Embaixadores do Plano Nacional da Ética no Desporto reuniram pela primeira vez

Representantes do Basquetebol marcaram presença no Encontro Nacional de Mafra

Competições | FPB
27 MAI 2024

Decorreu no passado dia 25 de maio, no Palácio Nacional de Mafra, o segundo Encontro Nacional de Embaixadores do Plano Nacional da Ética no Desporto. Este evento reuniu figuras de diversas modalidades desportivas que, durante os próximos dois anos, terão a missão de promover os valores éticos no desporto. No que toca ao Basquetebol, serão três os nomes que terão responsabilidades acrescidas promoção dos valores do desporto. Daniela Domingues e José Barbosa, vencedores do prémio fair play da Liga Betclic Feminina e Liga Betclic Masculina em 2022-23 foram os nomes indicados pela Federação Portuguesa de Basquetebol e prontamente aceites pelo IPDJ/PNED. A modalidade conta ainda com mais uma embaixadora, indicada pelo Instituto, Cátia Mota, atual diretora de Comunicação e Marketing da FPB.

Daniela Domingues, em declarações à FPB, referiu que “é uma honra ser convidada Embaixadora da Ética no Desporto pelo PNED. A jogadora do Galitos FFonseca disse ainda: “É o reconhecimento do desempenho do meu papel enquanto jogadora com valores e identidade fora e dentro de campo. Aceitar este cargo traz-me a capacidade de acreditar que a liderança pelo exemplo é a forma de estar no desporto”, afirmou.

José Barbosa também não escondeu a satisfação: “É um grande orgulho, para mim, ter sido convidado pelo IPDJ para ser um dos Embaixadores da Ética no Desporto, mas ao mesmo tempo um acréscimo de responsabilidade, dentro e fora de campo. Espero estar à altura do desafio, corresponder com o que ser Embaixador da Ética significa e contagiar quem me rodeia”, deixou o desejo.

Cátia Mota salientou a importância do tema: “Iniciativas como o PNED e a rede de embaixadores são muito importantes. É muito interessante este conceito, visto que se cada membro deste grupo de embaixadores conseguir influenciar pequenos grupos na sua própria rede, podemos chegar a mais pessoas e de diferentes modalidades. É, por isso, importantíssimo o papel de cada um de nós que pode e deve envolver-se nas suas comunidades para promover os valores éticos no desporto”, vincou.

Os Embaixadores da “Ética no Desporto” prosseguem, entre outras, com as seguintes ações:

• Organização, intervenção ou presença iniciativas;

• Redação de artigos ou conceção de entrevistas para os media;

• Participação em júris ou painéis de avaliação;

• Entrega de prémios e distinções, etc.

A FPB tem um histórico ativo na promoção dos valores desportivos, incluindo a adesão ao projeto Cartão Branco, a certificação da Bandeira da Ética, parcerias em campanhas de promoção de valores do desporto, o projeto Impulso Feminino, que inclui várias parcerias internacionais, e diversas outras iniciativas de responsabilidade social e ambiental.

Para ações que possam envolver os embaixadores nomeados, os interessados podem contactar a FPB através do e-mail: portugalbasket@fpb.pt.

 

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.

Competições | FPB
27 MAI 2024

Mais Notícias