Mery Andrade homenageada na Gala do Desporto da Amadora

Glória do basquetebol português e atual treinadora na NBA agraciada com Troféu Prestígio

Atletas | Treinadores
29 NOV 2023

Mery Andrade, uma das melhores basquetebolistas portuguesas de sempre, com carreira na WNBA, e primeira treinadora lusa a assumir um lugar numa equipa técnica na NBA (adjunta nos Toronto Raptors), foi homenageada na Gala do Desporto da Amadora. A antiga internacional portuguesa, pelas mãos de Tiago Santos, seu primo, recebeu o Troféu Prestígio, uma elevada distinção do município amadorense, acompanhando João Alves, figura do futebol nacional.

A cerimónia decorreu no Cineteatro D. João V, com a Federação Portuguesa de Basquetebol a marcar presença através do seu diretor técnico nacional, Nuno Manaia.

Apesar de se encontrar do outro lado do Oceano, Mery Andrade fez questão de deixar uma mensagem para todos os presentes: Gostaria de poder expressar a minha profunda gratidão e honra por esta homenagem. Este prémio não é individual, premeia a Escola Secundária da Amador e a Câmara Municipal pelo trabalho que têm feito pelo basquetebol. Aproveito também para incentivar os jovens a praticarem desporto, e em especial o basquetebol. Não permite uma melhoria física, como ensina valores de trabalho de equipa, superação e sacrifício. Valores esses que aprendi na ESA e que aproveitei sempre ao longo de toda a carreira, mesmo agora na NBA. Obrigado, mais uma vez, ao município da Amadora. Obrigado!”, não escondeu a honra.

A FPB recolheu declarações de Tiago Santos, que não escondeu o orgulho pelo trajeto da sua prima: “Toda a família tem um grande orgulho nela, pela forma como se dedica às coisas, sente muito amor por aquilo que faz! Este ano foi de mudança, onde deu um grande passo para a NBA, e é um mérito muito grande! É mesmo um orgulho para toda a família. Desde cedo percebi que ela teria sucesso. Ela nunca gostou de estar parada, sempre foi muito dedicada e sempre gostou de aprender coisas novas. Lembro-me de que ela, uma vez nas férias, tirou um curso de personal trainer e deu-me uma “sova” no Dafundo. Só porque ela precisava de testar aquilo que aprendeu. Ela não sabe ficar-se pelo normal, quer sempre ser mais competente. Sou um primo “babado”, é uma pessoa por quem tenho muito carinho, sempre acompanhei de perto a sua carreira, ainda nos tempos na Amadora. Fomos sempre mantendo o contacto, sempre percebi que ela é de outro patamar”, referiu.

Já Nuno Manaia deixou rasgados elogios a Mery e falou da importância destas homenagens: “É sempre importante sermos reconhecidos nos sítios onde passámos a infância. Ela é aqui uma “filha da terra”. É extremamente justo este prémio, juntamente com o João Alves. Ela viveu aqui a sua infância e que foi campeã nacional na ESA. A Mery é muito focada e respeitadora de quem a norteia, com muito boa atitude. Tive oportunidade de privar com ela nas Seleções Nacionais, e vi como ela era respeitada. É um modelo que deve ser seguido por todos os jovens. Depois transpôs isto para a função de treinadora, na competição basquetebolística mais conhecida de todo o mundo. Há muitos anos que ambicionávamos ter representantes na NBA. Agora temos o Neemias Queta e a Mery. Isto significa que estamos a subir de patamar. Mas precisamos de mais, queremos mais exposição para continuar a crescer”, vincou.

Parabéns, Mery Andrade!

 

Antes de chegar à NBA, esta época, Mery Andrade, enquanto jogadora, foi internacional portuguesa em 129 ocasiões, entre 1991 e 2010 (sexta atleta mais internacional do basquetebol português) e formada na universidade de Old Dominion, onde foi induzida no Hall of Fame em 2010, sendo que começou a jogar basquetebol na Escola Secundária da Amadora. A par de Ticha Penicheiro, é uma das duas portuguesas que jogaram na WNBA. Em mais de cinco anos na principal liga norte-americana, Mery defendeu as cores das Cleveland Rockers e das Charlotte Sting.

Depois, entre 1999 e 2015, jogou como profissional na Europa, nos campeonatos de Itália e de Portugal, onde brilhou pela formação da Quinta dos Lombos em 2013-14, contribuindo para as conquistas da Taça Vítor Hugo, Taça Federação e Liga Feminina, ao mesmo tempo que treinava a equipa feminina de sub14.

Em 2015 abraçou em definitivo a função de treinadora na universidade de San Diego, onde esteve durante quatro anos, e também cumpriu quatro épocas como treinadora-adjunta dos Birmingham Squadron (G League), equipa afiliada aos New Orleans Pelicans (NBA). A ligação com a NBA permitiu-lhe integrar projetos como o Jr. NBA e a BAL (Basketball Africa League). Pelo meio fundou o projecto ABC Evolution, de que é CEO.

Em abril passado, outra grande homenagem a Mery Andrade em solo português, com a inauguração de dois campos 3×3 BasketArt a si dedicados, em Cascais.

 

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok.

Atletas | Treinadores
29 NOV 2023

Mais Notícias