BC Gaia e APD Braga partem à conquista da Supertaça em Famalicão
Jogo agendado para 13 de outubro, domingo, às 15h, no Pavilhão Municipal de V. N. Famalicão
Competições
10 OUT 2024
BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto e APD Braga repetem o duelo mais vibrante do BCR nacional dos últimos anos, este domingo, na discussão da Supertaça, em Famalicão, pelas 15h, jogo com transmissão na FPBtv. Os minhotos, que se debatem com as saídas de cena de José Miguel Gonçalves e Hélder Moreira – este rumo ao BCR espanhol -, procuram erguer a sua oitava Supertaça, a terceira consecutiva.
Ricardo Vieira, treinador da APD Braga, abordou, em declarações à FPB, as possibilidades de conquista do troféu. “Sinceramente, é a Supertaça sobre a qual tenho menos certezas. Pelo trabalho que Gaia tem feito, pela qualidade do seu plantel, seria injusto da minha parte dizer que havia um 50/50. Acredito que Gaia terá um pouco mais de favoritismo em relação a Braga”, começou por afirmar.
Mas o reconhecimento da valia do adversário não obsta a que verbalize o desejo de renovar este primeiro título da temporada. “Resta ver como vamos estar, o que conseguimos trabalhar, se somos capazes de pôr em prática o nosso estilo defensivo e ofensivo. Se assim for, com o banco pouco profundo que temos, ao contrário dos outros anos, poderemos ter algumas possibilidades. Acredito que seja um jogo muito equilibrado e decidido em detalhes. Espero obviamente que os detalhes sejam favoráveis a nós”, rematou.
Nos gaienses, formação que inaugurou a sua vitrine precisamente com a vitória na Supertaça, corria a época 2021/2022 – estando no extremo oposto da lista dos mais titulados na competição. A APD Sintra conta com catorze Supertaças -, o discurso também é cauteloso, uma vez que o BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto também se apresenta com plantel renovado. “A imprevisibilidade acerca do desfecho desta Supertaça é grande. Aliás, os duelos Braga x Gaia têm-se pautado por isso, mas, este ano, face às perdas de jogadores de parte a parte, acho que se acentua a incerteza. Contudo, apesar de mais um ano a arrumar a casa e com um cinco inicial no qual subsistem duas peças da época anterior, temos a ambição clara e inequívoca de ganhar a Supertaça”, enfatizou Pedro Bártolo, treinador-jogador.
O internacional A alerta para os perigos de desconsiderar a capacidade bracarense de repetir o êxito da edição transata. “Não menosprezamos a APD Braga, porque é uma equipa bem orientada, com processos definidos e que nunca se pode dar como “morta”. São pródigos em agigantar-se em momentos difíceis”, elogiou.
Ver esta publicação no Instagram
Na antecâmara da 30ª Supertaça de BCR, a FPB ouviu igualmente Augusto Pinto, Presidente do Comité Nacional de BCR, que atesta, de antemão, a qualidade do espetáculo. “Vai ser um jogo muito equilibrado, como tem sido habitual, nestes últimos anos. São as nossas duas melhores equipas. Houve algumas alterações na estrutura delas, mas a ideia com que fiquei é que ficaram equilibradas na mesma. Vai ser um jogo importante, bem disputado, um bom espelho do que pode ser o futuro do BCR. São as duas equipas no topo, ao nível da capacitação”, discorreu.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.