Artigos da Federaçãooo
Portugal encerra preparação com triunfo
Portugal terminou a fase de preparação para a 2.ª ronda de pré-qualificação para o Mundial 2023 com uma vitória diante da Suíça (76-62).
Num encontro que começou com o minuto de silêncio ao malogrado Vicente Costa, a Seleção Nacional não começou da melhor ao sofrer um parcial de 21-29 nos primeiros dez minutos da partida. Apesar da má entrada em campo, a formação orientada por Mário Gomes, Sérgio Ramos e Nuno Manarte conseguiu reequilibrar o encontro e foi para o intervalo a perder por oito pontos (37-45). No entanto, no regresso dos balneários, a equipa nacional viria a demonstrar toda a sua qualidade depois de limitar a congénere suíça a apenas 10 pontos.
O parcial de 20-10 mudou por completo o encontro e Portugal foi para os derradeiros dez minutos da partida com uma posse de bola de vantagem (57-55). No último quarto, a Seleção Nacional voltou a superiorizar-se à Suíça, sobretudo no âmbito defensivo limitando novamente os helvéticos a apenas sete pontos. No final dos quarenta minutos regulamentares, Portugal somou novo triunfo (76-62), com Sasa Borovnjak (25pts, 6res, 1rb, 1dl), Pedro Bastos (14pts, 4res, 4ast, 2rb) e João Guerreiro (8pts, 3res) a destacarem-se.
O selecionador nacional Mário Gomes comentou a exibição da equipa das quinas, mas antes dedicou a vitória a Vicente Costa: “Faço questão de dedicar esta vitória ao Vicente Costa, que foi um ser humano exceciona. Podermos ter sido amigos foi das melhores coisas que o basquetebol me deu. No que diz respeito ao jogo, temos tido problemas no arranque dos jogos. Não há uma explicação, mas em cinco dos jogos que fizemos não tivemos boas entradas. Os jogadores reagem sempre muito bem depois, mas temos de corrigir isso. Na segunda parte elevamos o nível defensivo e jogamos a maior parte do tempo de forma coletiva no ataque. Quando circulamos menos a bola a equipa sentiu mais problemas”, explicou.
Apesar do mau arranque, a Seleção Nacional deu a volta ao marcador e deixou boas sensações para a os jogos oficiais da próxima semana: “A partir da próxima semana é a ‘doer’, temos de afinar algumas coisas e preparar os jogos especificamente. Agrada-me o facto de não termos preparado estes jogos de preparação. Em seis partidas de preparação vencemos quatro sem prepararmos especificamente esses encontros, trabalhamos essencialmente aquilo a que chamamos de ‘as nossas coisas’. Isto é um indicativo muito positivo. Terminamos esta fase de preparação com boas sensações e esperamos confirmá-las a partir da próxima semana”, concluiu.
Encerrada a fase de preparação, Portugal terá pela frente a 2.ª ronda de pré-qualificação para o Mundial 2023. O primeiro embate da equipa das quinas será diante da Suécia, no dia 12 de agosto (18h00), no Centros de Desportos e Congressos de Matosinhos.
Informações para a Comunicação Social presente em Matosinhos
A Federação Portuguesa de Basquetebol informa que os elementos dos órgãos de Comunicação Social que pretendam marcar presença nos dois eventos FIBA que vão decorrer no mês de agosto no Pavilhão Municipal de Guifões (Challenger sub16 femininos) e no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos (Pre-Qualifiers para o Campeonato do Mundo de 2023), devem fazer-se acompanhar de comprovativo de teste à covid-19 negativo, realizado nas 48 horas anteriores ao jogo em causa.
O procedimento aplica-se a todos os jornalistas e fotógrafos que queiram aceder à zona de imprensa no piso de jogo.
O teste deve ser apresentado no balcão de acreditações, junto da entrada do público, aquando do levantamento da credencial para a partida. Os pedidos de credenciais devem ser enviados para o endereço acreditacoes@fpb.pt.
Eventos de Matosinhos abertos ao público
Na sequência das novas deliberações do Governo divulgadas na passada quinta-feira, a Federação Portuguesa de Basquetebol e a Câmara Municipal de Matosinhos decidiram abrir ao público os dois eventos FIBA que vão decorrer no mês de agosto no Pavilhão Municipal de Guifões e no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, respeitando as normas da Direção-Geral de Saúde.
Para o Challenger de sub16 femininos (Pavilhão Municipal de Guifões), será permitida a entrada de 33% da lotação total do pavilhão, o que corresponde a 98 lugares, para os quais será dada prioridade aos familiares das atletas envolvidas e elementos das equipas visitantes. No que diz respeito aos Pre-Qualifiers para o Campeonato do Mundo de 2023 (Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos), será permitida a entrada de 500 pessoas.
A entrada será feita com a atribuição de pulseiras por ordem de chegada a cada um dos pavilhões e o processo será repetido em cada jogo, o que significa que, no final de cada partida, os espectadores terão que sair do pavilhão. Em ambos os recintos, a atribuição de pulseiras começará a ser feita uma hora antes do início de cada jogo, no respetivo balcão de acreditações, junto da entrada do público.
Agradecemos a compreensão dada a limitação de lugares e o respeito pelas normas de higiene e segurança próprias do período em que vivemos.
Seniores masculinos com último teste de preparação
A Seleção Nacional de seniores masculinos vai ter pela frente o último teste antes dos encontros oficiais da segunda fase de pré-qualificação para o Mundial 2023. Na reta final da preparação, a equipa das quinas vai disputar o II Torneio Internacional de Matosinhos com Angola e Suíça.
O Centro de Congressos e Desportos de Matosinhos volta a ser a casa da Seleção Nacional e também o palco deste segundo torneio amigável (cartaz em anexo). Nesta segunda edição, Angola defronta a Suíça na quarta-feira, pelas 18h30, já Portugal entra em campo na quinta-feira diante da Suíça, também às 18h30, para o último teste antes dos encontros de pré-qualificação.
Todos os jogos contam com transmissão em direto e exclusivo na FPBtv.
Seniores masculinos preparam qualificação para a FIBA 2023 World Cup (Vídeo)
A seleção nacional de seniores masculinos já se encontra a preparar os jogos de qualificação para a FIBA 2023 World Cup e a concentração começou com os habituais exames médicos.
A FPBtv esteve presente na Clínica Lambert, em Lisboa, onde os atletas se concentraram, para apurar os ânimos e compreender quais os objetivos para esta fase inicial. Rafael Lisboa e Sérgio Silva mostraram-se motivados, e Tiago Costa, do Departamento Médico da FPB, explicou os diferentes testes a que os jogadores foram sujeitos.
Luxemburgo substitui Áustria no grupo de Portugal
O Luxemburgo substituiu a Áustria no grupo C, onde está a Seleção Nacional, correspondente à 2.ª ronda da pré-qualificação europeia para o Mundial masculino de 2023.
A FIBA anunciou que por “razões internas”, a congénere austríaca desistiu da competição, pelo que a formação luxemburguesa aceitou o convite do organismo que gere o basquetebol para seguir em prova.
Sendo assim, Portugal vai defrontar o Luxemburgo e a Suécia na “bolha” de Matosinhos, cujos jogos decorrerão entre 12 e 18 de agosto.
Portugal volta a organizar “bolha” da FIBA
Portugal foi novamente o país escolhido para receber e organizar a próxima janela da Pré-qualificação da FIBA com vista ao Mundial 2023.
À semelhança do que tem acontecido durante a última época, a Federação Portuguesa de Basquetebol foi novamente selecionada para acolher mais uma “bolha”, a quarta da temporada, depois do sucesso organizacional reconhecido ao longo das últimas organizações.
O sinal de confiança da FIBA, entidade que regula o basquetebol mundial, coloca novamente Matosinhos como um dos grandes palcos que vai acolher, entre 9 e 19 de agosto, os jogos da Seleção Nacional na disputa por um lugar no Mundial de 2023.
A equipa das quinas está inserida no Grupo C, com a companhia da Áustria e da Suécia.
Calendário:
Suécia vs. PORTUGAL (12 de agosto)
PORTUGAL vs. Áustria (13 de agosto)
PORTUGAL vs. Suécia (16 de agosto)
Áustria vs. PORTUGAL (17 de agosto)
Suécia e Áustria no caminho de Portugal
Portugal vai defrontar a Suécia e a Áustria na segunda ronda da pré-qualificação europeia para o Mundial masculino de 2023, depois de conhecido o resultado do sorteio, que decorreu esta tarde, em Berlim.
A Seleção Nacional encontra-se no grupo C, com os dois primeiros classificados a garantirem o apuramento para a qualificação.
Esta janela de pré-apuramento, que se disputará num sistema de todos contra todos, está agendada para agosto.
Recordamos que a equipa das quinas alcançou a liderança do seu grupo, na primeira ronda de pré-qualificação.
O Mundial 2023 terá como palcos as Filipinas, Indonésia e Japão.
The groups have been confirmed for the #FIBAWC 2023 European Pre-Qualifiers Second Round! ✔️
Read all about it! 👇
— FIBA Basketball World Cup (@FIBAWC) April 28, 2021
Portugal conhece possíveis adversários
Depois de ultrapassada a primeira ronda de Pré-Qualificação para o Mundial 2023 com distinção, a Seleção Nacional de seniores masculinos volta a enfrentar nova fase de Pré-Qualificação que desta vez congrega as oito equipas que não conseguiram apuramento para o EuroBasket 2022.
A segunda ronda de Pré-Qualificação arranca em agosto e além da equipa das quinas vão estar presentes Áustria, Bielorrússia, Dinamarca, Eslováquia, Islândia, Letónia, Macedónia do Norte, Roménia, Suécia e Suíça.
Ainda sem data específica para o sorteio, as 12 seleções vão ser divididas em quatro grupos compostos por três equipas. De cada um dos grupos, os dois primeiros classificados garantem acesso à fase de Qualificação para o Mundial que se disputará em 2023 na Indonésia, Japão e Filipinas.
“Os jogadores têm mérito total nos resultados”
Dois jogos, duas vitórias claras e o salto para o comando do grupo A da 1.ª fase de pré-qualificação para o Mundial 2023. É este o saldo da Seleção Nacional masculina na “bolha” de Nicósia, em Chipre, na qual Portugal bateu a Bielorrússia e a congénere cipriota.
Em jeito de rescaldo, falámos com o selecionador nacional, Mário Gomes, e com os jogadores José Barbosa, Sasa Borovnjak e Gonçalo Delgado, havendo um denominador comum: um balanço muito positivo dos últimos dias.
Mário Gomes não esconde a felicidade depois das duas boas exibições lusas: “O balanço que faço é o mais positivo possível, quer em termos de resultados, quer da forma como trabalhámos para os alcançar. Estou muito satisfeito”, afirma.
Esta convocatória teve caras novas, num grupo de trabalho com vários jovens. Para Mário Gomes, todos os jogadores são convocáveis: “Esta convocatória teve a ver, não só com o presente, mas também com os nossos objetivos a médio prazo, que passam pelo apuramento para o Europeu 2025. Não há seleções do futuro, mas sim seleções do presente. As idades interessam-me pouco, apesar da preocupação de termos à disposição um núcleo de jogadores que tem alguns anos pela frente na Seleção Nacional. Uma palavra para os atletas mais experientes desta equipa, que continuam a mostrar ambição e que jogam com prazer, o que é muito importante para fazer um coletivo forte com os mais novos. Os jogadores que aqui estão têm mostrado valor nos seus clubes, essa é a responsabilidade deles, enquanto toda a restante responsabilidade é da equipa técnica, porque nós é que os chamamos. Mostraram que merecem estar aqui, mas não são os únicos. Esta convocatória foi diferente da anterior e a próxima será diferente desta, provavelmente. Mas conto com todos os jogadores”, garante.
O líder da equipa técnica nacional projeta um bom futuro com esta atitude e deixa fortes elogios aos atletas: “Quando apontámos a meta de estar presentes no Europeu 2025, já tinha mentalizado aproveitar os verões 2020 e 2021, durante os quais tínhamos a informação de que não haveria competições oficiais, para fazer um trabalho diferente, alargar o grupo de convocáveis e realizar jogos frente a seleções mais fortes. Em 2020 o plano saiu-nos gorado pelas razões que todos conhecem e este ano haverá competição oficial, pelo que temos de pensar no presente. Não sabemos quais serão os nosso adversários na próxima fase e qual será o formato, mas uma coisa eu sei: se continuarmos a jogar assim, temos capacidade para discutir um lugar nas séries de qualificação para o Mundial. Para além de termos todos os jogadores disponíveis, espero que possamos dispor de algum tempo para treinar e que façamos mais jogos de controlo, diante de adversários que estejam acima de nós no ranking. Em quase quatro anos fizemos apenas sete jogos de controlo. Treinar não chega, é preciso defrontar equipas mais fortes para poder evoluir. O mais importante é dar total mérito aos jogadores por estes dois resultados, em Nicósia. Obviamente que não é em três dias que se forma uma equipa ou que se muda muita coisa. Os jogadores têm muito mérito nisto”, vinca.
Do lado dos jogadores, José Barbosa já tem os olhos postos na próxima etapa da pré-qualificação: “Faço um balanço bastante positivo destes dois jogos, concretizámos o objetivo de vencer ambos. Terminámos ainda na liderança do grupo, o que foi um extra muito positivo para uma equipa que está a crescer, com muita gente nova. Não pudemos trabalhar assim tanto, ao longo da semana, mas correspondemos da melhor forma. A próxima fase será contra equipas mais fortes, mas só temos de ver isso pelo lado positivo. Só contra essas seleções poderemos crescer e ganhar maturidade. Teremos de jogar da mesma forma, com ambição, e dessa forma as coisas vão correr-nos bem”, projeta.
Sasa Borovnjak, recentemente naturalizado português, e autor de uma grande exibição este sábado, mostra-se cada vez mais integrado: “Estes dois jogos foram muito importante para nós. Estivemos muito focados e seguimos os plano de jogo traçados. Jogámos como equipa, fizemos a diferença. A minha adaptação a esta equipa foi muito fácil, porque já havia jogado antes com vários colegas. Podermos voltar a jogar juntos não é difícil. Sinto-me melhor a cada jogo pela Seleção”, destaca.
Outro dos destaques lusos foi Gonçalo Delgado, que esteve em grande estilo em ambos os encontros. O jovem poste abordou a sua postura em campo: “Com pouco tempo de trabalho, conseguimos duas vitórias importantes. Tentei transmitir boa energia à equipa, nomeadamente à defesa, para consequentemente marcarmos mais pontos”, diz.
Exibição de gala leva Portugal a mais uma vitória
Portugal voltou a realizar uma grande exibição, este sábado, o que lhe valeu uma vitória por 84-52 diante de Chipre, no encerrar da 1.ª fase da pré-qualificação para o Mundial 2023.
A Seleção Nacional masculina terminou na liderança do grupo A em grande estilo, com quatro triunfos consecutivos.
O jogo frente à turma cipriota, equipa anfitriã, começou equilibrado, mas um parcial de 11-0 favorável às nossas cores foi o tónico para aquilo que se seguiria, com Portugal a chegar ao intervalo com uma vantagem de 23 pontos (45-22), para a qual muito contribuíram os oito triplos registados.
Graças a parciais de 17-16 e 22-14, no segundo tempo, a nossa Seleção garantiu uma vitória por grande margem e demonstrativa da sua qualidade.
Mais uma vez, a formação lusa revelou eficiência defensiva e desenhou jogadas de grande qualidade, com alguns grandes afundanços a abrilhantar.
No capítulo individual, na equipa de Portugal, realce para as exibições de Sasa Borovnjak (21pts, 11res, 3ast, 1rb), Rafael Lisboa (15pts, 1res, 2ast) e Gonçalo Delgado (13pts, 2res, 1ast).
A Seleção Nacional segue agora para a 2.ª fase do pré-apuramento.
Portugal fecha 1.ª fase da pré-qualificação para o Mundial 2023 este sábado
Portugal encerra, este sábado (14h), a 1.ª fase da pré-qualificação para o Mundial 2023, frente a Chipre, anfitrião da “bolha” de Nicósia, num encontro com transmissão na FPBtv. De recordar que a Seleção Nacional masculina já garantiu passagem para a próxima fase do apuramento.
Na quinta-feira, com uma grande exibição, Portugal venceu a Bielorrússia por 75-57 e assumiu a liderança do grupo A da 1.ª fase de pré-qualificação para o Mundial 2023.
Foi a terceira vitória consecutiva da Seleção Nacional masculina e a primeira derrota bielorrussa nesta campanha de apuramento.
Depois de um primeiro quarto equilibrado (14-12), a formação lusa aumentou a eficácia ofensiva e começou a neutralizar o jogo adversário, o que se traduziu em parciais de 25-11 e 17-6, que colocaram o resultado em 56-29 à entrada para os últimos dez minutos.
Até final, Portugal abrandou um pouco o ritmo, mas nada que colocasse em causa um triunfo indiscutível, alicerçado numa prestação muito segura.
Na nossa Seleção, que dominou no capítulos lançamentos de dois e três pontos, assim como nos ressaltos, destacaram-se Francisco Amarante (14pts, 2res, 2ast), Diogo Ventura (13pts, 6res, 6ast, 2rb) e Gonçalo Delgado (11pts, 3res, 1rb, 1dl).
No final da partida. ouvimos as reações dos jogadores Miguel Queiroz, Diogo Ventura e Cláudio Fonseca.
Miguel Queiroz – “Sabíamos que ia ser um jogo complicado, na Bielorrússia só cedemos na parte final do encontro, devido a alguns erros. Entrámos muito focados esta tarde, queríamos ganhar e depois, com uma vantagem alargada, pudemos lutar pela liderança do grupo. Jogámos com muito caráter e identidade, ganhámos a luta dos ressaltos, e no final fomos felizes.”
Diogo Ventura – “Um dos fatores mais importantes que nos deu a vitória foi a nossa defesa. Conseguimos parar os pontos fortes da Bielorrússia, como o seu jogo debaixo do cesto, os seus contra-ataques e os lançamentos exteriores.”
Cláudio Fonseca – “Conseguimos bater-nos fisicamente com a Bielorrússia, controlámos o seu ritmo de jogo e cumprimos em todos os aspetos defensivos. Houve um grande espírito de equipa, dos jogadores mais velhos aos estreantes.”
Noticias da Federação (Custom)
“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.
Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.
Legenda
Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.
Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.
Miguel Maria
“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”
Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.
Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.