Europeu de Matosinhos: tudo o que precisa saber

A competição, onde assistir, como chegar e muito mais

Seleções
27 JUL 2024

Matosinhos, Portugal, 3 de agosto. O dia ainda não chegou, mas já pode apontar na agenda. É quando se estreia a Seleção Nacional de Sub18 Femininos na Divisão A do Europeu. O Youth EuroBasket volta ao distrito do Porto pela 9.ª vez (a 2.ª neste escalão) e promete voltar também a mover multidões e a encher os pavilhões, os ringues e as ruas com fãs de todos os cantos do continente.

Quem são as 16 melhores da Europa?

Há 16 equipas na luta pelo 1.º lugar do pódio, mas o vencedor só será conhecido no último dia da prova – 11 de agosto.

Além de Portugal, disputam o Europeu as congéneres da Alemanha, Bélgica, Croácia, Eslovénia, Espanha, Finlândia, França, Hungria, Israel, Itália, Letónia, Luxemburgo, Polónia, Sérvia e Turquia.

Os respetivos grupos:

Como funciona a competição?

De 3 a 5 de agosto decorre a Fase de Grupos, que vai decidir as parelhas dos oitavos-de-final, no dia 7 (após a folga de dia 6).

Depois, as equipas vencedoras dos oitavos avançam para os quartos-de-final (dia 8), enquanto as que saírem derrotadas começam também no dia 8 disputar a classificação entre o 9.º e o 12.º lugar, e quem sair daí derrotado avança para a luta entre o 13.º e o 16.º posto.

No dia 9 há novamente uma pausa na competição, que retoma para as meias-finais com as quatro melhores equipas do torneio logo a 10 de agosto. Os emblemas que não conseguiram ganhar nos quartos-de-final, disputam a classificação entre 5.º e 8.º.

A final do Europeu está agendada para dia 11 de agosto, às 20 horas, com o encontro para decidir o 3.º (e o 4.º) posto marcado para as 17h30.

De referir ainda que as equipas classificadas entre a 14.ª e a 16.ª posição serão despromovidas para a Divisão B, e em sentido contrário irão as três primeiras seleções dessa prova, que vai estar a decorrer em Ploiesti, na Roménia, sensivelmente pela mesma altura.

Pode verificar o calendário completo aqui e o sistema competitivo aqui.

Quero apoiar Portugal, onde posso assistir?

No Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos (CDC) ou no Pavilhão Municipal de Guifões, onde decorrerão as partidas.

Além disso, todos os jogos têm transmissão no canal de YouTube da FIBA e os encontros da Seleção das Quinas vão estar em direto, com comentário, na FPBtv. Também pode acompanhar as estatísticas coletivas e individuais no site da FIBA.

Vou ao pavilhão: como chegar?

De carro:

Matosinhos é uma cidade com vários acessos e transportes coletivos, a 10 quilómetros do Porto. Da capital de distrito basta apanhar a Via de Cintura Interna (VCI) ou a A28 em direção a norte. Até lá, pode-se tomar a A1, se se vier de sul, ou a A3, para quem vem do norte.

De transportes públicos:

A cidade está integrada no Metro do Porto, na Linha Azul. As estações mais próximas são Estádio do Mar ou Senhor de Matosinhos – para o CDC. Se for para o Municipal de Guifões, pode optar por apanhar o autocarro 5005 no Parque J. G. Laranjo e sair na Igreja de Guifões.

Além disso, em Matosinhos há vários serviços de táxi, com praças no Hospital Pedro Hispano, no Parque Basílio Teles e no Mercado Municipal de Matosinhos, além das várias opções de transporte a pedido e dos vários autocarros.

A melhor opção é sempre, contudo, o transporte “a duas pernas”. A distância entre os dois pavilhões é relativamente longa (cerca de 2,5km, 30 minutos), mas é um passeio que se faz confortavelmente. A cidade conta ainda com um sistema de bike-sharing, para os menos interessados em “aquecer” para os jogos.

E para dormir?

Matosinhos dispõe de uma vasta gama hoteleira e de alojamento turístico. A Câmara Municipal destaca, por exemplo, a nível de hotéis, o Tryp Porto Expo, Axis Hotel Porto, o Four Points by Sheraton, Eurostars Matosinhos, Sea Porto Hotel, B&B Hotel Porto Expo Aeroporto, Holiday Inn Express Porto – Exponor, Hotel Porto Mar, Moov Hotel Porto Norte, O Valentim ou o Urban Hotel Amadeos. A nível de alojamento local, pode ficar pela Casa Rietsch ou no Harbour Inn Design Townhouse. O parque de campismo mais próximo, junto à Praia de Angeiras, fica a 15 minutos de carro.

Há alguma coisa que tenho de levar (e não levar)?

Boa disposição, alegria, fair-play e muita energia para apoiar as atletas portuguesas.

Quanto a não levar, colocam-se de facto algumas restrições para o público nos pavilhões.

Estão proibidos vários objetos perigosos e/ou que possam obstruir a visão dos outros espetadores. A FIBA impõe também restrições sobre equipamento fotográfico, alimentação, geradores de ruído, qualquer objeto ou roupa com mensagens proibidas (“declarações ou outras ações que exibam uma mensagem nacionalista, política, religiosa, étnica ou racista ou que, na decisão razoável da FIBA, não sejam adequadas para uma competição desportiva”).

Espreite o documento em anexo no final do guia para saber mais e junte-se a nós a partir de dia 3 de agosto.

 

Já agora: como foi a edição de 2023?

Da Divisão A de Sub18 Femininos? A Eslovénia foi a grande vencedora, apenas um ano depois de ter subido da Divisão B para a A. Em Konya, na Turquia, as eslovenas bateram a França por 63-61 e Ajsa Sivka foi considerada MVP, com médias a rondar os 16 pontos e os 10 ressaltos por jogo. A Lituânia e a Chéquia foram despromovidas e subiram à Divisão A a Croácia e o Luxemburgo.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Regras da FIBA | PT

Seleções
27 JUL 2024

Mais Notícias