“Se houver boa formação nas idades mais novas, só podemos esperar que o nível seja melhor quando estes atletas chegarem aos escalões mais velhos”
Nenad Trunic faz o balanço da Semana do Minibasquete
Minibasquete
6 MAI 2024
Nenad Trunic, formador da FIBA Europe e reitor da Faculdade de Educação Física e Gestão Desportiva da Universidade de Singidunum, em Belgrado, Sérvia, esteve presente na Semana do Minibasquete, de 29 de abril a 5 de maio, onde realizou sessões teóricas e práticas sobre a modalidade. O formador foi acompanhado por Bruno Cazeiro, Diretor Técnico Nacional de Minibasquete da FPB, e Jorge Fernandes, Diretor da Escola Nacional de Basquetebol da FPB.
Depois de ter visitado sete cidades de Portugal (Albufeira, Torres Novas, Queluz , Aveiro, Viseu, Famalicão e Valongo), o professor de nacionalidade sérvia sublinhou a importância que existe em organizar eventos como a Semana do Minibasquete, orientando esforço para melhorar a boa formação da modalidade no país.
“Dar formação em sete cidades diferentes é ótimo, até porque se reuniram cerca de 500 treinadores”, afirma Nenad. “Estes treinadores são o coração do basquetebol do país, eles vão continuar a formar ainda por uns anos e são as fundações de futuras gerações”, acrescenta.
“Se houver boa formação nas idades mais novas, só podemos esperar que o nível seja melhor quando estes atletas chegarem aos escalões mais velhos” declara o formador, acrescentando que os próprios treinadores devem focar-se nas “qualidades básicas dos atletas, criar fundamentos”.
Para seguir estes pilares, o grande conhecedor da modalidade explica que o foco está na paciência: “Nem sempre é preciso espera uma grande melhoria, mas devemos ser pacientes, especialmente no minibasquete que deve ser uma escalão focado nos fundamentos”, afirma.
Além disso, Nenad refere que este é um problema internacionalmente vulgarizado: “Não é só em Portugal, é uma abordagem generalizada onde se tentam dar passos maiores do que as pernas, e posteriormente essas falhas notam-se em escalões como os sub14 e sub16”, finaliza.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.