Portugueses enfrentam etapas determinantes no BCR estrangeiro
Alexandre Conde e Ibrahim Mandjam têm ainda pela frente momentos competitivos de relevo
Competições
2 ABR 2024
Na rubrica “Portugueses lá fora”, olhamos as prestações dos atletas lusos a atuar no BCR internacional, no decurso do mês de Março. Em Itália, Miguel Reis – 4.0 – (2res, 1rb) do Menarini Volpi Rosse Firenze “despediu-se” com a conquista do quinto lugar, ao arrecadar os pontos em disputa, no encontro da segunda mão, frente a Bergamo – 48-51. Por sua vez, o Amicacci Abruzzo, de Ibrahim Mandjam – 4.0 -, que se digladiava com o Dinamo Sassari pelo terceiro posto, conseguiu forçar a “negra”, ao impor-se, na segunda partida, por 56-55. No derradeiro encontro, a formação da Sardenha levou a melhor por 61-70 (Ibrahim Mandjam – 1pt). O Amicacci Abruzzo não encerra a época, uma vez que é anfitrião da fase final da Euroliga 1, segunda maior competição continental de clubes, de 25 a 28 de Abril.
Ver esta publicação no Instagram
Em Espanha, o Unes FC Barcelona concluiu a fase regular da Segunda División, terceiro escalão do país, com um registo invicto, ao cabo de dez partidas. Os catalães vergaram a UPV IN-ADIV – 58-38 -, duelo em que Alexandre Conde (6pts, 3res, 1ast) foi aposta ao longo de 25 minutos. Na visita ao CEM L´Hospitalet – Afaniad Vinaros, o conjunto orientado por Jaume Villela alcançou novamente a vitória, desta feita por dígitos mais robustos – 18-78 – (Alexandre Conde – 13pts, 4res, 2ast, 1rb). Nos quartos-de-final dos playoffs, o Unes FC Barcelona, primeiro do grupo B, enfrenta o quarto classificado do grupo A, BSR Melilla. A primeira mão joga-se a 7 de Abril, na cidade espanhola situada no norte de África, ao passo que o segundo desafio está agendado para 13 de Abril, em Barcelona.
Ver esta publicação no Instagram
No Reino Unido, Luís Domingos – 2.5 – (22pts) deu nas vistas, no triunfo dos Wakefield Whirlwinds, no seu último jogo na Division 1 – segundo escalão – esta temporada, diante do Norther Ireland Academy – 71-47. Recém-transferido para a equipa, o internacional português termina a época, no terceiro lugar da competição, zona norte, entre sete emblemas.
Na Suíça, Nuno Silva – 1.0 – fechou a fase regular com um resultado positivo, ante o Martigny-Berne Magic – 57-60 -, precisamente o adversário que os Ticino Bulls terão pela frente, na discussão do terceiro lugar, a 14 de Abril, 5 e 11 de Maio (só se cumprirá o último jogo, se necessário).
Em França, o CS Meaux 2, de Christophe da Silva – 1.0 – teve sortes distintas, na Nationale 1, equivalente à segunda divisão. O extremo exibiu-se a bom nível, apesar de sem reflexo estatístico, (atender ao facto de os jogadores de classe 1.0 têm maioritariamente um trabalho menos visível ao espectador pouco familiarizado com o BCR) no triunfo do CS Meaux 2, em casa de Douai – 40-59 – 18-21 / 11-10 / 8-18 / 3-10. No embate com o segundo classificado do campeonato, Club Handisport Forezien, com Christophe da Silva em campo, o CS Meaux 2 bateu-se com galhardia e só viu escapar os dois pontos na última posse de bola – 51-53 – 9-10 / 8-11 / 14-16 / 20-16.
Também em solo gaulês, Yuri Fernandes – 2.5 – (23pts, 6res, 6ast, 1rb) teve impacto preponderante no sucesso da equipa 2 dos Hornets Le Cannet frente ao HSB Marseille 2 – 60-53 -, encontro a contar para a Poule E, na Nationale 3 (4º patamar do país). O possante extremo foi a jogo alguns minutos, pela equipa principal, na Elite Nationale Bastide Medical, na vitória dos Hornets Le Cannet diante dos Hurricane 92 – Gennevilliers – 86-55.
Na Alemanha, na Regionalliga, zona norte, os Lux Rollers, de Paulo Soeiro – 1.0 -, acabaram a época com uma vitória e uma derrota, desenlace que não permitiu assegurar um dos quatro primeiros lugares, garante da continuidade na luta pela promoção à Bundesliga 2. No primeiro duelo, a formação Paderborner Ahorn-Panther venceu por concludentes 46-64. A segunda contenda trouxe o resultado desejado, contra RBG Dortmund 51 – 58-61. Igualmente na Regionalliga, mas na zona oeste, o SGH Berlin, casa de David Lima – 5.0 -, saiu vergado do dérbi com o Alba Berlin 2 – 42-63. Sucedeu-se nova derrota, perante o Jena Caputs – 38-57 -, marcador ao qual a formação da capital germânica respondeu com vitórias frente a Rising Tigers Leipzig – 32-55 – e Team Brandenburg – 27-42. O quarto lugar obtido pelo SGH Berlin é insuficiente para prosseguir na batalha pela promoção à Bundesliga 2, num grupo que contava com sete equipas. Neste regresso à Alemanha, David Lima termina a época com uma média de 7.9 pontos em 12 partidas.
Acompanha tudo sobre o Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.