APD Braga e BC Gaia medem forças no momento das decisões da Liga BCR

Jogo 1 agendado para domingo, 9 de Junho, às 14h30, em Vila Nova de Gaia

Competições
5 JUN 2024

APD Braga e BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto inauguram a disputa do título nacional, este domingo, no Pavilhão Municipal Dr. Manuel Ramos, em Grijó, pelas 14h30, encontro com transmissão na FPBtv. Os minhotos procuram o pleno, na temporada 2023/2024, enquanto os gaienses, atuais bicampeões nacionais, partem em busca do primeiro troféu. Filipe Carneiro, peça indispensável na manobra da equipa orientada por Ricardo Vieira, mostra-se convicto das possibilidades da APD Braga conquistar o troféu.

“Acredito que temos a capacidade e o talento necessário para voltar a conquistar o campeonato. Se mantivermos a mesma determinação e espírito de equipa, estou confiante de que podemos sair vitoriosos. Para contornar o BC Gaia, precisamos de implementar um jogo inteligente e disciplinado”, afirmou. O internacional A aprova o desempenho bracarense, na meia-final da Liga BCR, diante da APD Leiria, apesar da derrota no primeiro jogo, algo que motivou aprendizagens valiosas. “Depois de duas derrotas com a APD Leiria (Fase regular e depois meia-final), o mais importante foi demonstrar uma estratégia defensiva coesa e resiliência em momentos críticos do jogo. Cada um sabia o seu papel em campo e, quando é assim, as coisas tornam-se naturalmente mais “fáceis”. Tenho a certeza que isso foi a chave para a reviravolta. Depois o facto de sabermos que jogaríamos em casa, obviamente que nos deu um ânimo extra”, considerou.

Autoria de Miguel Fonseca – @mfportefolio

O técnico adjunto Carlos Peixoto corrobora a ambição manifestada pelo seu pupilo, sem menosprezar a capacidade do rival desta final. “Vão ser jogos bem disputados, entre duas equipas fortes que se conhecem bem e querem trazer o troféu de campeão. Temos que estar concentrados do princípio ao fim, para anular a boa organização de BC Gaia”.

Autoria de Miguel Fonseca – @mfportefolio

Nas hostes do BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto, que finalizou a fase regular em primeiro, mas perdeu, nos momentos capitais da temporada, frente à APD Braga, Daniel Rodrigues espelha confiança e assinala o compromisso dos seus colegas para levar avante a intenção de renovar o título. “Somos duas equipas de grande potencial e, independentemente de quem vença, vai ser um grande espetáculo de BCR. Estamos a trabalhar muito a nossa defesa, porque sabemos que Braga tem um bom ataque e não podemos baixar a guarda”, sinalizou.

Autoria de Miguel Fonseca – @mfportefolio

O treinador-jogador Pedro Bártolo incide precisamente na valorização da dimensão defensiva do jogo para ultrapassar a APD Braga. “Estivemos mais permeáveis defensivamente ao longo da época, mas temos trabalhado intensamente para retificar esse aspeto. A APD Braga é uma grande equipa, com processos definidos, objetiva e que joga de olhos fechados. Vai requerer cuidados defensivos redobrados da nossa parte e muita intensidade, tanto na realização de ajudas, como no contacto na defesa 1×1”, resumiu.

O reconhecimento do poderio dos minhotos não melindra o desejo do timoneiro do conjunto gaiense em revalidar o título nacional. “Encaramos a final com máxima ambição, porque sentimos, treino após o treino, o progresso que temos alcançado”.

O primeiro capítulo da final da Liga BCR toma lugar a 9 de Junho, domingo, às 14h30, no Pavilhão Municipal Dr. Manuel Ramos, em Grijó, Vila Nova de Gaia. No mesmo local e horário, realiza-se o segundo jogo, logo no dia seguinte, 10 de Junho. O playoff ruma a Braga, ao Pavilhão de Ferreiros, a 15 de Junho, pelas 15h30. Se necessário, repete-se o agendamento, no domingo, 16 de Junho, para a quarta partida. Num cenário de “negra”, o quinto encontro disputa-se, em casa do BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto, às 14h30, a 22 de Junho. Todos os jogos da final da Liga BCR têm transmissão na FPBtv.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.

Competições
5 JUN 2024

Mais Notícias