Novembro, mês das Seleções Nacionais
Seleções Nacionais de Basquetebol jogam em novembro a qualificação para o(s) EuroBasket 2025
Seleção Nacional Masculina | Seleções
1 NOV 2024
Novembro é um mês de elevada importância para o Basquetebol português, com as Seleções Nacionais em grande plano: joga-se a segunda janela de qualificação para os respetivos Campeonatos da Europa de 2025.
A Seleção Feminina é a primeira a entrar em campo, nos dias 7 e 10 de novembro – ambas as partidas com transmissão FPBtv. “Sabemos das dificuldades que vamos enfrentar, é fundamental sermos maduros nos momentos chave de cada jogo”, frisa o Selecionador Nacional, Ricardo Vasconcelos.
As portuguesas, que ambicionam chegar pela primeira vez a uma fase final de um EuroBasket, terminaram a janela de qualificação de fevereiro 100% vitoriosas, com o primeiro triunfo em casa frente à Macedónia do Norte, a quem venceram por 65-52; logo depois superaram a seleção ucraniana por 63-78.
Agora, As Linces seguem para dois jogos fora, onde no dia 7 enfrentam a Sérvia, “uma das melhores equipas da Europa, foram campeãs europeias em 2015 e 2021”. “É fundamental controlarmos o ritmo do jogo e aguentarem o primeiro embate, ainda por cima jogando fora de casa”, sublinha o selecionador. Já no dia 10 reencontram-se com a seleção da Macedónia do Norte.
A capitã, Sofia da Silva, declara que a margem de erro terá de ser mínima: “São muitos anos a percorrer este objetivo, é agora ou é AGORA! Quanto aos portugueses, que acreditem de coração que podemos e vamos classificar para o Europeu de 2025”.
Ver esta publicação no Instagram
Os Linces jogam em Almada a 22 de novembro
Se “As Linces” jogam primeiro, “Os Linces” jogam “em casa”. O selecionador nacional, Mário Gomes, acredita que nunca tem “faltado apoio” a Portugal, antevendo bancadas cheias em Almada para uma partida contra a Eslovénia, atualmente no 1.º posto do Grupo A, “um adversário de altíssima qualidade”. O encontro está agendado para as 19 horas de dia 22, no Complexo Municipal dos Desportos “Cidade de Almada”.
“Neste momento estamos na luta, dependemos só de nós. E, portanto, nós vamos entrar em qualquer um dos jogos com o objetivo de ganhar o máximo possível, o mais cedo possível”, frisou o técnico.
No dia seguinte, Portugal viaja para Kepler, na Eslovénia, para fechar a 25 de novembro esta dupla jornada, na tentativa de dar um passo “extra” rumo ao terceiro EuroBasket da sua história – o último foi em 2011.
Recorde-se que Portugal iniciou o seu percurso nesta fase de qualificação em fevereiro, com uma derrota caseira frente a Israel, por apenas dois pontos (70-72). Mas “vingou-se”, três dias depois, frente à Ucrânia (77-79), o que lhe garantiu o atual 3.º lugar (qualificam-se os três primeiros, refira-se).
Mário Gomes ainda não revelou a convocatória final, mas há 22 nomes na lista inicial e uma grande promessa: “Acho que todos os adeptos de Basquete reconhecem que esta equipa deixa sempre tudo em campo, à procura do melhor resultado possível. Esse é o nosso compromisso”.
Ver esta publicação no Instagram
NOTA: Texto originalmente publicado na versão impressa do Jornal de Notícias a 30 de novembro de 2024.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.