“O PROMISE é um importante passo na progressão da Mulher-Treinadora”

Gilda Correia, treinadora-adjunta da Seleção de sub20 femininos e da equipa feminina do Benfica, em entrevista

FPB | Treinadores
8 JAN 2024

Gilda Correia, atualmente com 43 anos, e técnica de referência do basquetebol nacional, é mentora das treinadoras no projeto PROMISE.

Em entrevista à FPB, Gilda Correia, técnica-adjunta da Seleção Nacional de sub20 femininos e da equipa feminina do SL Benfica, assume a importância do momento: “O PROMISE, para mim, significa um primeiro e importante passo na progressão da mulher-treinadora de basquetebol. O projeto pretende criar uma comunidade capaz de desenvolver competências (técnicas, táticas, de liderança, de gestão de grupos, etc.), bem como promotora de novas e melhores oportunidades profissionais”, afirma.

A treinadora não esconde o orgulho por poder fazer parte deste projeto: “Ao convite feito pela FPB, o sim era, obviamente, a resposta a ser dada. Este e outros projetos semelhantes são importantes que surjam e que neles haja investimento. Sinto-me orgulhosa por ter sido considerada e motivada para partilhar o conhecimento que fui adquirindo ao longo destes anos, tanto a um nível nacional como internacional”, refere.

Gilda Correia revela aquilo que é pretendido: “O papel como mentora será um papel facilitador, de acompanhamento e gerador de desafios. Ao contrário dos cursos de treinadores, neste projeto, os conteúdos são mais fluídos e individualizados. Procuramos ir ao encontro daquilo que cada uma das treinadoras pretende adquirir como experiências ou conhecimentos, “desenhando” um coaching ajustado a cada caso”, adianta.

Convidada a olhar para o seu trajeto enquanto basquetebolístico, e se sentiu maiores entraves por ser mulher, Gilda Correia responde da seguinte forma: “As maiores dificuldades que neste percurso fui sentindo, não foram o de chegar ao ponto em que estou. Até aqui chegar, o que fiz, como muitos outros, foi investir na minha formação específica, preparar-me para corresponder com qualidade às oportunidades que foram surgindo, tendo passado pelos vários escalões de formação, liderado seleções regionais, integrado equipas técnicas nacionais, avançando e progredindo para equipas seniores. Fui assim procurando construir uma carreira a passos curtos, firmes e consolidados. O passo seguinte é que se tem apresentado o mais difícil de alcançar. Sem sentir discriminação ou estigmatização, constato que a mudança no patamar do alto nível se processa a um ritmo muito lento. Tenho, porém, esperança de que projetos como o PROMISE possam alavancar uma presença mais frequente da Treinadora-Mulher no alto rendimento do desporto português”, conclui.


O projeto PROMISE veio para ficar. Um Projeto Erasmus+, no qual a FPB se encontra inserida, juntamente com outras seis organizações europeias: Federação Catalã de BasquetebolBasquetebol Nouvelle-AquitaineFederação de Basquetebol do KosovoFederação de Basquetebol da IrlandaFederação Búlgara de Basquetebol e Universidade Ramon Llull (Barcelona).

O projeto, que se iniciou em Janeiro de 2023 e previsão de término em Junho de 2025, é liderado pela Federação Catalã de Basquetebol, e graças ao empenho e trabalho de todas as organizações envolventes, visa enfrentar a situação de desigualdade e discriminação de género. O PROMISE tem como objetivo promover uma maior inclusão e participação de atletas do género feminino no basquetebol em todos os níveis de responsabilidade através da conceção, implementação e avaliação de um programa de intervenção holístico.

Na vertente direcionada para as treinadoras foram encontradas duas conceituadas mentoras: Isabel Ribeiro dos Santos e Gilda Correia. Já no que toca às árbitras e juízas, a mentora também já representou Portugal nos maiores palcos: Sónia Teixeira.

Em anexo poderão ver mais sobre o objetivo do projeto, bem como todas as suas implicações. PROMISE_Programa de Mentoria

Para qualquer questão adicional relativa ao projeto PROMISE, solicitamos que enviem as questões para departamentotecnico@fpb.pt.

 

Acompanha tudo sobre o Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.

FPB | Treinadores
8 JAN 2024

Mais Notícias