Sara Ferreira: “É crucial mostrar às jogadoras que todo o país acredita nelas”
Seleção Nacional Feminina
3 FEV 2025
Sara Ferreira, vice-presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) e dirigente responsável pela Seleção Nacional Feminina, fez a sua síntese e um prognóstico do caminho de Portugal na qualificação para o EuroBasket Women de 2025.
A dois jogos da possível qualificação histórica para o Campeonato da Europa, a FPB esteve à conversa com a vice-presidente que acompanhou as portuguesas ao longo da jornada de apuramento.
Como encara esta possível qualificação e que mais-valias é que esse acontecimento pode trazer para o Basquetebol português?
A possibilidade de a Seleção Feminina alcançar um marco histórico na terceira janela de qualificação é, sem dúvida, um momento muito importante para todos nós!
Para as jogadoras, para a equipa técnica, para os adeptos, é uma oportunidade de mostrar o trabalho que tem sido desenvolvido ao longo dos anos. A qualificação pode representar uma mudança significativa no reconhecimento e desenvolvimento da modalidade no país. Para além do prestígio internacional, é uma oportunidade que ajuda a elevar o perfil do basquetebol feminino em Portugal.
Depois de uma janela com dois jogos fora, enfrentamos agora dois jogos em casa. O apoio dos adeptos pode fazer a diferença nesta fase decisiva?
Jogar em casa proporciona uma energia única às atletas, algo que pode ser decisivo em momentos de grande pressão. O efeito catalisador do público no desporto é uma força poderosa que pode transformar o ambiente de um jogo, a performance das atletas e até a trajetória do resultado. O impacto psicológico é imediato, propício à motivação acrescida, à superação e à geração de uma energia coletiva. O público torna-se parte da história do jogo e da própria narrativa de superação.
O público tem esse poder, de transformar um momento desportivo num marco histórico, e é crucial que consigamos mobilizá-lo para mostrar às jogadoras que todo o país acredita nelas.
Quais considera que são os maiores desafios que o Basquetebol feminino enfrenta atualmente?
Os desafios são vários e complexos. A chave está em continuar a promover a igualdade de condições, aumentando a visibilidade do desporto feminino e garantir mais investimentos tanto em infraestruturas quanto no apoio às atletas. A oportunidade que estamos a viver pode servir como ponto de viragem para aumentar o reconhecimento e atrair mais recursos para o Basquetebol feminino.
Além disso, a promoção de programas de base e o incentivo à prática do desporto desde a infância são fundamentais para garantir que o talento continue a emergir e que as jogadoras tenham as condições necessárias para se destacar. Educar para o movimento desde a infância é, sem dúvida, um dos desafios atuais mais importantes para o futuro do desporto em geral em Portugal.
Relativamente à presente possível qualificação, o que gostaria de ver como legado desta campanha, independentemente do resultado final?
O maior legado desta campanha seria a mudança na perceção do Basquetebol feminino como uma modalidade com potencial para alcançar grandes resultados.
Gostaria de ver um aumento da popularidade desta modalidade, no feminino, com mais jovens a aderirem à modalidade. Um outro legado valioso seria o aumento do número de mulheres em posições de liderança no desporto, desde treinadoras até dirigentes, inspirando igualdade e diversidade.
Por fim, que mensagem tem para todos aqueles que vão participar nesta terceira janela, sejam eles parte do público ou mesmo da equipa portuguesa?
Ás atletas recordar-lhes que o seu esforço já é uma fonte de inspiração para muitas pessoas. Cada treino, cada jogo e cada desafio ultrapassado demonstra a força do desporto português. Dizer-lhes que joguem com o coração, que representam o melhor de Portugal e que têm um país inteiro a torcer por elas!
Ao público dizer-lhes que a sua presença e energia fazem toda a diferença. Este é o momento de mostrar que o basquetebol feminino merece o nosso apoio. Vamos a Coimbra demonstrar que Portugal está com estas atletas! Compareçam, vibrem e façam parte deste capítulo que pode ser inesquecível no desporto nacional.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.