Portugueses lá fora: mês de Novembro repleto para o lote de internacionais

Em análise, os desempenhos dos atletas nacionais em Espanha, Itália, Alemanha, França, Suíça e Reino Unido

Competições
30 NOV 2023

Nesta edição da rubrica “Portugueses lá fora”, salientam-se os resultados positivos obtidos por Miguel Reis, no Menarini Volpi Rosse Firenze, e Alexandre Conde, no Unes FC Barcelona. A equipa catalã fez a estreia nas competições nacionais esta temporada, arrecadando dois triunfos esclarecedores, nas duas primeiras jornadas da Segunda Divisón, equivalente ao terceiro escalão. Os comandados de Jaume Vilella superaram o COCEMFE CS BSR19-97 -, com Alexandre Conde – 4.0 – (16pts, 2ast, 5res, 1dl) em bom plano, e bateram depois o Miarco Petraher BSR100-19. Desta feita, o poste internacional averbou 8 pontos, 3 assistências e 5 ressaltos.

Highlights do encontro vs Miarco Petraher BSR

Em Itália, na Série A, foi um mês agridoce para Ibrahim Mandjam – 4.0. Começou com uma vitória expressiva frente ao Come Boys Taranto (rival do BC Gaia na EuroCup) – 71-33 -, onde o jovem poste luso actuou dez minutos, que lhe renderam 2 ressaltos e 1 roubo de bola. Veio, em seguida, a derrota na Supertaça, perante a ASD Santo Stefano Sport – 52-65 -, partida na qual não foi opção. A recta final de Novembro trouxe novo percalço, mais inesperado, no reduto do Dinamo de Sassari63-43 -, onde Ibrahim Mandjam voltou a não jogar. O Amicacci Abruzzo ocupa o segundo posto, no grupo B, que dá acesso aos playoffs (prerrogativa dos quatro primeiros de cada grupo).
Por seu turno, Miguel Reis – 4.0 -, outra das referências interiores da selecção portuguesa, tem na memória recente a melhor atuação da temporada (8pts, 3res), nos 18 minutos nos quais foi aposta de Fabio Castellucci, na vitória contra o PDM Treviso58-51. Antes, o Menarini Volpi Rosse Firenze derrotara igualmente o Come Boys Taranto – 39-58 (Miguel Reis não jogou) e saiu vergado do duelo com o Dinamo de Sassari por apertados – 56-62 -, repetindo-se a ausência do ex-BC Gaia da rotação. A formação de Florença fecha o pódio do grupo B.

Ismael de Sousa – 4.0 – e Ângelo Pereira – 2.5 – continuam em busca da primeira vitória da época. O Santa Lucia Basket Roma perdeu, de forma pesada, na recepção ao Special Sport Bergamo – 37-80 -, encontro em que Ângelo Pereira contribuiu com 8 pontos e Ismael de Sousa com 2. Seguiu-se a visita ao Palasport di Meda, um dos palcos emblemáticos do BCR mundial, onde, diante duas mil pessoas, o Santa Lucia nunca conseguiu contestar a superioridade do Briantea84 Cantù – 82-21 – (Ângelo Pereira – 4pts, 3res, 1ast; Ismael de Sousa – 4res, 2rb).


No reduto do Reggio Calabria BIC, produziu-se o mesmo desfecho, gorando-se a expectativa de celebração, apesar do maior equilíbrio – 67-53. Ângelo Pereira inscreveu o nome na folha de marcadores (9pts). De regresso a Roma, o histórico emblema europeu, que assinala este ano o regresso à Série A, voltou a ficar distante do objectivo, ao perder ante o GSD Porto Torres49-82 – (Ângelo Pereira – 4pts, 3res; Ismael de Sousa – 2pts, 1res).

Na Alemanha, na Regionalliga, terceira divisão germânica, zona oeste, David Lima – 5.0 -, atleta do SGH Berlin vive um momento auspicioso, coleccionando quatro vitórias nos últimos quatro encontros. Na primeira jornada dupla, o conjunto da capital venceu o Rising Tigers Leipzig46-57 – e o Pfeffersport Devils 57-59 -, com o português a amealhar 6 e 13 pontos, respectivamente. O ex-ACD Cotovia/UDI embalou para mais uma sequência feliz, ao colher os pontos em disputa nos embates com Jena Caputs 50-53 – e Thuringia Bulls 2 – 33-54. David Lima apontou, por esta ordem, 4 e 7 pontos.

Na zona norte, Paulo Soeiro – 1.0 – teve menos sorte e acumulou duas derrotas, contra Koln 2 – 45-30 – e Dortmund – 46-56 -, com o extremo antigo internacional A a somar 30 e 20 minutos, em cada um dos encontros.

Em França, na Nationale 1 – segundo patamar -, o CS Meaux 2, casa de Christophe da Silva – 1.0 -, está no último posto. O conjunto de Île-de-France não conseguiu aplacar as intenções de Strasbourg – 38-49 – e Douai – 43-53 – (2pts para o medalhista de prata no Europeu C 2023). Já Yuri Fernandes – 2.5 – brilhou nos êxitos de Le Cannet 2, totalista de vitórias, na Poule E, da Nationale 3, quarta divisão francesa. O ex-Trovões revelou-se determinante nos embates com Hyères 2 – 50-34 – (12pts, 4res, 6ast, 2rb) e com Montpellier – 54-73 – (15pts, 4res, 3ast, 1rb).

No Reino Unido, Luís Domingos – 2.5 -, que se desdobra entre as equipas principal, 2 e 3 dos Mohawks, não vingou a derrota contra os Norther Ireland Academy, na descolagem da segunda volta da fase regular – 75-65.

Na Suíça, Nuno Silva – 1.0 – logrou uma vitória tangencial, no frente a frente com os Zuri Highland Bulls – 45-46 – (2pts para o extremo). O favoritismo do todo-poderoso Pilatus Dragons confirmou-se e, desta feita, os Ticino Bulls foram ultrapassados por contundentes – 74-46. O desenlace também não foi o pretendido, na visita aos Rolling Rebels – 67-60 -, adversário do BC Gaia, no Torneio de Qualificação da EuroCup, em Abril de 2024.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: FacebookInstagramTwitter e TikTok.

Nota: fotografia de Amicacci Abruzzo.

Competições
30 NOV 2023

Mais Notícias