“Vamos disputar cada posse de bola como se fosse a última do torneio!”

Américo Santos, selecionador nacional de 3x3, lançou a participação na FIBA 3x3 Europe Cup

Seleções
5 SET 2023

A FIBA 3×3 Europe Cup 2023 arrancou esta terça-feira, mas o percurso português na prova começa apenas amanhã, quarta-feira, quando medir forças com a Lituânia e Hungria na fase de grupos.

A disputar a prova pelo segundo ano consecutivo, a seleção nacional feminina de 3×3 preparou-se ao longo do verão com várias participações em etapas da Women’s Series.

Na antecâmara do jogo inaugural na competição, o selecionador nacional, Américo Santos fez o balanço dos adversários de Portugal: “Se olharmos para o ranking europeu, somos atualmente a 22.ª equipa do ranking (a pior classificada neste torneio com a excepção do Luxemburgo, que se classificou através de uma vaga especial). Considerando que a Lituânia é 3.ª do ranking europeu e a Hungria a 8.ª, é fácil interpretar que somos os menos favoritos e os que têm menos possibilidade de passar à próxima fase do grupo”, afirma.

“Mas isto é 3×3, onde tudo pode acontecer. Sabemos que atualmente podemos vencer qualquer equipa. Por isso sem qualquer receio, sem qualquer desrespeito, olhos nos olhos com todo e qualquer adversário o objetivo é sempre ganhar”, elabora.

“Conhecemos muito bem a Lituânia e a Hungria, duas nações com enorme paixão e respeito pelo jogo de basquetebol independentemente de ser 3×3 ou 5×5. Duas equipas altamente experientes na modalidade com presenças em múltiplos campeonatos do Mundo e da Europa. No único jogo que fizemos contra a Lituânia o ano passado conseguimos a vitória e ainda não jogamos qualquer jogo contra a Hungria”, assevera.

O técnico detalha os pontos fortes dos adversários e deixa uma mensagem: “Têm estilos de jogo ofensivos e defensivos completamente distintos aos quais teremos que nos adaptar e superar. Acreditamos que temos boas hipóteses de nos qualificarmos em 1.º lugar no grupo e é com isso em mente que vamos disputar cada posse de bola como se fosse a última do torneio”.

“Não paramos de lutar, não paramos de jogar , não paramos de sonhar!”, conclui.

Seleções
5 SET 2023

Mais Notícias