Portugal fecha qualificação e segue rumo ao EuroBasket 2025
Portugal inicia a competição a 27 de agosto

Competições | Seleção Nacional Masculina
24 FEV 2025
A “Casa das Seleções”, em Matosinhos, recebeu o último jogo dos Qualifiers do EuroBasket 2025, competição para a qual a Seleção Nacional garantiu o apuramento após a derrota da Ucrânia frente à Eslovénia na 5.ª partida do Grupo A. Agora, frente aos ucranianos, “Os Linces” tinham como objetivo terminar esta fase de qualificação com um triunfo, fechando assim esta fase da competição com 3 vitórias e 3 derrotas. Na bancada, estavam quase 4000 pessoas a apoiar os atletas portugueses.
No primeiro período, foi a equipa visitante que acabou por entrar melhor na partida, apesar do incontestável apoio do público de Matosinhos. Com um parcial de 17-24, os últimos classificados do Grupo A partiram na dianteira do encontro. No segundo quarto, apesar das melhorias defensivas de Portugal, foi a Ucrânia a conseguir vencer de novo o parcial por 15-17 e a distanciar-se assim por nove pontos ao intervalo (32-41).
À saída dos balneários, o público gritava pelos nossos jogadores com o desejo se assistirem a uma reviravolta. Contudo, foi mesmo a Ucrânia quem voltou a estar por cima na partida, conseguindo um parcial de 18-30 no terceiro período, o que significa uma desvantagem de 21 pontos por parte da Seleção Nacional. No derradeiro último período, foram os visitantes a vencer de novo o parcial por 10-17 e a alcançar assim a primeira vitória na janela de qualificação do EuroBasket 2025 por 60-88.
André Cruz foi o jogador em destaque do lado da Seleção Nacional, ao registar 13 pontos, três ressaltos e uma assistência (13 valorização). Do lado da Ucrânia, destacou-se Vyacheslav Bobrov com 16 pontos, cinco ressaltos, uma assistência e um desarme de lançamento.
Todavia, “Os Linces” alcançaram o objetivo maior que foi o apuramento para o EuroBasket 2025, regressando assim à competição pela terceira vez na história da Seleção Nacional Masculina e 14 anos depois da última participação em 2011. Os Seniores Masculinos iniciam a sua caminhada no Europeu a 27 de agosto, com o grupo ainda por determinar.