideias muito concretas: jogar sempre no limite, abordar uma partida de cada vez e saber que teríamos de estar unidas quando as coisas corressem mal. A primeira derrota deu-nos ainda mais motivação, porque sabíamos que seria o mais difícil. Na segunda partida tínhamos que marcar, no mínimo, 18 pontos, que é uma pontuação elevada, mas conseguimos. Encarámos esse desafio com unhas e dentes. Desde a preparação que o nosso objetivo era claro: o apuramento para o Mundial 2024. Conseguimos o primeiro passo, a passagem para o Europeu, e temos claro que queremos ir ao Mundial. Tendo em conta as nossas equipas seniores e os seus resultados, elas são uma referência para nós, e também queremos corresponder a toda a aposta que a FPB tem feito na modalidade”, salientaram.

Por seu turno, o selecionador nacional das sub17, Luís Oliveira, realçou os méritos da equipa e elogiou o trabalho que tem sido feito em torno da modalidade: “Não existem segredos quando temos a responsabilidade de representar Portugal. Se existiu algo extra foi, na minha opinião, a grande coesão e cumplicidade que todas e todos acabaram por criar. Este magnífico resultado alcançado pelas sub17 é consequência disso mesmo. Sabíamos que o primeiro jogo seria o maior desafio. Viemos para esta competição sem experiência internacional no que diz respeito ao 3×3. Não entrámos bem, sofremos alguma intranquilidade, mas terminámos com a clara sensação de que éramos capazes de melhor, e isso uniu-nos. Nós fomos e somos ambiciosos. Queremos uma seleção portuguesa no Campeonato do Mundo. Quisemos juntar o melhor grupo possível e chegar ao Europeu, e para já isso foi alcançado. O caminho ainda é longo, mas temos a sensação de que estamos no caminho certo. Fiquei com a clara sensação de que Portugal é um país respeito no 3×3. Isso prende-se com o forte investimento da FPB na modalidade. Começámos nos Jogos do Mediterrâneo, onde rapidamente conseguimos uma medalha. Há mérito de todos os agentes da modalidade. Temos conseguido apuramentos no setor feminino, estamos cada vez mais fortes no masculino e o mérito é de todos”, reforçou.

Do lado masculino, a Seleção Nacional esteve perto do apuramento e só “caiu” aos pés da França, equipa anfitriã.

No primeiro jogo do dia, Portugal perdeu frente à Polónia por 21-18. A nossa equipa até entrou bem, a vencer por 4-0, mas o opositor polaco recuperou terreno e nunca mais esteve em desvantagem. Mesmo com a derrota, o conjunto luso ainda poderia apurar-se, caso vencesse dois encontros. Porém, contra a França, o jogo não sorriu para as nossas cores (14-21).

Competições | Seleções
6 AGO 2023

Mais Notícias