NEKU e Nélson XIZE descreveram a sua experiência quanto à requalificação dos campos do Parque Corgo
Os artistas do campo de Vila Real conversaram com a FPB
3x3 BasketArt
17 DEZ 2024
Está quase a chegar o dia da inauguração dos novos campos, no distrito de Vila Real, que se encontram ao abrigo do projeto do 3×3 BasketArt. De forma a suscitar ainda mais o interesse em conhecer estes novos espaços, que estarão abertos ao público a partir do dia 20 de dezembro pelas 14h30, a FPB conversou com os dois artistas que estiveram encarregues de renovar e embelezar os campos de Basquetebol do Parque Corgo.
NEKU, o responsável pela concepção, ou seja, pelo desenho, contou-nos um pouco de como tem sido a sua experiência neste projeto.
Como surgiu a oportunidade de trabalhar neste campo?
NEKU: A oportunidade de trabalhar neste projeto surgiu após contacto da Associação de Basquetebol de Vila Real com o desafio de criar uma ilustração para quatro campos de Basquetebol 3×3.
Como foi o processo de criação até chegar ao desenho final?
NEKU: O processo de criação teve alguma pesquisa e passou por várias fases, vários projetos e algumas tentativas e erro até chegar ao desenho final.
Fui desafiado a fazer um projeto que tivesse ligação ao Basquetebol em conjunto com a cidade de Vila Real. Nesse sentido [o projeto] consiste numa composição abstrata entre o desporto em si e o barro preto de Bisalhães, património cultural imaterial da Unesco e identidade da cultura artesanal vincada da região, com uma paleta na sua maioria de cores quentes que combinam com toda a zona envolvente do Parque Corgo onde está inserida a pintura.
Considera que este projeto (3×3 BasketArt) pode levar as pessoas a interpretar o Basquetebol de outra forma?
NEKU: Penso que o projeto 3×3 BasketArt e com a sua aliança à cultura, neste caso com a street art, seja uma excelente forma de promover o Basquetebol, principalmente nas gerações mais novas, abrindo portas à modalidade e possíveis novos amantes.
Por sua vez, Nélson Xize, que esteve responsável pela execução deste projeto desenhado por NEKU, falou-nos também da sua experiência enquanto participante desta iniciativa.
Como foi recebida a oportunidade de trabalhar neste campo?
XIZE: A oportunidade de dar o meu contributo neste interessante projeto foi recebida com muito entusiasmo de minha parte, pois a minha vida tem sido talhada com este tipo de desafios e nos quais, sendo apelativos, estou sempre apto para os agarrar com unhas e dentes e dar o meu melhor. Já tinha pintado um campo de Basquetebol na minha cidade natal, no âmbito deste projeto 3×3 BasketArt, e agora foi vez de o fazer noutra cidade e assim levar o meu nome e o meu trabalho além fronteiras.
Como descreve o processo de execução?
XIZE: Costumo dizer para mim que o processo e metodologia adotada ditam, a todos os níveis, o decorrer dos trabalhos e o sucesso dos mesmos. Estamos a falar de muitos m2 de área pintada, o que não é fácil para uma pessoa só, mas com ajuda pontual de mais dois amigos, foi possível analisar o estado do piso, realizar a preparação para a pintura, selecionar o tipo de tinta a aplicar, entre outros procedimentos. Todos estes fatores, incluindo os seus contratempos, são cruciais para uma eficaz resposta e garantir assim um trabalho de qualidade. Devido à grande área pintada, tive de ter sempre em conta os fatores meteorológicos, que jogaram a favor neste sentido uma vez que iniciei o trabalho a meados do mês de Agosto e terminei a 1 de Setembro do presente ano. Foi um processo moroso, mas que no final compensou pelo resultado.
Considera que este projeto (3×3 BasketArt) pode levar as pessoas a interpretar o Basquetebol de outra forma?
XIZE: A sociedade está pré-formata para valorizar somente o mundo futebolístico e isso não é positivo a meu ver. Este projeto vem quebrar esses dogmas e mostrar que o desporto [Basquetebol] é belo, faz bem à saúde, cultiva o espírito de equipa, promove o convívio, etc., e poder aliar estes fatores ao mundo artístico, é para mim a cereja no topo do bolo.
Já temos inúmeras intervenções por Portugal e penso que além de ter o pendor de sensibilização de que devemos praticar esta modalidade e o desporto em geral, este projeto passa a mensagem de que é essencial libertarmo-nos do sedentarismo e sairmos à rua para convivermos. Esta essência basilar que a nossa sociedade está a perder e que traz consigo impactos negativos, no presente e no futuro, tem de ser combatida, e este projeto é, não só mas também, uma luta contra isso.
Ambos os artistas trabalharam em prol do Basquetebol e da arte urbana, e trouxeram cor ao novo espaço da AB Vila Real. O convite já foi feito e mantém-se, na próxima sexta-feira é dia de inaugurar estes novos espaços que em tanto vão contribuir para a comunidade do Município de Vila Real, em especial aos fascinados pela modalidade.
Localização: Polivalente do Parque Corgo – Avª da Europa (41°17’57.0″N 7°44’07.4″W)
Acompanha tudo sobre o projeto 3×3 BasketArt em 3x3BasketArt.pt ou através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.