Formação dos mais pequenos

Nos dias 24 e 25 de Abril deslocou-se à ilha Terceira, por convite da Associação de Basquetebol da Ilha Terceira, o Director Técnico Nacional do Minibasquete, San Payo Araújo.

Associações
18 MAI 2006

Esta breve passagem teve como principal objectivo a formação de treinadores e de monitores do Projecto das Escolinhas do Desporto. Também aproveitando a sua estadia, coordenou um Encontro de Minibasquete que se realizou no dia 25 à tarde na cidade da Praia da Vitória com a participação de 10 equipas envolvendo 97 atletas.

Esta actividade para além dos habituais jogos contou com a realização de diversos jogos lúdicos alguns deles envolvendo músicas que mereceram a maior atenção e entusiasmo de todas as crianças e não só. A primeira formação para treinadores teve como tema os Fundamentos e a Tomada de Decisão do Minibasquete já a segunda foi os Jogos e Exercícios para Grupos Alargados. Estas formações tiveram uma grande participação e aceitação por parte de todos os treinadores, demonstrando a vontade de saber mais de forma a poderem melhorar a sua prestação como treinadores e formadores de jovens atletas.ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA OS TREINADORESA maioria das actividades que visam a apreensão e desenvolvimento de capacidades técnicas podem e devem assumir carácter lúdico, nomeadamente através de jogos, concursos, etc.. Porém, qualquer que seja o método utilizado, a transmissão desses ensinamentos (técnicos) deve ser feita com o maior rigor, pois caso assim não aconteça estamos a contribuir para a assimilação de gestos tecnicamente incorrectos que dificilmente serão alterados no futuro. Por outro lado, importa lembrar que a execução técnica dos treinadores, que são simultaneamente jogadores, ou que o foram no passado, nem sempre é a mais correcta. Portanto, quando transmitimos ensinamentos técnicos aos jovens devemos recorrer ao conhecimento que temos sobre a execução correcta dos fundamentos, devendo, em certa medida, esquecer os gestos técnicos que utilizamos enquanto jogadores. Relativamente ao desenvolvimento das capacidades físicas dos jovens praticantes, destacamos para este escalão etário o desenvolvimento da coordenação, equilíbrio e velocidade. Estas capacidades deverão igualmente ser desenvolvidas recorrendo a actividades lúdicas e sempre que possível com bola. Lembramos que existem muito ogos, nomeadamente jogos tradicionais, que promovem a desenvolvimento dessas qualidades. Não podemos esquecer que todas as crianças têm direito a: – Participar em níveis de prática compatíveis com a maturidade e as competências de cada um; – Fazer desporto como criança e não como adulto; – Ter alegria durante a actividade desportiva realizada.

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18 MAI 2006

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