Custódio Coelho apita fase de grupos da Champions Cup de BCR

Juiz setubalense destacado para o grupo B, em Cantù, Itália, a 2 e 3 de Fevereiro

Competições
1 FEV 2024

O árbitro Custódio Coelho faz a estreia na máxima competição continental de clubes, a Champions Cup, a 2 e 3 de Fevereiro. Já com alguma experiência internacional na bagagem, o juiz setubalense estará em Cantù, Itália, casa do anfitrião Briantea84 e um dos ex-libris mundiais da modalidade.

Além do anfitrião, participam nesta etapa, que apura dois dos oito emblemas para os quartos-de-final, Santo Stefano (ITA), CS Meaux BF (FRA), Econy Gran Canaria (ESP) e RSV Lahn-Dill (ALE). Para o juiz português, esta significa uma terceira presença em provas internacionais de clubes, depois da fase de grupos e final 8 da EuroCup 2 (2023), enquanto, no panorama das selecções, militou no Europeu B/C de 2022 e no Europeu A de 2023, ponto alto da carreira.

Em entrevista à FPB, manifesta confiança e vontade de demonstrar a sua evolução. “Quero aproveitar a oportunidade para mostrar o trabalho desenvolvido internamente e a evolução dos árbitros portugueses, como também, em termos pessoais, provar que posso ser uma aposta válida para as grandes competições IWBF”, afirmou.

No que respeita à preparação para o torneio, com um nível de intensidade condizente com o último Campeonato da Europa A, o scouting não foi descurado. “A preparação baseou-se em acompanhar o último campeonato da Ásia e Oceânia, também consegui ver pelo menos um jogo de cada uma das equipas. Aliás, as duas equipas italianas estiveram presentes na final da Taça de Itália, num jogo que ficou 73-67 a favor da equipa de Cantù. Apesar de tudo, acredito que a equipa alemã RSV Lahn – Dill possa competir por uma das vagas de apuramento”, revelou, antes de particularizar as exigências concretas de apitar o melhor BCR do mundo.

“A maior dificuldade será a intensidade e velocidade que os jogadores imprimem no jogo, onde as decisões devem ser tomadas em frações de segundo. O desafio também passará por conseguir gerir as emoções dos intervenientes que, por todo o investimento em causa, querem ganhar e estar presentes na fase seguinte. Será interessante absorver todo o conhecimento dos restantes árbitros para posteriormente transmitir internamente e contribuir para a evolução do árbitro português”, rematou.

Em rápida ascensão, com nomeações distribuídas pelas máximas competições, Custódio Coelho considera que tem “aproveitado as oportunidades” e já pensa em objectivos mais ambiciosos. “A médio prazo (1 a 2 anos), espero realizar o meu exame para a obtenção da licença Mundo”, certificação que lhe permitirá ajuizar competições mundiais de selecções e Jogos Paralímpicos.

Toda a informação sobre o Grupo B da Champions Cup pode ser consultada aqui.

Nota: fotografia da autoria de Miguel Fonseca – @mfportefolio

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Briantea84 (@briantea84)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.

 

Competições
1 FEV 2024

Mais Notícias