Portugueses lá fora: Ibrahim Mandjam e Paulo Soeiro invictos

Sortes distintas para o contingente luso no BCR internacional

Atletas | Competições
24 OUT 2024

Em mais uma ronda da rubrica “Portugueses lá fora”, esmiuçamos as atuações dos atletas nacionais a atuar nos campeonatos europeus. Merecem nota de destaque os registos cem por cento vitoriosos de Ibrahim Mandjam – 4.0 -, em Itália, Paulo Soeiro – 1.0 – na Alemanha (pelos luxemburgueses Lux Rollers), bem como o primeiro triunfo para Alexandre Conde – 4.0 -, também em terras germânicas. No fim de semana de 26 e 27 de outubro, reentra em cena David Lima – 4.5 -, jogador do SGH Berlin e treinador-jogador do RSC Berlin, bem como Nuno Silva – 1.0 -, do Ticino Bulls – Suíça -, ao passo que João Castro – 2.0 – e Hélder Moreira – 4.5 – cumprem a estreia pelo Basketmi Ferrol, na Primera División, segundo patamar em Espanha.

Alemanha

Bundesliga 1

O RSV Bayreuth, de Miguel Reis – 4.0 -, continua em busca da estreia a ganhar, na Bundesliga 1. O conjunto do leste do país saiu derrotado, em casa, pelo BBC Munsterland (carrasco dos Koln 99ers de Alexandre Conde na ronda anterior) por diferença significativa – 52-84. Miguel Reis registou 10 pontos, 5 ressaltos, 2 assistências e 1 roubo de bola (22:53 minutos). No fim de semana seguinte, a 18 de outubro, seguiu-se um duelo mais à medida da equipa recém-promovida à elite do BCR germânico, a deslocação ao reduto do RBB Munchen Iguanas. Os comandados de Andre Hopp até estiveram na frente do marcador a esmagadora maioria do encontro, mas cederam na reta final – 65-58. O internacional A apontou 6 pontos, aos quais somou 5 ressaltos e 2 assistências (14:41 minutos).

Foto: @ochsenfoto.de

Já os Koln 99ers ultrapassaram este mesmo coletivo, sem qualquer sobressalto, conforme espelha o marcador de 70-33. Alexandre Conde – 4.0 – inscreveu o seu nome na folha de marcadores, com 1 ponto. O triunfo expressivo galvanizou a turma de Colónia para uma réplica digna, na ronda posterior, ante o todo-poderoso RSV Lahn-Dill, vigente campeão alemão, que se impôs por claros 80-49. Desta feita, o poste leiriense não foi aposta de Haj Bhania.

Foto: @koeln99ers / @gero_ml_photography

Regionalliga

Paulo Soeiro – 1.0 – e os Lux Rollers, emblema luxemburguês inserido na Regionalliga, terceiro escalão germânico, protagonizaram um arranque imaculado, conquistando os pontos em disputa diante de Rhine River Rhinos Wiesbaden 2 – 50-37 – e RBC Koln 99ers 2 – 57-32.

Itália – Série A

O Amicacci Abruzzo entrou a “todo o gás”, na temporada 2024/2025, arrecadando duas vitórias em igual número de jogos. Na abertura da Série A, a formação de Ibrahim Mandjam – 4.0 -, que foi a jogo e somou 2 pontos e 2 ressaltos (10:02 minutos), venceu o Special Bergamo Sport75-53. Fora de portas, repetiu-se o desfecho favorável à turma orientada por Carlo Di Giusto, no reduto do Padova Millenium Basket49-64. Na conta pessoal do internacional A, constam 2 pontos e 3 roubos de bola (16:38 minutos).

Reino Unido – Division One

Luís Domingos – 2.5 – deu mostras da sua influência, ao averbar 8 pontos e 12 ressaltos, contribuindo para o sucesso dos Wakefield Whirlwinds, soberanos na receção aos Lothian Phoenix 2 – 66-34.

França – Nationale 1

As últimas semanas não foram felizes para o CS Meaux 2, de Christophe da Silva – 1.0 – e Yuri Fernandes – 2.5 -, já que o coletivo dos arredores de Paris sofreu duas derrotas, diante de Blanquefort – Bordeaux – 65-41 – e Strasbourg – 57-34. Christophe da Silva marcou 2 pontos, neste último desafio, ao passo que Yuri Fernandes – 2.5 – não disputou nenhum dos jogos.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: Amicacci Abruzzo/DR
Atletas | Competições
24 OUT 2024

Mais Notícias