Grande duelo entre os sub20 de Portugal e Hungria para abrir Torneio Internacional Sangalhos/Sunlive

Encontro equilibrado podia ter caído para qualquer um dos lados

Seleções
28 JUN 2024

O marcador mostrou um resultado final de 63-66 contra a Seleção Nacional Sub20 Masculinos de Portugal, a favor da Seleção Nacional Sub20 Masculinos da Hungria, num embate de peso que só conheceu vencedor nos últimos segundos de jogo. Agressividade e talento marcaram o segundo encontro do dia, a estreia da turma portuguesa no  Torneio Internacional Sangalhos/Sunlive, inserido no 3.º Estágio de Preparação para o Campeonato da Europa.

A partida começou equilibrada, com o MVP português do jogo, Diogo Seixas (22 de valorização, com 22 pontos marcados, 5 ressaltos e 3 roubos de bola), e Miguel Baker (7pts, 5rst) a marcarem os primeiros oito pontos para a turma lusitana, e Pedro Santos a colocar o marcador nos 10. A Hungria respondeu bem, com um parcial 0-6, e o primeiro período seguiu este rumo. Ora lá, ora cá, até que seis pontos do húngaro Adam Pleesz dita 16-19 a encerrar o quarto.

Ambas as equipas entraram bem no segundo tempo, com os húngaros a marcar de três pontos e André Palavra, do outro lado, a sofrer falta atrás da linha e a converter os seus três lances-livres. A diferença de três pontos manteve-se até quase ao fim do período, embora Portugal pudesse ter empatado o jogo a um minuto do fim da primeira parte. A falta de eficácia foi letal, contudo, com Pedro Santos a falhar o afundanço. Do outro lado, uma grande bola de três coloca a Hungria a liderar o marcador ao intervalo por 28-33.

A abir o terceiro período, dois afundanços de Gabor Bor colocam a Hungria a vencer por 9 pontos de diferença. Portugal responde bem, com excelentes posses de bola defensivas a dar roubo de bola ou término dos 24 segundos ofensivos. Resposta de parte a parte, com os portugueses a ter maior mérito no ataque: a dois minutos do fim, trabalho de poste de Danilo Horta para empatar a partida; rotação defensiva e roubo de bola de Tomás Silva logo a seguir, assistência rápida de Salvador Victo e dois pontos para João Panzo, passando Portugal para a frente do marcador pela primeira vez em mais de 20 minutos de jogo. Num frenético último minuto, João Panzo volta a finalizar debaixo do cesto e Portugal vai para o derradeiro período a vencer por um ponto.

A turma dos Sub20 conseguiu adaptar-se à defesa mais agressiva da Hungria e, apesar de voltar a entrar a perder, só foram precisos cinco minutos para tomar a liderença novamente. Diogo Seixas converte três lances livres e André Palavra encaixa um triplo para passar para a frente do jogo, mas (novamente) Gabor Gol fatura pelos húngaros, e mais dois pontos de Daniel Halmai obrigam o seleccionador nacional André Martins a pedir desconto de tempo.

A história inverteu-se pouco depois, com os húngaros a pararem o jogo após o afundanço de Diogo Seixas colocar o jogo a 58-56 para a seleção das quinas. O atleta da Universidade de San Jose (EUA) voltou a marcar pouco depois, mas um triplo húngaro a trinta segundos do fim devolveu a liderança ao país de leste.

Os lusos ainda converteram um triplo a dez segundos do fim, por Tiago Dias (9pts, 2rst, 2ast, 3rb), mas foram obrigados a fazer falta para parar o cronómetro e nos lances-livres a Hungria não facilitou, e o último lançamento de André Palavra (8pts, 2rst) também não caiu, num encontro que podia precisamente ter caído para qualquer um dos lados.

No encontro anterior, entre a Polónia e a Seleção Sub23 da Áustria, a vitória sorriu aos polacos, por 73-70. Os mesmos que têm encontro marcado já amanhã, dia 29, com a equipa das quinas, às 17h30, num encontro com transmissão FPBtv. A Áustria defronta a Hungria às 15h.

De recordar que o Campeonato da Europa (Divisão B) realiza-se de 12 a 21 de julho, em Pitesti (Roménia).

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.

Seleções
28 JUN 2024

Mais Notícias