Manuel Fernandes: “O Neemias vem alimentar o sonho de milhares de jovens”

Mensagem do Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Manuel Fernandes:

FPB
18 JUN 2024

Felicitamos o Neemias por ter concretizado um sonho que apenas um número muito restrito de pessoas a nível mundial consegue realizar. Temos um português que possui o anel mais cobiçado entre milhares de jogadores que competem na NBA: o anel de campeão, título alcançado através de um clube mítico, os Boston Celtics, o clube com mais vitórias na NBA.

É um feito extraordinário, possível de alcançar apenas graças à sua resiliência, ao seu enorme talento e à sua humildade, mantendo sempre os pés bem assentes na terra. Sabendo o que quer e com uma mentalidade forte e inquebrantável, o Neemias conseguiu o que muitos só sonham.

Felicitamos o Neemias pelo enorme contributo que dá à promoção do basquetebol em Portugal. Eleva a nossa autoestima e confirma a ideia de que nós também somos capazes; basta acreditar e perseguir o sonho com determinação, humildade e foco nos objetivos que se querem atingir.

O Neemias vem alimentar o sonho de milhares de jovens basquetebolistas no nosso país. Ao tornar-se na mais inspiradora referência do basquetebol português, prova que tudo é possível se formos determinados e acreditarmos no nosso valor.

No âmbito da atividade internacional, em dois jogos da pré-qualificação para o campeonato da Europa, o Neemias já deu um importante contributo. No entanto, nos próximos jogos de novembro e fevereiro, os jogadores europeus da NBA estarão envolvidos na competição americana e não poderão jogar pelas seleções dos seus países. Mas a seleção portuguesa mantém intacta a ambição e a enorme expectativa de nos apurarmos para a final do europeu, que será disputada no verão de 2025. Se tal acontecer, contamos com a presença do Neemias para reforçar a Seleção, num momento único onde ele poderá ser visto e contactar com os jovens, visitar escolas, clubes e pavilhões, transmitindo a sua experiência e motivando a juventude para a prática do desporto, em particular do basquetebol.

Uma palavra também de reconhecimento para todos aqueles que ajudaram na sua carreira: ao clube onde fez a sua formação, o Barreirense, ao Benfica, aos seus treinadores que com ele trabalharam nesses clubes e nas seleções nacionais, sub-18, sub-20 e seniores. Não podemos esquecer o trabalho realizado com o Neemias na Universidade de Utah State.

Atrevo-me a afirmar que o “efeito Neemias Queta” terá uma significativa influência no aumento do número de praticantes de basquetebol, na melhoria da sua prática e na obtenção de melhores resultados internacionais.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.

FPB
18 JUN 2024

Mais Notícias