Há 18 anos, Portugal apurou-se para o segundo EuroBasket: recorda aqui o encontro
Com uma vitória frente a Israel (69-49), um dos adversários lusos na qualificação para o EuroBasket 2025
Seleções
16 SET 2024
16 de setembro de 2006, quando se jogou o último encontro de qualificação para o EuroBasket 2007. Portugal tinha pela frente, em Paredes, a seleção de Israel – um dos adversários que a atual Seleção Nacional tem pela frente no caminho para o EuroBasket 2025. Tudo estava em aberto. A vitória foi esclarecedora (69-49) e a Bósnia bateu a Macedónia (75-72), numa conjugação de resultados que catapultou os portugueses para o seu segundo Campeonato da Europa, o primeiro desde o distante EuroBasket de 1951.
Num plantel com Miguel Minhava, Rui Mota, José Costa, Paulo Cunha, Francisco Jordão, Sérgio Ramos, Filipe da Silva, Carlos Andrade, Jorge Coelho, Paulo Simão, Elvis Évora, João Santos e Miguel Miranda, comandados pelo ucraniano Valentyn Melnychuk, os “heróis de 2007”, além de conseguirem a tão desejada e inédita com qualificação, foram mais longe, ao ultrapassar a fase de grupos, tendo caído apenas no apuramento para os quartos-de-final, onde figuravam também as duas finalistas, Espanha e (a campeã) Rússia.
Recordemos aqui a partida que assentou os alicerces para o maior marco do Basquetebol Português, com o 10.º lugar na competição:
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.