Plano de atividades e orçamento para 2024 aprovado
Assembleia Geral Ordinária da FPB decorreu este sábado
FPB
16 DEZ 2023
Este sábado de manhã decorreu, no Hotel Lutécia, em Lisboa, a Assembleia Geral Ordinária da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB). Recordamos que a mesa é constituída por Ernesto Ferreira da Silva (presidente), Tito Arantes Fontes (vice-presidente) e Renato Santos (secretário).
O plano de atividades e orçamento para 2024 foi aprovado, com apenas uma abstenção.
Como nota de destaque, em época natalícia, as Associações fizeram doações para fins solidários.
Relativamente à reunião magna, e depois da aprovação da ata da última Assembleia Geral, Manuel Fernandes, presidente da FPB, recordou personalidades ligadas ao basquetebol que faleceram nos últimos meses, a que se seguiu o cumprimento de um minuto de silêncio.
O líder federativo centrou a sua intervenção no papel da mulher no basquetebol, destacando o projeto “Impulso Feminino”. Manuel Fernandes elencou o aumento do número de mulheres nos mais variados setores da modalidade, o que se reflete também nos clubes, afirmando mesmo que este se trata do “período mais pujante da história do basquetebol feminino português”.
A complementar, Manuel Fernandes saudou a primeira edição da Liga Masters Dhika feminina, que a seu ver é a “cereja no topo do bolo”, seguindo-se um aplauso generalizado a Rui Mourinho, responsável pelas competições Masters em Portugal.
O presidente federativo vincou a ideia de que é preciso, constantemente, reconhecer quem mais faz pelo basquetebol. Para Manuel Fernandes, há que homenagear os “anónimos”, muita gente longe da ribalta que faz muito e sacrifica pelo basquetebol.
“Todos podemos contribuir para melhorar o basquetebol”, salientou Manuel Fernandes, que ainda deixou a seguinte mensagem: “Queremos uma FPB inovadora, capaz de recordar o passado, mas virada para o futuro”.
De seguida, Nuno Manaia, diretor técnico nacional, elencou as atividades previstas para 2024 e os objetivos a si associados, anunciando algumas novidades. O dirigente chamou a atenção para a necessidade de alterar alguns modelos competitivos.
João Carvalho, secretário geral da FPB, relembrou que o segundo semestre de 2024 marcará o arranque da segunda metade deste mandato. O secretário geral abordou a evolução histórica de alguns dados, como o número de jogadores.
Para João Carvalho estamos na “fase da responsabilização”, tendo de seguida apresentado e detalhado os números esperados para o próximo ano, que passam por rendimentos de 11,1 milhões de euros e gastos de 11 milhões de euros. Os resultados finais das atividades serão de cerca de 75 mil euros.
Esta Assembleia Geral voltou a ficar marcada por intervenções de vários delegados: José Borges, Rogério Mota, Rui Valente, Eduardo Cruz, Susana Chust, José Oliveira e João Machado. Para responder a várias questões e dúvidas vindas dessas intervenções, e também para esclarecimentos, Manuel Fernandes, Nuno Manaia, João Carvalho e Vítor Ferreira (presidente do Conselho de Arbitragem) tomaram a palavra.
Como nota final, de realçar o espírito salutar vivido durante a reunião magna, mesmo em momentos com pontos de vista diferentes. Manuel Fernandes mostrou-se feliz com a Assembleia Geral e deixou um elogio ao presidente da mesa, Ernesto Ferreira da Silva.
Manuel Fernandes quer “superação” para que o nosso basquetebol saia fortalecido a nível nacional e internacional. “Qual é o próximo salto a dar?”, lançou Manuel Fernandes a questão a finalizar.
Quanto aos delegados, apareceram em bom número, com realce para a representação dos juízes (100% de presenças).
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.