Artigos da Federaçãooo

Concluída a 1.ª volta da Liga Betclic Feminina: as surpresas, os destaques, os números

Está dada por encerrada a primeira volta da Liga Betclic Feminina 2024/2025. O Esgueira Aveiro termina as 11 primeiras rondas no topo, como esteve praticamente toda a competição, mas é em Barcelos que reside a atual MVP, Rebecca Taylor, com a colega de equipa, Anaya Peoples, a intrometer-se logo atrás na corrida pelo prémio.

Eis a primeira volta em análise:

A CLASSIFICAÇÃO

O Esgueira Aveiro lidera a competição, com dez vitórias em 11 jogos; o único desaire foi contra o SL Benfica, que segue no segundo posto, com duas derrotas: frente ao Sportiva Azoris Hotels, na 2.ª jornada, e frente ao Imortal TCars, na 10.ª. O Galitos FFonseca segue em 3.º, com oito vitórias, e o GDESSA Barreiro em 4.º, com sete jogos ganhos. Em igualdade pontual com o coletivo da Margem Sul está o Sportiva Azoris Hotels, igualmente com um registo de 7-4, mas cujos critérios de desempate empurram para o 5.º lugar.

De referir que as quatro primeiras equipas avançam para a Final Four da Taça Federação, que se disputa no final de janeiro, em Queluz.

No espetro oposto, está a ABTF Betão Vagos, última classificada, tendo vencido apenas o CPN, na 10.ª jornada. O emblema de Ermesinde está no limiar da zona de despromoção (10.º), em igualdade pontual com o CAB Madeira (11.º), ambos com apenas duas vitórias. A AD Sanjoanense, que, com o Vagos, subiu esta época à Liga Betclic, encontra-se em 9.º, com quatro vitórias. Imortal TCars, Basquete Barcelos HMMotor e CRC Quinta dos Lombos ocupam, respetivamente, o 6.º, 7.º e 8.º posto.

“BIKUDAS” SURPREENDEM COM OITO JORNADAS INVICTAS

Foi uma feliz primeira volta para as comandadas de André Janicas, que aguentaram os impactos mais fortes do Imortal e do Galitos FFonseca e só perderem em casa do SL Benfica, à 9.ª jornada. As “Bikudas” ficaram em 4.º lugar em 2023/2024 (fase regular), tendo caído nas meias-finais dos playoffs por 2-0, frente ao Sportiva Azoris Hotels. Este ano, o grupo tem sido um dos destaques maiores desta Liga Betclic Feminina.

Para o sucesso desportivo do Esgueira Aveiro tem também contribuído muito o aspeto defensivo, com 160 roubos de bola em 11 jogos (14.5 por jogo) – o 2.º lugar tem 103 (CRC Quinta do Lombos) – o que pode explicar o mérito coletivo que as “Bikudas” tiveram na primeira volta, com 690 pontos sofridos (menos, só o SL Benfica, 594, e os Lombos, 672). Gabriela Raimundo é a recordista, com 40 “steals” (Peoples tem 38); Inês Ramos tem 29 e Ana Raimundo 24, provando o quão difícil é ultrapassar este “backcourt” aveirense.

O Esgueira já voltou a perder depois do desaire no Fidelidade, desta feita com o GDESSA Barreiro, mas a contar para a Taça de Portugal Feminina. Curiosamente, o coletivo de Santo André do Barreiro é o primeiro adversário das “Bikudas” em 2025, na 13.ª jornada da Liga Betclic Feminina, no primeiro fim de semana do próximo ano.

CORRIDA PELO MVP

A liderar as hostes, Rebecca Taylor. A MVP da fase regular da última temporada continua em evidência e no topo das mais valorizadas – 27.7val. A norte-americana também lidera o ranking das melhores pontuadoras, com 20.8ppj, algumas casas abaixo dos 26.63ppj de 2023/2024. O que pode estar relacionado com a chegado ao plantel do Basquete Barcelos HMMotor de Anaya Peoples – que, com 19.2ppj e 26.7 de valorização média, acompanha de perto a conterrânea. As “rainhas” de Novembro e de Outubro, respetivamente, com os troféus de MVP do Mês a continuarem exclusivamente em Barcelos (depois de Rebecca ter vencido todas as edições da última época).

Matehya Bryant (Galitos FFonseca), contudo, está a meras décimas do 2.º posto, com 26.4val e 19.1ppj – e tem tomado para si o papel de principal ameaça ofensiva do Galitos FFonseca, que tem estado em grande evidência nesta Liga Betclic. Schekinah Bimpa, a liderar uma AD Sanjoanense recém-chegada, leva 23.9val. Na ABTF Betão Vagos, Jade Compton tem contribuído com números de excelência (20ppj).

OS RECÉM-CHEGADOS; SANJOANENSE A UM PONTO DOS LUGARES DE PLAY-OFF

Fados distintos para as duas equipas que subiram esta época à Liga, vindas do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Feminina (CN1F). A ABTF Betão Vagos leva uma vitória, frente ao CPN. A AD Sanjoanense, por seu lado, segue em 9.º, com 15 pontos, muito perto do “top8” – lugares que dão acesso à fase a eliminar da competição. Carolina Anacleto tem sido uma verdadeira maestra para o coletivo de São João da Madeira, com 92 passes para cesto em 11 jogos (8.4 assistências em média) – e leva o máximo de assistências da Liga num só jogo (14). Mais perto, só Mariana Duran Calvete, com 64 passes certeiros em 10 encontros. Já a reforço Schekinah Bimpa é a líder nos ressaltos ofensivos (5 por jogo) e tem-se mostrado uma brutal ameaça ofensiva no grupo de Inês Peres.

Carolina Anacleto (à direita)

KEY-MATCH

A surpreendente vitória do Imortal TCars frente ao SL Benfica foi um dos jogos da primeira ronda, com incertezas do início ao fim. As algarvias cimentaram um vantagem de 20 pontos que as “águias” não conseguiram reduzir, e o coletivo de Catarina Miranda, que chegou ao triplo-duplo (20pts, 11res, 12ast), impôs a segunda derrota do campeão em título (já tinha perdido logo na jornada inaugural com o Sportiva Azoris Hotels). Esta equipa do Imortal, aliás, já tinha dado que falar, quando na 7.ª jornada foi protagonista de um encontro com um total de 28 triplos, 18 por parte do Imortal TCARS e dez do CAB Madeira.

E por falar no CAB, destaque também para a eficácia de Maelys Martinet, do emblema insular, que ainda não falhou um lançamento livre em 2024/2025: foram 29 tiros certeiros em 29 tentativas. Mais perto só Maianca Umabano, do GDESSA Barreiro, com 92%, 35 em 38, e Megan Callahan, do Imortal, igualmente com 92%, 12/13.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

O QUE ESPERAR DA SEGUNDA VOLTA

Muita competitividade, muitas equipas a querer avançar para a fase seguinte, emoção em cada pavilhão, diversas “provas de fogo” para os 12 emblemas da Liga Betclic Feminina. A começar já este domingo, 29 de dezembro, na 12.ª jornada da prova maior do Basquetebol português.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Natal em família é Natal com Basquetebol

Os nossos Clubes têm uma mensagem de Natal para ti. A nossa árvore natalícia não parou de crescer; cada bola é um simbólico gesto de boas festas que, em comunhão entre Clubes e Federação, endereçamos a todos os que os continuamente cuidam do Basquetebol, seja dentro ou fora das quatro linhas, dentro ou fora do pavilhão. O nosso feliz Natal

Além disso, partilhamos de igual modo as iniciativas dos vários emblemas do Basquetebol português. Começando pela UD Oliveirense, que está a promover uma “Oficina Unio” no Parque de Natal – La-Salette, que até foi cenário do último episódio da Magazine Liga Betclic, partilhamos as louvosas iniciativas dos emblemas portugueses que durante todo o ano se dedicam ao Basquetebol.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Oliveirense Basquetebol | Formação (@oliveirensebasquetebolformacao)

(em atualização)


Lual Rahama, MVP da 9.ª jornada da Liga Betclic Masculina

Concluída a 9.ª jornada da Liga Betclic Masculina e quem vai passar a noite de Natal como MVP é Lual Rahama, da Ovarense Gavex, que quase chega ao duplo-duplo: 26 pontos, nove ressaltos. Ao seu lado no Cinco Ideal estão Trey Moses (Vitória SC), Ty Toney (Esgueira Aveiro OLI), Malik Morgan (UD Oliveirense) e Makram Romdhane (SL Benfica).

Confere as estatísticas:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

*O fator principal na escolha de MVP é o índice MVP que se encontra na estatística do jogo. Em caso de igualdade, o critério de desempate é o tempo de jogo, sendo dada prioridade a/ao atleta que jogou menos tempo.

*O cinco ideal é selecionado com base em todas as posições em campo e não pela simples ordem de valorização.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


CN 2 Masculina: CLIP Teams e FC Barreirense Sub23 superam líderes

No Campeonato Nacional da 2ª Divisão Masculina, o CLIP Teams, no grupo Norte D, e o FC Barreirense Sub23, no grupo Sul D, venceram os líderes.

 

1ª Fase – Norte A

O BC Valença/Intermarché não vacilou e ultrapassou o FAMABASKET, confortavelmente, por 64-86. O segundo classificado, Famalicense AC Sub23, perdeu na visita ao Basquete Barcelos Sub2385-72 -, com Afonso Anjo (27pts, 11res, 3ast; 22 val.), Hugo Especial (12pts, 16res, 1rb) e Leonardo Costa (10pts, 10res, 1ast, 1dl) a serem decisivos nos barcelenses. Miguel Costa (26pts, 5res, 1ast, 5rb; 23.5 val.) e Carlos Mota (22pts, 7res, 5ast, 3rb) revelaram a maior dose de inconformismo, nos visitantes.

O Monção BC Coura capitalizou o fator casa, ante o BC Limiense – 77-58.

1ª Fase – Norte B

O CD José Régio trouxe a vitória do reduto da Juvemaia ACDC – 60-64 – e conserva a liderança.

Segue-se o SC Vasco da Gama Sub23, vitorioso no duplo compromisso, frente a GDB Leça – 76-84 – e UAA Aroso – 74-65. O Guifões SC Sub23 vergou igualmente o GDB Leça – 52-74. O Maia BC Zoo da Maia Sub23 venceu e aproximou-se do Académico FC Sub2366-56 -, à boleia dos números de Santiago Oliveira (18pts, 5res, 4ast, 1rb, 1dl; 18 val.), Tiago Santos (12pts, 8res, 3ast, 2rb) e Leandro Baptista (15pts, 4res, 2rb). Pelos portuenses, destacaram-se Gonçalo Prata (13pts, 5res, 6ast, 6rb; 20 val.) e Bruno Gonçalves (8pts, 4res, 2rb).

1ª Fase – Norte C

O CBP mostrou créditos de líder e passou o teste, frente ao Club 5Basket Sub23 – 63-78.

O Fides Gondobasket, o mais direto perseguidor, triunfo, no recinto do LAC Basquetebol Clube – 57-88. O Estrelas Brigantinas mostrou-se mais forte do que a AAUTAD – 89-70. O Mirandela BC O Cerdoura superou, em partida equilibrada, o CD Aves 1930 – 50-53.

1ª Fase – Norte D

O líder Basket Clube de Gaia caiu frente ao CLIP Teams – 60-55 -, mas preservou o comando a solo,  mercê da derrota da Esc. Mod. SLBenfica OAZ, contra a UD Oliveirense Sub23 – 74-65. O GRIB obteve a vitória mais dilatada do grupo, em Gaia, frente ao GD Bolacesto – 53-83.

1ª Fase – Norte E

O Anadia FC/SUNLIVE GROUP soma e segue, tendo batido o SC Beira-Mar Sub23 – 88-45 -, o que significou a décima vitória em outras tantas possíveis. O Illiabum Sub23/Exitcasa contornou a resistência do Sangalhos DC Sub23 – 50-67. O ACR Vale Cambra festejou a terceira vitória da temporada, no duelo com o Aveiro Ria – 57-74.

1ª Fase – Sul A

O Unidos/Universalis prevaleceu, com clareza, perante a ABA/IPCB – Sub2347-64 -, desfecho com intervenção preponderante de Fernando Mário (15pts, 9res, 2ast, 1rb; 24 val.) e Ericles Jesus (8pts, 11res, 2rb). Nos albicastrenses, sobressaíram Bernardo Matos (14pts, 7res, 6ast, 3rb) e Rafael Oliveira (4pts, 4res).

Atrás surge o A.C. Moscavide, que suplantou o Stella Maris/PROFRESCO – 52-50. Encerra o pódio a União de Leiria, soberana na receção à SIMECQ59-51 -, muito por culpa de Abismael Veloso (17pts, 9res, 1ast, 4rb; 20.5 val.), Rafael Gomes (12pts, 6res, 2ast, 2rb, 1dl) e Miguel André (16pts, 7res, 3ast, 6rb). Nota mais, na turma vencida, para Pedro Delgado (19pts, 4res, 1rb) e Rui Reis (5pts, 6res, 1rb).

O C.R. Casal do Grilo estreou-se a ganhar, pela margem mínima, na Covilhã, frente ao CDC – AAUBI – 81-82.

1ª Fase – Sul B

O GDEMAM confirmou o favoritismo, com uma vitória expressiva, em casa do Basket de Loures – 48-80. À espreita de um deslize, está a U.D. Vilafranquense, que se afirmou ante o Paço de Arcos Clube Sub23 – 87-73. A Física Torres Vedras derrubou a oposição, sem sobressalto, dos Salesianos Lisboa – 45-78. No frente a frente a opor Alenquer Basket Clube e Carnide Clube Sub23, os dois pontos penderam para os forasteiros – 52-65.

1ª Fase – Sul C

Salvador Gomes (15pts, 4res, 6ast, 4rb; 23 val.) e José Carneiro (11pts, 4res, 9ast, 2rb) alavancaram o Sporting CP Sub23 para um triunfo robusto, diante da União do Forte92-52 -, que teve em Fábio Rodrigues (23pts, 13res, 1ast, 1rb; 22.5 val.) e Miguel Lopes (11pts, 3res, 2ast, 1rb) os elementos mais esclarecidos.

A Academia do Lumiar aplacou, de forma contundente, as intenções do Odivelas Basket – 74-94 – e dista duas vitórias do líder. Dono do terceiro lugar, o Sport Algés e Dafundo superiorizou-se ao Belenenses Sub23 – 77-71.

Em jogo fértil em pontos, o VILLAMARO Med. Imob./LOBOS bateu o CNN81-85 -, desenlace com a marca de Pierre Mary (24pts – 7/7 2pts, 8res, 2ast, 2rb; 35 val.) e José Lopes (15pts, 9res, 3ast). Nos anfitriões, emergiram Edoardo Cavazzoni (19pts, 11res, 2ast, 3rb, 1dl; 28.5 val.) e Gui Castro (13pts, 6res, 4ast, 3rb).

1ª Fase – Sul D

No encontro mais apetecível da jornada, o FC Barreirense Sub23 transpôs o primero classificado Seixal Superveda67-69 -, beneficiando da estratosférica prestação de Wagner Oliveira (23pts, 17res, 2ast, 4dl; 40.5 val.), bem secundado por Tiago Barros (16pts, 3res, 1ast, 3rb). De salientar a réplica assinada por Tiago Fernandes (19pts, 7res, 1ast, 3rb) e Yaniv Gurny (11pts, 4res, 2ast, 3rb, 1dl).

O Montijo Basket Associação aproveitou o embate no topo para encurtar distâncias, ao vencer o Galitos Barreiro Sub23 – 79-55. O Real Clube Vale Cavala rubricou a vitória mais dilatada, diante do Clube Elvense de Natação – 116-46.

1ª Fase – Sul E

O Ginásio Ibéricafrio Sub23 traduziu a lógica classificativa em campo, frente ao CAB Grândola – Os Javalis – 66-113. O Quarteira Tubarões espelhou igualmente o favoritismo no marcador, perante o Gaviões de São Brás Clube – 90-40. O ASC/BVRM/T. Del Rei venceu o Beja Basket Clube – 77-57.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: CLIP Teams/DR

CN 2 Feminina: CD José Régio vence e vê primeiro lugar da zona norte B ao seu alcance

No Campeonato Nacional da 2ª Divisão Feminina, entre os cinco emblemas sem derrotas, foram a jogo BC Limiense, SIMECQ Sub22 e Sporting CP Sub22, que continuam incólumes. O CD José Régio venceu o SC Coimbrões Sub22, líder da zona norte B, e, com um jogo em atraso, depende apenas de si para vir a somar os mesmos pontos das gaienses.

1ª Fase – Norte A

O BC Limiense averbou a décima vitória em igual número de jogos, no terreno do GD André Soares – 37-68 -, e permanece invicto. Segue-se o Futebol Clube de Vizela, soberano na visita ao SC Maria Fonte – 41-68. Já o CB Viana Tintas Bricor suplantou o último classificado, FAMABASKET, por expressivos 69-38.

1ª Fase – Norte B

O CD José Régio dominou o encontro, diante do líder SC Coimbrões Sub22 – 93-28 -, e só depende de si para escalar ao topo.

Com Mariana Gonçalves (16pts, 6res, 6ast, 3rb; 29.5 val.) e Ana Madureira (11pts, 6res, 1rb) em plano de destaque, o Guifões SC suplantou o GD Bolacesto74-50 -, apesar das diligências de Nair Lemos (14pts, 9res, 4ast, 1rb) e Mariana Correia (5pts, 5res, 1ast, 1rb, 1dl).

O SC Vasco da Gama celebrou a terceira vitória da temporada, na receção ao Club Sport Marítimo/CAB – 71-60.

1ª Fase – Norte C

O líder Club 5Basket JBL M&PUB traduziu o seu favoritismo para o terreno de jogo, perante a AAUTAD – 42-103. Logo atrás surge o NCR Valongo/Valetel, soberano no compromisso caseiro com o FCS/BC Campo66-44. Maria Silva (22pts, 5res, 6rb; 27 val.) e Isabela Rocha (7pts, 6res, 2ast, 2rb) foram as mais expeditas, nas locais, ao passo que Catarina André (8pts, 18res, 1rb) e Mariana Ribeiro (12pts, 5res, 3ast, 1rb) corporizaram a resistência forasteira.

Com Maria Pequeno (20pts, 6res, 3ast, 1rb, 1dl; 22 val.) e Joana Valdoleiros (9pts, 10res, 2ast, 3rb) em plano de destaque, o Maia BC Playground Sub22 derrubou a oposição da Juvemaia ACDC53-44 -, que tiveram em Maria Alves (16pts, 7res, 5rb) e Hope Jordens (6pts, 6res, 2rb) os elementos mais inconformados.

1ª Fase – Norte D

O GDG/Reis & Ana consolidou o segundo posto, ao bater, perante o seu público, o Atómicos Eletrosantos-T21 – 68-45.

O GiCA/ATZ ditou leis, no confronto com a AD Sanjoanense Sub22 – 68-57.

1ª Fase – Norte E

A Académica, segunda classificada, não perde de vista o lugar mais alto, depois de transpor o BCX – Basquetebol Condeixa – 64-25.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por AAC – Basquetebol (@academicabasket)

Também o NDA Pombal obteve uma vitória categórica, no recinto do Sangalhos Desporto Clube – 47-84.

A AR Amarense afirmou-se, perentoriamente, ante o Guarda UP – 57-14.

1ª Fase – Sul A

A SIMECQ SUB22 levou de vencida a Física Torres Vedras – 88-38 -, por margem convincente, e continua invicta. Na perseguição direta à líder, está o Unidos/AAUBI/Farm Moderna, vitorioso no campo do Santarém BC – 43-76. Encerra o pódio o Paço de Arcos Clube, mais forte do que o CNAbrantes – 59-47.

1ª Fase – Sul B

Com prestações sóbrias de Maria Oliveira (14pts, 3res, 4ast, 1rb) e Maria Cruz (17pts, 12res, 2ast, 2eb), o Sporting CP Sub22 ultrapassou o GDESSA Sub2256-48 -, não obstante os esforços de Letícia Vieira (13pts, 10res, 1ast, 3rb, 2dl) e Marta Junho (20pts, 3res, 2ast, 4rb).

O Bilstein Group/LOBOS beneficiou das atuações esclarecidas de Anne Bertrand (18pts, 3res, 5rb), Carlota Soares (11pts, 5res, 3ast, 4rb) e Daniela Ferreira (19pts, 6res, 2ast, 2rb) para levar avante as suas intenções, frente ao BAC Pastelaria Paço Real52-79. De enaltecer, nas almadenses, os desempenhos de Kayla Luebbe (31pts, 12res, 2ast, 4rb, 1dl; 42.5 val.), MVP do encontro a larga distância, e Ciara Pã (8pts, 3res, 2ast).

O Portimonense SC superiorizou-se ao Seixal Clube 192529-46. Ana Farinha (8pts, 4res, 1rb) e Inês Rafael (4pts, 9res) e Jacira Paulo (4pts, 7res, 1rb), nas locais, Sadigato Jamanca (9pts, 7res, 4rb), Inês Pacheco (8pts, 9res, 5ast, 6rb) e Raquel Mendes (3pts, 13res), nas visitantes, assumiram-se como as atletas mais influentes da partida.

Ancorado em Nozati Baloi (13pts, 1res, 1rb) e Joana Espinheira (11pts, 8res, 1ast, 4rb), o CNN passou o teste com o Carnide Clube Sub2254-49 -, que igualou pontualmente e passou na tabela classifativa. De enaltecer, nas vencidas, os dígitos de Inês Pedroso (13pts, 16res, 2rb, 2dl; 22.5 val.) e Lara Sousa (4pts, 11res, 2ast, 1rb).

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: CD José Régio/DR

CN 1 Masculina: Guifões S.C. bate e iguala o líder Club 5Basket Gondomar, na zona norte

No Campeonato Nacional 1ª Divisão Masculina, o Guifões S.C. aproximou-se do topo da zona norte, estando em igualdade pontual com o Club 5Basket Gondomar. AAC Efapel, Belenenses e Ginásio Serviplaco ocupam a dianteira dos restantes grupos.

1ª Fase – Zona Norte

O Guifões S.C. suplantou e igualou o líder Club 5Basket Gondomar89-69 -, com o contributo decisivo de Miguel Barros (28pts, 9res, 1ast, 1rb, 1dl; 37 val.), MVP do encontro, e Dymir Montague (27pts, 10res, 2ast, 4rb, 3dl; 34.5 val.). Nos forasteiros, nota mais para José Vilela (21pts, 10res, 2ast, 2rb) e Francisco Pereira (16pts, 6res, 1rb).

O Basquete Barcelos Eticol venceu o CB Viana NortAluga – 73-79 – e encerra o trio da frente, que somam os mesmos quinze pontos.

Em casa, o FAC – Crédito Agrícola vergou o último classificado, GD André Soares69-58 -, mercê, em parte, das atuações acima da média de Gustavo Nunes (15pts, 11res, 3rb) e Matheus Pinto (9pts, 9res, 1ast, 1rb). Nos bracarenses, assinalam-se as prestações de Herikson Quintas (15pts, 16res, 1ast; 26 val.), o mais valorizado da partida, e João Ribeiro (4pts, 3res, 1ast, 1rb).

1ª Fase – Zona Centro-Norte

A AAC Efapel mantém-se firme no topo, tendo superado, com distinção, o embate com o Olivais FC69-53 -, à boleia dos dígitos de Danilson Francisco (17pts, 10res, 1ast, 4rb, 3dl; 30 val.) e Miguel Silva (17pts, 4res, 6ast, 3rb). Nos conterrâneos e opositores, sobressaíram Tiago Espada (12pts, 7res, 3ast, 2rb) e João Silva (5pts, 7res, 1ast, 3rb).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por AAC – Basquetebol (@academicabasket)

No seu encalço, surge o SC Beira-Mar, autoritário na deslocação ao Porto para enfrentar o Académico FC88-108 -, desfecho que se correlaciona com as exuberantes performances de Jacquelino Mendonça (38pts, 11res, 3ast, 1dl), que atingiu a notável marca de 50 de valorização, e Pedro Carvalhal (28pts, 9res, 11ast, 2rb; 41.5 val.). Nos anfitriões, Jose Benitez (18pts, 13res, 1ast, 5rb) e Gonçalo Gorito (6pts, 3res, 3ast, 4rb) elevaram a fasquia.

Encerra o pódio o NCR Valongo/Comida C/Amor, vitorioso na receção ao FC Gaia 74-71 -, com Delvin Barnstable (25pts, 13res, 1ast, 3rb; 32 val.) e Giorgi Gogua (18pts, 13res, 2dl) em evidência. A réplica gaiense assentou em Ayomide Dada (18pts, 9res, 3rb, 1dl), Pedro Lopes (19pts, 2res, 1rb) e André Valgode (15pts, 4res, 2ast, 5rb).

A AD Sanjoanense ditou leis, no reduto do GDG Rascunhos Urbanos 63-75 -, alavancada por Evandro Delgado (16pts, 11res, 3ast, 3rb, 1dl; 29 val.) e Abraham Irazabal (18pts, 10res, 2ast, 2rb, 1dl). No conjunto da Gafanha da Nazaré, deram nas vistas Gregory Rowson (13pts, 16res, 2ast, 1rb, 1dl) e João Neves (15pts, 10res, 2rb, 1dl).

1ª Fase – Zona Centro-Sul

O Belenenses ultrapassou, sem sobressalto, o Queluz O Nosso Prego Sub2387-64 -, com Daniel Caldwell (16pts, 9res, 9ast, 2rb; 31.5 val.) e Kisingo Domingos (10pts, 9res, 1ast, 3dl) a reclamarem o protagonismo. De enaltecer as diligências contrárias de Duarte Meném (15pts, 6res, 1ast, 8rb) e André Marques (13pts, 2res, 6ast, 1rb).

O Eléctrico Futebol Clube, segundo classificado com os mesmos pontos, suplantou o Fayal SC72-52. Emerson Halbleib (20pts, 16res, 1rb, 5dl; 33.5 val.) e Mário Neves (10pts, 15res, 6ast, 2rb, 1dl; 30 val.) lideraram as pretensões do emblema de Ponte de Sor. No coletivo açoriano, o maior inconformismo partiu de Jalil Myers (22pts, 8res, 2ast, 2rb, 2dl) e Davide Buccilli (24pts, 2rb).

À espreita de um deslize, está a ABA IPCB, que prevaleceu no confronto com o CBC – Coração do Ribatejo71-80 -, triunfo com a marca de Luckeny Alberto (18pts, 2res, 4ast, 2rb), Manuel Fortuna (19pts, 3res, 2ast, 3rb) e Wamulundi Simwinga (19pts, 3res). Na formação da Chamusca, merecem ênfase as exibições de Eric Fernandes (19pts, 7res, 7ast, 2rb), Ivan Fernandes (12pts, 10res, 2rb) e Samuel Garrido (21pts, 4res, 1ast, 1rb).

Foto: ABA IPCB

Dono do quinto posto, o Sporting Clube Marinhense recebeu e venceu o Paço de Arcos Clube76-57 -, tirando proveito das atuações inspiradas de Simão Fino (22pts, 8res, 4ast, 1rb, 1dl; 33.5 val.), MVP da contenda, e Arlindo Martins (18pts, 11res, 1ast, 1dl). Na formação vencida, os mais afoitos foram Tyler Harris (8pts, 10res, 2ast) e Guilherme Cardoso (12pts, 5res, 2ast, 3rb).

1ª Fase – Zona Sul

O Ginásio Serviplaco bateu o Portimonense SC Sub2366-78 – e continua intocável. Neste êxito fora de portas, tomaram as rédeas Matias Bernardini (23pts, 5res, 2ast, 2rb), Rafael Wildner (8pts, 10res, 2ast) e Ernesto Fortes (18pts, 3res, 1ast). Na equipa da casa, emergiram as figuras de Eduardo Silva (14pts, 5res, 1ast, 1rb) e Destiny Olu-Elijah (15pts, 8res).

O Portimonense SC Sub23 voltou a não ser feliz, na visita ao recinto do Scalipus CS 86-75 -, com os setubalenses a beneficiarem do engenho de Martim Pereira (18pts, 5res, 2ast, 4rb, 1dl) e Juscelino Ricardo (25pts, 8res, 9ast, 2rb, 1dl). O maior ascendente estatístico nos homens de Portimão pertenceu a Geovanny Nwamba (15pts, 13res, 4ast, 2rb) e Destiny Olu-Elijah (16pts, 3res, 2ast, 3rb).

No duelo com o Carnide Clube, o Scalipus CS teve sorte oposta, saindo derrotado por 83-67. Gonçalo Marques (22pts, 9res, 8ast, 9rb; 39 val.), MVP da partida e muito próximo do triplo-duplo, e Hélder Vaz (16pts, 9res, 2rb, 1dl) deram o mote para o sucesso caseiro. A réplica setubalense foi encabeçada por Alexander Maurício (22pts, 5res, 4rb) e Juscelino Ricardo (10pts, 8res, 1ast, 1rb).

Em missão dupla, o BAC/Crossjoin Solutions começou por aplacar o Estoril Basket Clube85-73 -, fruto, em parte, dos números rubricados por Afonso Ruas (13pts, 11res, 6ast, 2rb, 1dl; 30.5 val.) e Bruno Celestino (11pts, 11res, 2ast, 2rb, 2dl). Na formação do Estoril, há um trio em patamar de destaque: João Ramos (14pts, 4res, 2ast), Gonçalo Pais (20pts, 1res) e Gonçalo Lopes (9pts, 5res, 1ast).

Seguiu-se mais um capítulo positivo para o BAC/Crossjoin Solutions, no desafio com o CBA Município Albufeira50-60 -, no qual Bruno Celestino (12pts, 8res, 3ast, 3rb) e Afonso Ruas (15pts, 4res, 1ast, 1rb, 1dl) assumiram as despesas. Nos algarvios, Gerson Soares (14pts, 8res, 1ast, 1dl) e Cley Cabanga (2pts, 5res, 3ast) tiveram as melhores colheitas.

O Estoril Basket Clube capitalizou o fator casa, ante o Atlético Clube Portugal62-58 -, desenlace que se ajuda a explicar pelo arrojo exibido por Rui Nery (16pts, 7res, 1ast, 1rb), Gonçalo Lopes (9pts, 6res, 2ast, 2rb) e Evandro Adriano (5pts, 9res, 1rb, 5dl). Na turma vencida, Eric Pedro (17pts, 19res, 1ast, 1dl) e Manda João (5pts, 4res, 4ast, 2rb) procuraram inverter o rumo dos acontecimentos.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: Guifões SC/DR

Taça Federação joga-se a 25 e 26 de janeiro

A Taça Federação está de regresso para a XV edição e já se conhece a data e as equipas que a vão disputar. Para esta competição apuram-se as quatro equipas que ocupam as primeiras quatro posições da tabela classificativa no final da primeira volta, da Liga Betclic Feminina. Assim sendo, será o Esgueira Aveiro, o SL Benfica, o GDESSA Barreiro e o Galitos FFonseca que irão lutar para a conquista desta Taça.

Será no fim de semana de 25 e 26 de janeiro, no Pavilhão Henrique Miranda, em Queluz, que as equipas entram em campo com a seguinte parelha: Esgueira Aveiro versus GDESSA Barreiro, pelas 14h; e com o SL Benfica a medir forças com o Galitos FFonseca, pelas 16h30.

As equipas que vencerem no primeiro dia disputam a Final no dia 26 de janeiro, pelas 11h45. A todos aqueles que não consigam deslocar-se ao pavilhão, os jogos serão transmitidos na FPBtv e, a Final, terá transmissão na DAZN. As informações sobre os bilhetes serão divulgadas em breve.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

 


CN 1 Feminina: Sporting Clube Portugal dilata a liderança da zona sul

No Campeonato Nacional da 1ª Divisão Feminina, o Sporting Clube Portugal bateu o Clube Basket de Queluz, no encontro cabeça de cartaz da prova, e consolidou o comando da zona sul. O Sporting Clube Coimbrões retomou o curso das vitórias e continua a encabeçar a zona norte. Mya Burns, do CDEFF Hosp. Part. Madeira, é a MVP da ronda 11, com 42.5 de valorização.

 

1ª Fase – Zona Norte

O Sporting Clube Coimbrões regressou às vitórias, na receção ao CPN Sub2275-63 -, com Maria Marinho (19pts, 7res, 6ast, 5rb; 27 val.) e Lauren Golding (12pts, 8res, 3ast, 1dl) a dividirem as despesas. No conjunto de Ermesinde, as atenções repartiram-se entre Carolina Ferreira (11pts, 9res, 1rb, 2dl), Marta Rodrigues (13pts – 8/9 LL -, 1res, 3ast, 4rb) e Vitória Dias (13pts, 5res, 3ast, 1dl).

No seu encalço, está o Sporting Clube de Braga, vitorioso no compromisso caseiro com o CD Póvoa78-50 -, duelo marcado pelas atuações de Aja Blount (24pts, 13res; 37 val.), MVP do encontro, e Bárbara Miranda (12pts, 5res, 7ast, 1rb), nas minhotas, Sara Dias (14pts, 9res, 2rb, 2dl) e Filipa Teixeira (4pts, 2res, 3rb), nas poveiras.

Em igualdade com as bracarenses, no terceiro lugar do pódio, o CDEFF Hosp. Part. Madeira ultrapassou o CLIP Teams61-74 -, muito por culpa dos desempenhos de Mya Burns (30pts, 16res, 2ast, 4rb, 1dl; 42.5 val.), MVP da jornada pela segunda vez esta temporada, e Jenna Mastellone (25pts, 10res, 2ast). Nas portuenses, deram nas vistas Ibukunokuwa Awe (13pts, 8res, 2ast, 1rb) e Maria Gomes (15pts, 7res, 3ast, 1rb, 1dl).

O Maia Basket Clube somou a quarta vitória da época, no reduto do Académico FC48-60 -, desfecho com participação decisiva de Morgan Smith (19pts, 14res, 2ast, 3rb, 1dl; 35.5 val.), MVP da ronda transata, e Kenna Squier (16pts, 1res, 3rb). No coletivo da Invicta, há um trio em evidência: Filipa Medeiros (11pts, 8res, 1ast, 1dl), Ana Lages (15pts, 3res, 5ast, 6rb) e Jana Ulbig (10pts, 9res).

1ª Fase – Zona Sul

No jogo grande da jornada, o Sporting Clube Portugal superou o Clube Basket de Queluz62-54 -, segundo classificado, e consolidou a liderança a solo. Hannah Pratt (6pts, 21res, 4ast, 1rb, 1dl; 26.5 val.) e Sienna Durr (11pts, 6res, 2ast) guiaram a turma verde e branca. Nas visitantes, despontaram Constança Almeida (11pts, 1res, 3ast, 2rb) e Raquel Alves (17pts, 2res, 1ast, 1rb).

Fecha o pódio o GDRAR REMAX Évora, soberano no desafio com o Belenenses89-41. Summer Pahl (25pts, 7res, 2ast, 4rb; 36.5 val.) e Fatumata Baldé (25pts, 10res, 3ast, 2rb; 30.5 val.) foram as principais artífices do triunfo. Na equipa do Restelo, emergiram as figuras de Helena Costa (4pts, 4res, 2ast, 1rb) e Mariana Carvalho (7pts, 1res, 3ast, 1rb).

O Sport Algés e Dafundo fecha o quarteto da frente, na sequência do êxito, fora de portas, frente ao CRCQ Lombos Sub2248-61 -, mercê, em boa medida, das atuações de Inês Monteiro (12pts, 15res, 2ast, 2rb, 2dl; 29 val.) e Carlota Rocha (9pts, 6res). Nas donas da casa, ressaltam os dígitos de Irene Sousa (5pts, 4res, 3ast, 1rb), Carolina Costa (15pt, 2res, 4rb) e Joana Mateus (10pts, 2res, 1ast, 2rb).

Em jogo muito discutido, a ACD Ferragudo impôs-se ao Carnide Clube64-65 -, alavancada por Tyra Blizzard (26pts, 5res, 2ast, 3rb; 32 val.), Kristina Innemee (15pts, 3res, 2rb, 2dl) e Joana Andrade (11pts, 7res, 4ast, 2rb). Filipa Pinto (25pts, 2ast, 1rb), Marijana Zukanovic (10pts, 11res, 2ast, 2rb) e Emanuela Santo (10pts, 10res, 2rb).

O Ginásio EXZELLENZ celebrou a primeira vitória da temporada, ao derrubar a oposição da SIMECQ70-60 -, desenlace para o qual se mostraram preponderantes Beatriz Santos (18pts, 6res, 3ast, 7rb; 22.5 val.) e Rafaela Ferraz (18pts, 4res, 4rb).

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: Sporting Clube Portugal/DR

Portugueses lá fora: Christophe da Silva e Yuri Fernandes fecham 2024 com triunfo

Nos últimos aprontos dos jogadores portugueses a atuar nos campeonatos europeus, de salientar o regresso às vitórias de Ibrahim Mandjam, do Amicacci Abruzzo, na Série A, em Itália, e o registo imaculado de Ismael de Sousa, pelo Santa Lucia Basket Roma, na Série B.

 

Itália

Série A

Ibrahim Mandjam – 4.0 – fechou o ano em alta, contribuindo com 6 pontos, 1 ressalto e 2 roubos de bola (15:47 minutos), na vitória do Amicacci Abruzzo por 48-78, diante do ASD Wheelchair Firenze.

Série B

Ismael de Sousa – 3.0 – ajudou o Santa Lucia Basket Roma, com 6 pontos apontados, no triunfo categórico ante Fly Sport Molise – 50-16. No encontro mais apetecível da última jornada do ano, o Santa Lucia vergou a SS Lazio, antiga casa de Ismael de Sousa – 4.0 -, por 66-82.

Foto: Santa Lucia Basket Roma

Alemanha

Bundesliga 1

O RSV Bayreuth não conseguiu conter o poderio do Rhine River Rhinos 74-58 -, duelo no qual Miguel Reis – 4.0 – saiu do banco para acrescentar 9pts, 7res, 5ast, 1rb (26:40), assinando uma das suas melhores exibições.

Já os Koln 99ers, de Alexandre Conde – 4.0 – (4:43 minutos), saíram vergados, por números pesados, perante os RSB Thuringia Bulls47-95 -, uma das equipas mais poderosas da Europa. Eis as contas da Bundesliga 1. Na DRS-Pokal, Taça da Alemanha, os RBC Koln 99ers não conseguiram contrariar o favoritismo dos Rhine River Rhinos – 49-64 -, partida em que Alexandre Conde não constituiu aposta.

Bundesliga Pro B

No segundo grupo, do segundo escalão do BCR germânico, o SGH Berlin obteve sortes distintas: vitória contra RSC Osnabruck – 55-52 -, com David Lima – 4.5 – a amealhar 2 pontos (20  minutos); derrota frente a Paderborner Ahorn-Panther – 68-40. O poste luso atuou 20:34 minutos, sem incidências estatísticas de relevo.

França

Nationale 1

O CS Meaux 2 também entra na quadra natalícia com uma vitória no bolso, alcançada diante do seu público, perante o Meylan Grenoble – 56-35. Sem Christophe da Silva – 1.0 -, Yuri Fernandes – 2.5 – ajudou os Meldois com 4 pontos (17:04 minutos).

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Benfica e Braga também avançam para os quartos de final da Taça de Portugal Feminina

Galitos FFonseca, CRC Quinta dos Lombos, Sporting CP, Imortal TCARS, GDESSA Barreiro, SL Benfica e SC Braga. Eis os emblemas que avançam em frente na Taça de Portugal Feminina. Os dois últimos carimbaram hoje, 22 de dezembro, a passagem aos quartos-de-final, ao vencerem os respetivos encontros e encerrando um fim de semana cheio de emoções, com o confronto entre os dois primeiros lugares do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Feminina e hoje com o SC Braga, igualmente da segunda divisão nacional, a ultrapassar o ABTF Betão Vagos, da Liga Betclic Feminina. O SL Benfica, vencedor da última edição, também ganhou, nos Açores, frente ao Sportiva Azoris Hotels.

SPORTIVA AZORIS HOTELS 47-65 SL BENFICA

O Sportiva aguentou muito, meia hora de jogo, para ser preciso, e só ao quarto período (estava 39-45) ficou sem pernas para suster as comandadas de Eugénio Rodrigues, que procuram revalidar o título da época passada. No Pavilhão Desportivo Sidónio Serpa, o SL Benfica contou com um grande jogo de Raphaella Monteiro (14pts, 9res, 6ast – 22val), a rondar o triplo-duplo, o que lhe garante o MVP; logo atrás, Isabela Quevedo (17pts, 8res – 21val) e Milica Ivanovic (18pts, 7res, 6ast – 18.5val).

Nas açorianas, o recente reforço Alison Lewis, já familiarizada com o jogo português, marcou 20 pontos; Monique Pereira (6pts, 11res) e Leonor Serralheiro (5pts, 8ast) estiveram igualmente em bom plano num Sportiva Azoris Hotels desfalcado, e não conseguem levar o conjunto verde e branco para a próxima fase da Taça de Portugal Feminina.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

SC BRAGA 68-55 ABTF BETÃO VAGOS

Um dos candidatos à subida por um lado, a jogar em casa, na AMCO Arena; do outro, o último classificado da Liga Betclic Feminina, que lutará na segunda volta para se manter “à tona” entre os grandes. A verdade é que quem entrou melhor no encontro foi mesmo o SC Braga, vencendo os dois primeiros quartos (20-15, 16-7) e chegando ao intervalo em larga vantagem.

Emanuel Seco, contudo, foi eficaz na palestra ao intervalo, e as aurinegras reentraram em campo com um parcial de 14-0 no terceiro quarto, voltando a aproximar o jogo da igualdade. Boa resposta das “guerreiras”, no entanto, com triplos importantes de Emma Huff (13pts, 9res) e de Bárbara Miranda que, com um duplo-duplo (15pts, 12ast), é a MVP bracarense (18.5val), e chegamos ao último quarto 47-38. O ciclo repetiu-se e a equipa da CN1 vence, em casa, e de forma convicta, por 68-55. Raquel Dantas também esteve em excelente forma (16pts, 7res), no ABTF Betão Vagos, Kiara Brown chega ao duplo-duplo (15pts, 10res), e Mariana Duran Calvete quase que volta a fazer um triplo-duplo como já fez na Liga Betclic Feminina: 16 pontos, dez ressaltos, nove assistências – 25val.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Nos quartos de final (em fevereiro de 2025) da Taça Rainha do Basquetebol português, joga-se então:

*O CDEFF Hosp. Part. Madeira contra o Basquete Barcelos HMMOTOR vai ter lugar a 21 de janeiro de 2025, e o vencedor irá cruzar com o SC Braga.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Benfica vence na Póvoa para encerrar 9.ª jornada da Liga Betclic Masculina

Na primeira divisão do Basquetebol nacional, está encerrada a 9.ª jornada e o SL Benfica vai passar o Natal no topo, depois de ter vencido hoje (22) o CD Póvoa ESC ONLINE, numa grande prestação de Aaron Broussard (27pts, 4res, 5ast – 24.5val). Resultado de 75-79 e os poveiros assumem o 7.º lugar “à mesa” da consoada da Liga Betclic Masculina.

Casa cheia na Póvoa

O encontro começou com bastante equilíbrio (22-21) e várias alternâncias no marcador, história que se repetiu no segundo quarto (15-13). Contudo, a equipa de Norberto Alves regressou impetuosa dos balneários e, aos quatro minutos do terceiro quarto, registava-se um largo parcial de 4-19 para as “águias”. O Póvoa ainda conseguiu reduzir (11-23) e, com Nicolaos Arsenopoulos (21pts) a puxar o jogo nos dez minutos finais para 64-69, com dois triplos de belo efeito (acabou 4/9) e Clyde Trapp (11pts), na jogada seguinte, a levar o marcador para os 66-69. O SL Benfica responde com três ataques consecutivos a marcar, mas o Póvoa, com uma tremenda luta nas tabelas, consegue ir buscar o jogo para três pontos de diferença a cinco segundos do final. No entanto, Broussard, quem mais, marcou um lance-livre e as “águias” assumem novamente o topo da tabela.

Aaron Broussard foi o melhor marcador do encontro

Somtochukwu Dimanochie seria o MVP caso o Póvoa tivesse vencido, com 20 pontos e oito ressaltos (27val). O galardão fica assim para Makram Romdhane, com 16 pontos, sete ressaltos e três assistências (25val). Thomas Drechsel (4pts, 5ast) e Nate Johnson (4pts, 5res) estavam a fazer um ótimo jogo, até ambos saírem lesionados, em diferentes momentos. Drechsel ainda retornou, mas não fez uma diferença significativa. Eduardo Francisco esteve também em bom plano, com 12 pontos e sete ressaltos.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Confere aqui o sumário dos encontros de ontem. A Liga Betclic Masculina regressa a 28 de dezembro.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Liga BCR: BC Gaia vence APD Leiria em jogo antecipado da 2ª volta

O BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto recebeu e venceu a APD Leiria, por 61-51, no primeiro jogo relativo à segunda volta da Liga BCR.

Perante um público ruidoso, o conjunto nortenho teve o ascendente da partida desde o primeiro minuto, pese embora nunca tenha conseguido uma vantagem muito significativa, fruto da excelente réplica leiriense.

Diogo Ferrás – 3.5 – e Rafael Brito – 4.0 -, ambos com 17 pontos foram os atletas em maior evidência nos anfitriões, bem secundados pelo treinador-jogador Pedro Bártolo – 2.5 – (14pts). Na turma do Lis, sobressaíram Nuno Nogueira – 3.0 – (19pts) e Iderlindo Gomes – 4.0 – (15pts) – 15-11 / 12-11 / 18-16 / 16-13

A Liga BCR regressa no primeiro fim de semana de 2025, com duelos APD Leiria x APD Lisboa e APD Braga x APD Sintra.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: António Lopes/DR

Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.