Paulo Fernandes: “Tínhamos vontade de acolher um evento com esta grandeza em Viana do Castelo”

Taça de Portugal Alfaloc chega a Viana do Castelo a 16 de 17 de março

Competições
2 MAR 2024

Contagem decrescente continua para a final four da Taça de Portugal Alfaloc, competição que decorre a 16 e 17 de março, em Viana do Castelo.

Será no Pavilhão Municipal José Natário que SL Benfica, CD Póvoa ESC Online, Imortal LUZiGÁS e FC Porto medem forças para conquistar a prova rainha do desporto nacional. Uma das entidades fundamentais para a organização deste evento é a Associação de Basquetebol de Viana do Castelo.

Na antecâmara de uma competição que marca o calendário competitivo, Paulo Fernandes, presidente da ABVC, falou à FPB sobre a importância deste momento para a dinamização da modalidade juntos dos mais jovens.

“Quando nos propusemos a organizar este evento, o propósito foi exatamente esse: a divulgação da modalidade no nosso distrito”, começa por explicar. “Queríamos perceber como nos podemos enquadrar na organização de uma prova como esta, e envolver também os clubes que estão mais perto de Viana do Castelo a estarem presentes para difundir e promover o basquetebol.  Também temos como objetivo angariar parceiros, porque precisamos deles para crescer, e também tínhamos a vontade de acolher um evento em Viana do Castelo com esta grandeza”, atenta

O presidente da associação destaca a importância de momentos competitivos como este para o desenvolvimento da modalidade junto dos mais jovens: “Desejávamos algo assim porque são estes eventos que podem dar início a uma sequência de outras provas e proporcionar cada vez mais atletas, mais apoios e mais divulgação da modalidade junto dos mais novos. O ano passado acolhemos o estágio da Seleção Nacional Masculina, e também aí tentámos envolver a comunidade porque para nós é fundamental promover o evento junto dos clubes e do nosso público mais forte que são os jovens”, afirma.

Para Paulo Fernandes, o basquetebol em Viana do Castelo começa a regressar ao nível apresentado pré-pandemia:

“Quando a pandemia apareceu, a ideia com que ficámos foi que tudo depois desse momento seria muito negativo. Ainda bem que essa situação não se cumpriu. Temos aumentado o número de atletas e de treinadores, já apresentámos mais árbitros e juízes, agora esse número caiu um pouco, mas é um processo que apresenta alguma rotatividade. Mas quando surge a hipótese de ter momentos como este [Final Four da Taça de Portugal Alfaloc], é para isso mesmo que a acolhemos de braços abertos, porque sentimos que tudo o que surge após o evento são oportunidades para ter mais ligação à modalidade, mais jovens a praticar”, explana.

“Vamos pedir aos clubes que levem os seus atletas a marcar presença na final four, porque criamos um efeito dominó em que os jovens falam com os seus amigos para virem jogar e é assim que conseguimos aumentar o número de praticantes. Queremos que venham assistir aos três jogos, acreditamos que vão ser bons embates, e vamos trazer os nossos clubes, tanto os de perto como os mais afastados, para que possam, no regresso às suas terras, mostrar a quem não esteve presente como é assistir a partidas com Benfica, Póvoa, Imortal e Porto”, assevera.

Com o aproximar deste evento que marca o fim de semana de 16 e 17 de março em Viana do Castelo, o presidente da ABVC deixa uma mensagem: “Desfrutem deste evento. É um momento singular, não me lembro de já termos recebido a final four da prova rainha do desporto nacional em Viana do Castelo, e por isso aproveitem, sejam adeptos de basquetebol e marquem presença no pavilhão para assistirem a um momento que para nós será marcante”, conclui.


Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.

Competições
2 MAR 2024

Mais Notícias