Gilda Correia: “Em Portugal temos cursos muito bem construídos e que nos preparam para o FECC”

Treinadora e antiga internacional lusa concluiu o curso da FIBA/FECC 2021/23

Treinadores
17 AGO 2023

No passado mês de julho a treinadora e antiga internacional portuguesa, Gilda Correia, concluiu o FIBA Europe Coaching Certificate (FECC) a mais alta qualificação técnica do continente europeu.

O curso, que tem duração de três anos, estendeu-se entre 2021 e 2023 e decorreu em três anos consecutivos, com uma duração de sete dias em regime de internato, para além dos trabalhos solicitados nos períodos intermédios.

Após a conclusão do curso, Gilda Correia, que combina as posições de treinadora-adjunta da seleção nacional de sub20 femininos e treinadora-adjunta na equipa sénior feminina do SL Benfica, mostrou-se feliz com a experiência em entrevista à FPB:

Para quem não conhece o FIBA Europe Coaching Certificate, o que é o FECC?

O FECC é uma certificação europeia para treinadores. Temos uma série de conteúdos avaliativos nas áreas da comunicação, liderança, aspetos técnicos e táticos, e depois existem vários momentos de partilha e discussão com os preletores convidados. É um curso desenvolvido ao longo de três fases durante uma semana no verão, com clinics, avaliações, visionamento de jogos, debate, e penso ser uma grande mais valia para quem procura evoluir enquanto treinador.

Tendo em conta a experiência, que balanço fazes? Foi de encontro às expectativas?

O balanço é muito positivo, acho que ninguém passa pelo FECC e sai indiferente, acaba por sair com uma construção do pensamento melhor, com competências de comunicação e liderança também mais apuradas. Depois existe sempre a questão do networking, são treinadores de vários países com passados e realidades diferentes.

Olhando para o desenvolvimento do basquetebol em Portugal, quão importantes são estes momentos de partilha e conhecimento de outras realidades?

Em Portugal temos cursos de treinadores que são muito bem construídos e que nos preparam para uma eventual ida a um FECC. A diferença entre esses cursos e este é que o FECC é diferenciado em outras áreas. Está extremamente focado no desenvolvimento do atleta, mas também nas outras facetas que por vezes não são tão evidentes na construção do treinador, que são estas áreas da comunicação, liderança, nutrição, entre outras.

Treinadores
17 AGO 2023

Mais Notícias