Os matchup do Portugal x Ucrânia de dia 24

A análise do frente-a-frente entre o coletivo luso e o conjunto ucraniano

Seleção Nacional Masculina | Seleções
23 FEV 2025

Depois do Israel-Portugal e de quebrar um jejum de 14 anos sem estar no Campeonato da Europa, joga-se, para encerrar um longo e histórico percurso da Seleção Nacional, o derradeiro encontro da fase de qualificação rumo ao EuroBasket 2025: Portugal x Ucrânia, dia 24, no Centro de Desportos e Congressos (CDC) de Matosinhos. O coletivo luso recebe na “Casa das Seleções” a congénere ucraniana, a quem já venceu nesta fase de qualificação, com um só objetivo: “ganhar”.

Pelas 19 horas portuguesas, os comandados de Mário Gomes entram em campo e querem todo o apoio dos portugueses – a Ucrânia, embora já não se consiga apurar para o Europeu, vem para a luta, mais não seja para evitar a descida no ranking FIBA. Por isso, e porque, como frisou o capitão Miguel Queiroz na antevisão, “quem quer ver um grande jogo de Basquetebol”, tem de estar em Matosinhos na segunda-feira.

Em novembro, destacámos quatro matchups a não perder frente à poderosa Eslovénia, com Diogo Ventura, Travante Williams, Diogo Brito e Miguel Queiroz à cabeça. Para o duelo contra Israel, André Cruz, Francisco Amarante e Cândido Sá estiveram em destaque; agora, é Rafael Lisboa, Vladyslav Voytso e Gonçalo Delgado que ganham protagonismo.

Rafael Lisboa

Rafael Lisboa vs. Oleksandr Kovliar – Depois de ter defendido Facu Campazzo em julho, no II Torneio Internacional de Guimarães, Lisboa volta a ter um desafio de peso à sua frente, mas já se sabe que nada assusta o base português, que tem estado em grande plano no Ourense (LEB Ouro) e que foi o MVP do encontro da passada sexta-feira, com valiosos 20 pontos (5/9 3P). Nestes Qualifiers conta com 15.9 minutos por jogo nestes Qualifiers e médias de 9.2 ppj e 3apj, o internacional luso tem-se revelado muito assertivo nas suas ações – e Oleksandr Kovliar não será concerteza um adversário fácil para o Lince. Ex-Obradoiro, a jogar na Lituânia (Lietkabelis Panevezys, que disputa a EuroCup), o “point guard” de 22 anos é indubitavelmente o melhor dos ucranianos nestes Qualifiers, com médias de 17.5 ppj e 6.0 apj em 35 minutos. Mas o 28 da equipa das quinas estará preparado.

Vladylsav Voytso

Vladyslav Voytso vs. Vyacheslav Bobrov – Bobrov é tradicionalmente um “power forward”, jogador de garrafão, e Vlad Voytso, Lince que, em 2019, se sagrou campeão europeu da Divisão B (Sub20), juntamente com Rafael Lisboa, Francisco Amarante e Neemias Queta, um “small forward”. No entanto, o português, que nasceu precisamente na Ucrânia, tem jogado por vezes, não só com Mário Gomes, mas também no clube (CD Elemental Estela De Cantabria, LEB Ouro), em posições interiores, e certamente lhe irá calhar ter pela frente Vyacheslav Bobrov (do histórico emblema VEF Riga) é um dos poucos do conjunto ucraniano que disputou todos os jogos destes Qualifiers. Com 8.2 ppj e 5 rpj, espera-se que seja uma dor de cabeça para Voytso, mas são esses desafios que qualquer jogador quer ter pela frente. Expetativa em alta para o Portugal x Ucrânia de dia 24.

Gonçalo Delgado

Gonçalo Delgado vs. Artem Pustovyi – Duelo de gigantes na área restritiva do CDC. Depois de mais um jogo muito bem conseguido em Riga, Gonçalo Delgado terá pela frente o “center” ucraniano Artem Pustovyi, que, com 216 centímetros de altura e uma famigerada carreira, com passagem pelo Barcelona e atualmente no Club Joventut Badalona (partilhou balneário com Kovliar no último ano no Obradoiro), leva 14.6 ppj e 4.2 rpj de média nesta fase de qualificação, e a experiência, aos 32 anos, é imensa. Pelo que o jovem Lince Gonçalo Delgado, de 2.03 metros de altura e um dos melhores do conjunto luso na janela de fevereiro (MVP da vitória caseira contra a Eslovénia), terá uma grande oposição à sua frente e muito irá suar para dominar Pustovyi no garrafão. É segundo melhor ressaltador do conjunto de Mário Gomes nestes Qualifiers (5.2 rpj, somente atrás de Queiroz, 7,8 rpj).

ADQUIRE JÁ O TEU BILHETE.

 

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Seleção Nacional Masculina | Seleções
23 FEV 2025

Mais Notícias