Está oficialmente aberto o “campo do Sobralinho”
São já 54 campos de 3x3 BasketArt, em 15 associações de Basquetebol, 31 municípios
3x3 BasketArt
24 SET 2024
A história começa em 2021, quando a autarquia local adaptou o espaço para a prática do Basquetebol. Em 2024, o pequeno campo, no Sobralinho, município de Vila Franca de Xira, foi intervencionado e teve de ser temporariamente encerrado, o que inclusive motivou “algumas reclamações” dos utlizadores “recorrentes”, que se viram privados do seu court habitual, contou à FPB o presidente da Junta de Freguesia, Cláudio Lotra.
Agora, já a Câmara Municipal reparou o espaço e já Oats, artista familiarizado com o conceito do 3×3 BasketArt, terminou o trabalho artístico, pelo que os jovens dos clubes locais, União Desportiva e Cultural do Forte e União Desportiva Vilafranquense, que tantas vezes o importunaram sobre a reabertura do espaço, vão poder aproveitar uma vez mais o “campo do Sobralinho”.
Já a partir desta terça-feira, 24 de setembro. O campo foi inaugurado com pompa e circunstância, com o descerrar da placa e com o “primeiro cesto” a fazer balançar as redes. A arte de Oats juntou-se novamente à FPB e desta vez ao Município de Vila Franca de Xira para estrear o primeiro recinto do género no concelho ribatejo.
Esteve ainda “em campo” o presidente do Município, Fernando Paulo Ferreira, que, além de elogiar a “resiliência dos clubes” locais, frisou a importância que o projeto tem para o território. Segundo o autarca, “este é mesmo um projeto da comunidade”.
“O Sobralinho é pródigo em talentos na área desportiva”
A afirmação, de Cláudio Lotra, espelha o quão importante tem vindo a ser a prática desportiva no quotidiano desta comunidade em específico. Relembrando que o Basquetebol 3×3 é modalidade olímpica desde 2020, deixou as suas esperenças em que “daqui a alguns anos existam campeões do Basquetebol 3×3 que tenham dado os primeiros passos” no campo do Sobralinho.
Também presente no evento, o vice-presidente da FPB, Miguel Pereira, deixou o seu apreço pela obra, que permitirá esse “envolver das comunidades na prática da modalidade”. Como apontou, há já “grupos informais de atividade neste campo, que agora poderão aproveitar o seu embelezamento e as suas melhores condições”.
Com o “campo do Sobralinho”, são já 54 campos de 3×3 BasketArt, em 15 associações de Basquetebol, 31 municípios.
Localização: Estrada do Miradouro, Sobralinho (38°55’09.3″N 9°01’11.8″W)
Acompanha tudo sobre o projeto 3×3 BasketArt em 3x3BasketArt.pt ou através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.