Há pela primeira vez um árbitro nacional nos Jogos FICEP-FISEC
Vítor Ramos foi o escolhido para representar o basquetebol português na arbitragem
Juízes
15 JUL 2024
Inicia-se hoje a 74.ª edição dos Jogos FICEP-FISEC e, pela primeira vez, o basquetebol de Portugal vai-se fazer representar com um aluno juiz-árbitro português: Vítor Ramos (à esquerda na foto de destaque), de 19 anos, da Escola Secundária de Rocha Peixoto (Póvoa do Varzim).
É um acontecimento inédito para a modalidade. Até agora, tem sido costume estar o país organizador encarregue de definir as equipas de arbitragem (neste caso, a Roménia), mas para a edição de 2024 as coisas serão diferentes, e Vítor Ramos vai mesmo integrar a comitiva de quase 150 alunos que parte precisamente hoje, 15 de julho, para Bucareste – onde ficarão até ao dia 21.
O jovem árbitro, formado através do Plano Nacional de Formação de Juízes-Árbitros Escolares (PNFJAE), até já tinha participado no torneio, enquanto atleta, em 2022, e dá agora “o salto” para o outro lado, na sua última oportunidade para o fazer, já que terminou em junho o 12.º ano de escolaridade. E foi ao longo deste ano letivo que, apitando provas regionais e nacionais, se distinguiu dos demais. Daí esta seleção, que considera “uma oportunidade única e irrecusável”.
“Estou ansioso porque é uma experiência nova. Já apitei vários jogos com equipas estrangeiras, mas nunca a representar Portugal”, confessou à FPB. Sobre o “plano de jogo”, acredita que vai tudo correr bem na Roménia: “Uma pessoa tem é que mostrar as suas capacidades, tem de se impor e não perder controlo sobre o jogo, é mais difícil quando ainda por cima [os atletas] estão a representar o próprio país”.
O PNFJAE é uma vertente do Programa Estratégico de Desporto Escolar (DE), um trabalho conjunto entre as estruturas do DE, a FPB e o IPDJ, que visa a formação de alunos juízes-árbitros escolares, com o intuito de contribuir para mais um salto qualitativo desta modalidade no âmbito escolar, com grande sucesso, agora consagrado.
De recordar que os Jogos FICEP-FISEC (acrónimos de Fédération Internationale Sportive de L’Enseignement Catholique) remontam a 1948, e são compostos por diversas competições desportivas em variadas modalidades, com mais de 2000 participantes, oriundos de diferentes países. No Basquetebol, Portugal vai-se fazer representar pela Escola Secundária Francisco Fernandes Lopes (Masculino) e pela Escola Básica de Vialonga (Feminino), os respetivos Campeões Nacionais de Escolas 2024.
Além do Basquetebol, a comitiva portuguesa vai participar nos torneios de Atletismo, Natação e Voleibol (em masculinos e femininos) e Futsal (apenas masculinos). Não só Vítor Ramos irá estar presente, mas também o Voleibol e o Futsal vão ter alunos-árbitros a participar pela primeira vez na competição.
A estreia internacional do jovem árbitro portuense está marcada já para amanhã, dia 16 de julho, no confronto entre a equipa A de Espanha e a equipa da Bélgica. Quanto aos jogos portugueses, a equipa masculina enfrenta logo de manhã a Espanha B e a equipa feminina joga à tarde com a escola do Chile.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.