Dos Jogos Olímpicos para a Liga Betclic: Julio Anaya

Árbitro do Panamá vai auxiliar na formação de juízes portugueses

Juízes
28 SET 2024

À primeira vista, esta foto de destaque é sobre as estrelas da NBA. Contudo, se deixarmos prolongar o olhar, encontramos uma cara que, dentro em pouco, será bastante conhecida dos aficionados da modalidade no nosso país. Ligado ao Basquetebol desde os 11 anos, Julio Anaya vem agora, aos 32, integrar a equipa de arbitragem da Liga Betclic.

Natural do Panamá, o juiz iniciou a sua carreira como oficial de mesa em jogos locais na Cidade do Panamá, especificamente em Parque Lefevre, decorria o ano de 2003. Ao completar 17 anos, tornou-se “árbitro nacional e, depois, em 2011, com 19 anos” obteve a licença da FIBA.

Anaya arbitrou diversas competições, podendo destacar-se a sua presença como árbitro na maior competição desportiva a nível mundial, os Jogos Olímpicos de Paris 2024, onde integrou a equipa de arbitragem da Final de Basquetebol disputada entre França e Estados Unidos da América. O mesmo constata que arbitrar nesta competição foi o momento mais marcante ao longo da sua carreira, “cada jogo foi vivido com intensidade, os jogadores deixavam tudo em campo para representar os seus países”. “Por isso, foi um desafio enorme porque tive de prestar o serviço que aquele cenário merecia”, confessou. Adicionalmente, o Campeonato do Mundo na China em 2019, e o Campeonato do Mundo nas Filipinas, em 2023, também constam no currículo da recente aquisição do Basquetebol português.

Questionámos ainda como encara a realidade de arbitrar os Jogos Olímpicos e o Mundial, e Julio respondeu que, para este tipo de desafios, é necessária “muita disciplina e responsabilidade”, é crucial fazer uso da experiência e ensinamentos, e que se deve “deixar uma janela muito pequena para a improvisação”.

Júlio Anaya, arbitrou a final masculina dos JO 2024

Anaya irá contribuir para a formação de jovens árbitros         

Após percorrer várias partes do mundo, é vez de uma nova experiência, desta feita em Portugal. “A hospitalidade do pessoal da federação, desde o seu presidente até aos restantes colaboradores, que desde o primeiro dia me abriram as portas para poder desenvolver-me profissionalmente em Portugal, como árbitro e como formador de jovens árbitros, foi fundamental para aceitar este desafio”. Em complemento, poder integrar a equipa da Liga dos Campeões de Basquetebol também foi um incentivo para aderir a esta experiência.

A vinda de Anaya para o Basquetebol português irá aprimorar a qualidade da Liga, assim como irá contribuir para a formação de bons profissionais de arbitragem. Para tal, promete que o seu contributo passará por “aplicar o mesmo empenho em todos os jogos, contribuindo para o crescimento do jogo do ponto de vista da arbitragem, divulgando com responsabilidade os novos conceitos” a que tem acesso e mostrando-se “sempre disponível para qualquer atividade que possa ser a favor do basquetebol, não só com os árbitros, mas também com os jogadores, treinadores e dirigentes”. O seu método de trabalho centra-se em motivar num primeiro momento e, posteriormente, partilhar as ferramentas necessárias para melhorar e atingir os objetivos traçados.

No passado fim-de-semana, de 20 a 22 de setembro, o juiz participou na Ação de Formação de Árbitros do Quadro Federação, em que a maioria dos participantes foram árbitros jovens. Ao longo da época o apoio à formação de jovens juízes vai ser, também, um dos focos da sua passagem por Portugal.

O início das Ligas está marcado para o primeiro fim-de-semana de outubro e com elas também a estreia de Anaya na arbitragem portuguesa. Para esta época, as suas ambições baseiam-se em “ter uma boa química de trabalho com os colegas e conhecer Portugal”.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Juízes
28 SET 2024

Mais Notícias