Seleção Nacional de Esports NBA 2K recebida em festa após medalha de bronze no Mundial

Receção emocionante no aeroporto após feito inédito nas Filipinas

E-Sports
14 DEZ 2024

A chegada da Seleção Nacional de Esports NBA 2K ao aeroporto foi marcada por um clima de celebração e orgulho nacional. Após conquistarem a medalha de bronze no Mundial das Filipinas e consolidarem o seu lugar entre as três melhores equipas do mundo, os jogadores foram recebidos por familiares, pelo Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), Manuel Fernandes, Cátia Mota, Diretora de Comunicação, Marketing e Eventos da FPB, e Tiago Bebiano, membro da Comunicação da Federação que acompanhou a equipa durante a competição.

Entre sorrisos e abraços, Henrique Jones, capitão da equipa e vencedor do prémio de Melhor Defesa do Ano, destacou o que significa a conquista: “É o significado de muito trabalho, quatro anos de muito esforço e dedicação que foram um bocadinho compensados agora. Queríamos mais, mas a medalha era o nosso objetivo principal e conseguimos.” Ainda sobre o seu prémio individual, Jones preferiu dividir os méritos com os colegas de equipa. “Era impossível sem a ajuda da equipa, que defende muito em conjunto, podia ter sido qualquer um de nós a vencer. É continuar a trabalhar para o ano vencer também o All-Star e o MVP.”

A medalha de bronze foi um marco histórico para Portugal, mas também para os próprios jogadores, que mostraram determinação desde o início do torneio. Integrados no competitivo Grupo A, enfrentaram adversários de peso como os Estados Unidos, campeões do mundo e favoritos ao título, a Arábia Saudita, campeões do Médio Oriente, e a Argélia, campeões africanos. A caminhada começou com uma vitória emocionante sobre a Arábia Saudita por 105-101, num jogo que mostrou a resiliência e organização da equipa portuguesa. Apesar da derrota frente aos Estados Unidos por 121-104, Portugal deu uma demonstração de força e consolidou-se como uma das seleções emergentes no panorama internacional. O último jogo da fase de grupos, contra a Argélia, confirmou o lugar entre as quatro melhores seleções do mundo, com uma vitória por 121-109.

Nas meias-finais, Portugal voltou a medir forças com a Turquia, adversário que já os tinha vencido na final europeia. Depois de uma vitória para cada lado nos dois primeiros jogos, a decisão ficou para o terceiro, onde a Turquia acabou por levar a melhor. Porém, a equipa nacional não baixou os braços e enfrentou as Filipinas na disputa pelo bronze. Após perder o primeiro jogo, Portugal mostrou a sua força com duas vitórias consecutivas, fechando o torneio com chave de ouro ao vencer por 57-45 e 46-48.

André Cabral, Team Manager da equipa, também não escondeu o orgulho pela conquista: “Dar os parabéns a toda a organização, jogadores e estrutura. É um sentimento indescritível de união com esta equipa e sinto muito orgulho naquilo que fizemos.”

O Presidente da FPB, Manuel Fernandes, destacou a relevância deste resultado para o basquetebol português e para a federação. “Tenho imenso gosto em vir receber esta Seleção Nacional de Esports que obteve um resultado fantástico e impensável há quase quatro ou cinco anos, quando as competições já estavam a ser feitas pela FIBA. Chegarmos a este ponto tão alto, uma medalha de bronze num Mundial, Vice-Campeões da Europa, diz alguma coisa da capacidade e competência dos nossos jogadores.”

Aproveitou ainda também para sublinhar o ano extraordinário do basquetebol português, referindo-se a outros feitos históricos. “Isto é um fechar de ano com chave de ouro. Tivemos também o Neemias campeão da NBA, as nossas jovens jogadoras que se apuraram brilhantemente para a final do campeonato do mundo, a equipa sénior feminina a manter-se na corrida para conseguir estar pela primeira vez no EuroBasket e ainda a vitória da Seleção Sénior Masculina frente à Eslovénia, 11.ª do mundo. Fechamos assim o ano com muita qualidade no basquetebol português em todas as vertentes.”

O terceiro lugar no Mundial das Filipinas é mais do que um feito inédito; é um reflexo da dedicação, talento e união de uma equipa que provou estar à altura dos melhores do mundo. A história escrita por estes cinco jogadores e pela equipa técnica abre um novo capítulo para os Esports e para o basquetebol português, inspirando futuras gerações a sonhar ainda mais alto.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

E-Sports
14 DEZ 2024

Mais Notícias