“Temos um grande desafio pela frente”

Ricardo Vasconcelos, selecionador nacional, analisou o sorteio da qualificação para o Women's EuroBasket 2025

Seleções
20 SET 2023

Concluído o sorteio da qualificação para o FIBA Women’s EuroBasket 2025, competição que decorre na Alemanha, Chéquia, Grécia e Itália, ditou a sorte que Portugal fosse inserido no Grupo G, juntamente com as congéneres da Sérvia, Ucrânia e Macedónia do Norte.

Com jogos a 9 e 12 de novembro, de acordo com o modelo competitivo, Portugal começa o «qualifier» em casa ao receber a Macedónia do Norte, seguindo-se depois a partida com a congénere da Ucrânia.

Após o sorteio, o selecionador nacional, Ricardo Vasconcelos, reagiu aos adversários: “O sorteio foi tal como esperado. Sabendo nos que estávamos no 5.º pote, melhor em relação ao último sorteio, quando estávamos no 6.º, o que quer dizer desde logo que nos tocaria uma das quatro melhores equipas da Europa”, atenta.

SÉRVIA

“A Sérvia é obviamente um adversário de grande nível , campeã europeia em 2015 e 2021. Tem um leque muito alargado de jogadoras de grande qualidade, nível Euroliga, e portanto serão jogos super interessantes, com uma equipa agressiva a defender e com atletas muito versáteis”, explica.

UCRÂNIA

“A Ucrânia é uma equipa conhecida, temos jogado com elas várias vezes nos últimos anos. Tem uma atleta que nos cria sempre muitos problemas, a Alina Iagupova, que foi várias vezes MVP da Euroliga, e que nos cria dificuldades devido a sua capacidade de marcar, e sobretudo por ser uma passadora de grandíssimo nível”, elabora.

MACEDÓNIA DO NORTE

“A Macedónia é uma equipa que se está a reconstruir. Já teve um papel mais forte no feminino e nunca sabemos se vai aparecer com alguma jogadora de alto nível naturalizada, como fez, por exemplo, a Bósnia”, afirma.

Apesar da valia dos adversários de Portugal, o técnico da equipa das Quinas conclui: “Temos portanto um grande desafio pela frente, sabendo que só a primeira equipa do grupo qualifica para o europeu, mais os quatro melhores segundos classificados de oito grupos. 32 equipas para 12 lugares”.

 

Seleções
20 SET 2023

Mais Notícias