“A Mery é um orgulho para o basquetebol português”

Manuel Fernandes, presidente da FPB, exulta entrada da antiga internacional na NBA

Treinadores
1 SET 2023

Fruto do seu trabalho e conhecimento da modalidade, a antiga internacional portuguesa, Mery Andrade, é a mais recente treinadora-adjunta dos Toronto Raptors, equipa que atua na NBA, juntando-se a apenas quatro outras mulheres que atualmente ocupam esta posição na liga norte-americana.

Perante este feito inédito no basquetebol nacional, Manuel Fernandes, presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, deixou uma mensagem de parabéns e relembrou o percurso de alguém que representou Portugal ao mais alto nível em diferentes ocasiões:

Mensagem do Presidente:

“Antes de mais, dou os parabéns à Mery. A Mery é um orgulho para o basquetebol português. É um caso singular daquilo que é a perseverança, o talento, que leva uma jogadora fora de série, que representou Portugal 81 vezes, que jogou numa Universidade como Old Dominion e que depois chegou à WNBA. Teve quatro anos como treinadora-adjunta na G League, mas agora alcançou o topo. Uma situação tão rara, onde a maioria dos treinadores são homens.

A conquista individual da Mery é também uma conquista do nosso basquetebol. Deve servir de exemplo para as futuras gerações de jogadoras e treinadoras, sobretudo treinadoras. Chegar à NBA é o máximo que se pode alcançar, algo que tem impacto direto nas gerações mais novas porque serve de exemplo, de inspiração, para todos aqueles que acompanham o nosso basquetebol.”

Parabéns, Mery!

Treinadores
1 SET 2023

Mais Notícias