Artigos da Federaçãooo
Calendários definidos para os Circuitos Ticha Penicheiro e Mário Lemos
Já é conhecido a calendarização dos dois principais circuitos do Minibasquetebol nacional: o XIX Circuito Nacional Ticha Penicheiro, dedicado exclusivamente às atletas femininas, e o X Circuito Nacional Mário Lemos, para o escalão de Sub10, passando por todas as Associações do país.
No primeiro, as etapas começam no fim de semana de 8 e 9 de março (embora já se tenha realizado a 1.ª, a 30 de novembro, numa organização do Portimonense SC); no segundo, começam a 1 de fevereiro, na Covilhã. De frisar que, no caso do XIX Circuito Nacional Ticha Penicheiro, o último convívio será, como habitualmente, de dimensão nacional – o MEGA TICHA.
Conhece as etapas nos comunicados em anexo.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
2024: os acontecimentos que marcaram o Basquetebol português
No Basquetebol, o cronómetro só dá a cada equipa 24 segundos para atacar o cesto. Entre os 24 segundos e o som da buzina, tudo pode acontecer. Afinal, e utilizando uma metáfora apropriada à quadra natalícia, é essa a “magia” da modalidade. O que aconteceu, então, a partir do momento em que o “cronómetro” inverteu e passou de (20)23 para (20)24 no que ao Basquetebol nacional diz respeito? Vamos por partes:
JANEIRO
O GDESSA Barreiro entrou em 2024 da melhor forma, vencendo a sua segunda Taça Federação. No derradeiro encontro, as comandadas de André Martins, à data, campeãs nacionais, venceram o SL Benfica, por 55-59, numa reedição das finais da Liga Betclic Feminina 2022/2023 e das Taças Vítor Hugo 2022 e 2023, quebrando a hegemonia das encarnadas na prova (tinham erguido o troféu nas três últimas finais).
Ver esta publicação no Instagram
FEVEREIRO
Primeira janela de qualificação para Os Linces, que foram ganhar à Ucrânia, mas não conseguiram ultrapassar Israel em casa, num lotado Multiusos de Odivelas, a iniciar uma caminhada que, após a janela de novembro, se pode considerar um sucesso – falta apenas uma vitória para chegar a mais um EuroBasket, 14 anos depois. A primeira janela para As Linces, que receberam a alcunha no final do ano, teve lugar em novembro de 2023, e foi também ela histórica.
Ver esta publicação no Instagram
Neste mês iniciaram também as fases nacionais das competições de formação: Campeonato e Taça Nacional para os escalões de Sub14, Sub16 e Sub18, nos dois géneros, num total de quase 300 equipas em prova.
MARÇO
A 75.ª Taça de Portugal Masculina foi a 15.ª Taça de Portugal para o FC Porto. Os azuis e brancos defrontaram o SL Benfica (vencedor em 2023) na final, numa partida eletrizante que acabou 78-81. “É o início de muita coisa”, afirmou, na altura, o treinador dos “dragões”, Fernando Sá. Meses mais tarde, em setembro…
Já no Feminino, acabou mesmo por ser o SL Benfica a levantar a Taça de Portugal Skoiy, batendo precisamente o GDESSA Barreiro (61-42), no Palácio dos Desportos Helena Sentieiro, “vingando-se” do reultado final da Taça Federação de janeiro.
ABRIL
Abril, jovens mil. O ditado não é bem assim, mas esta versão encaixa perfeitamente no que foi este mês para o Basquetebol nacional, com mais uma Festa do Basquetebol Juvenil a animar as ruas e os pavilhões de Albufeira. Foram quase 1000 jovens atletas a participar no evento, que chegou à sua 16.ª edição, e que movimentou uma massa humana de milhares. AB Porto e AB Lisboa dividiram os primeiros lugares em todos os escalões e géneros.
Ver esta publicação no Instagram
Também as Ligas Betclic estiveram em evidência, com o término da fase regular – com FC Porto e Sportiva Azoris Hotels na frente. Na gala Liga Betclic Awards, no final do mês, Jacob Tubbergen (Imortal LUZiGÁS) e Rebecca Taylor (Basquete Barcelos HMMotor) levantaram os respetivos troféus de MVP, André Cruz (Sporting CP) e Inês Neto (Galitos FFonseca) foram os Melhores Jogadores Jovens, João Figueiredo (UD Oliveirense) e André Janicas (Esgueira Aveiro TRIVGLASS) os melhores treinadores. O Prémio Carreira foi para Mário Barros e o Prémio Excelência para Mário Palma. Conhece aqui todos os vencedores.
Ver esta publicação no Instagram
MAIO
Na Liga Betclic Feminina, as “águias” terminam o ano em destaque, ao fazerem a “dobradinha” com a conquista do campeonato, frente ao União Sportiva e com Raphaella Monteiro (MVP) em evidência, e recuperam um título muito ambicionado no seio da equipa de Eugénio Rodrigues.
Ver esta publicação no Instagram
Já antes de fechar a Liga Betclic Masculina, o SL Benfica conquistou a Taça Hugo dos Santos, frente ao FC Porto, prova que não vencia desde 2018. Num duelo entre os dois primeiros classificados da Liga (fase regular), com bancadas repletas e entusiásticas (3600 espetadores), as “águias” levaram a melhor sobre os “dragões” e ergueram o segundo troféu masculino do ano civil.
O árbitro Fernando Rocha (já lá iremos) também se destaca, ao apitar a Final Four da Euroliga 2024, em Berlim (Alemanha), sendo mesmo o árbitro principal da final (Panatinaikos vs. Real Madrid); e, nas competições FPB, a AD Sanjoanense bate a ABTF Betão Vagos para garantir a subida da CN1 à Liga Betclic Feminina; na Proliga, o Queluz O NOSSO PREGO vence o Galitos BARREIRO.
Ver esta publicação no Instagram
JUNHO
Mês de decisões na principal divisão do Basquetebol nacional: na Liga Betclic Masculina, o SL Benfica vence o FC Porto (3-0) na final e sagra-se campeão pela terceira vez consecutiva, com um emocionado Fernando Rocha a apitar a “finalíssima” – o último jogo da carreira.
E, claro, o “nosso” Neemias Queta tornou-se o primeiro português a ser campeão na NBA. A fotografia com o anel na Casa Branca ficará no legado do poste dos Boston Celtics, que tem vindo a colecionar cada vez mais minutos com Joe Mazzulla desde setembro.
Novo wallpaper para o admin #SomosBasquetebol pic.twitter.com/NNIUH7bCuJ
— Basquetebol Portugal (@fpbasquetebol) November 22, 2024
JULHO
Termina a temporada a nível de Clubes e chegamos a um novo máximo no número de agentes inscritos na FPB no final de uma época desportiva: 36.598, prova inequívoca do crescimento da modalidade em todo o país.
Outra prova foi também a vitória portuguesa frente à histórica Argentina no II Torneio Internacional de Guimarães, onde a Seleção Nacional derrotou o coletivo de Facundo Campazzo e Nico Lapovitrolla, que tem agora Pablo Prigioni ao leme. Dois dias depois, derrotou também a Grã-Bretanha e saiu invencível da prova triangular.
Ainda este mês tiveram também lugar dois eventos de sucesso: o Inter-Seleções 3×3 Sub17, em Tomar, que coroou como vencedores as Seleções da AB Porto (Masculino, bicampeã) e da AB Lisboa (Feminino, tricampeã). Já na Festa do Minibasquete, com quase 500 atletas participantes, foram Lisboa (Feminino) e Setúbal (Masculino) que levaram de vencida o torneio – onde o resultado é o que menos importa. Este ano, a Festa ficou marcada pelas visitas da Seleção Nacional e da Seleção Nacional de BCR.
Ver esta publicação no Instagram
AGOSTO
Mais um mês em que as várias Seleções Jovens estiveram em ação. Destaque, claro, para a Seleção Nacional Feminina Sub18 alcançou o 5.º lugar no Campeonato da Europa que se realizou em Matosinhos, a melhor marca de sempre no escalão, e que garante a qualificação para o Mundial de Sub19 Femininos, na Chéquia, em 2025. A “Casa das Seleções”, como é carinhosamente apelidado o Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, encheu para o derradeiro duelo, frente à Hungria, num verdadeiro espetáculo dentro e fora das quatro linhas. Um feito histórico e cujo único precedente tinha sido, também com Agostinho Pinto “ao leme”, o apuramento para o Mundial Sub17, em 2015. Clara Silva foi Cinco Ideal.
@fpbasquetebol Que obra de arte esta narração com direito a flauta no final incrível dupla de José Pedro Barbosa e António Pedro Dias ️ O CAMINHO É PARA A CHÉQUIA #SomosBasquetebol #GigantesDePortugal #U18EuroBasket #fyp #fpb #foryou #sports #basketballtiktok #TikTokDesporto #fypシ゚viral ♬ som original – FPB
Grande destaque também para a Seleção Nacional de BCR, que vence o derradeiro jogo e garante a manutenção na Divisão B do Campeonato da Europa da modalidade, patamar alcançado em 2023, já com o atual selecionador, o aclamado Óscar Trigo. Pedro Bártolo é Cinco Ideal do torneio.
Ver esta publicação no Instagram
E, claro, o verão é sempre um “mês grande” para o 3×3 nacional e João Grosso alcançou o feito histórico de se tornar o primeiro português a participar numa etapa da World Tour, principal “divisão” da modalidade. O árbitro Pedro Maia também chegou ao topo em 2024, ao apitar as finais do Europe Cup 3×3 2024.
SETEMBRO
A época feminina inicia-se com a Taça Vítor Hugo, disputada em Aveiro e conquistada pelo SL Benfica, a iniciar de forma contundente a temporada desportiva: 86-56. Raphaella Monteiro foi MVP – mais um prenúncio de uma excelente época – e o Sportiva Azoris Hotels ficou em 3.º, vencendo o CAB Madeira.
Ver esta publicação no Instagram
Já no final do mês, o destaque é mesmo as Supertaças. No Feminino, nova vitória encarnada, desta feita frente ao GDESSA Barreiro, finalista vencido da última Taça de Portugal; no Masculino, é o FC Porto que sai vencedor do duelo com o SL Benfica. O encontro exigiu prolongamento, para gáudio das repletas bancadas do Multiusos de Sines. Uma réplica perfeita do que viria a ser o nível exibicional da Liga que ambas as equipas encabeçam ao final do ano.
OUTUBRO
Outubro foi rosa para as Ligas Betclic. Cada triplo marcado na Liga Betclic Masculina e na Liga Betclic Feminina reverteu em 10€ para a Liga Portuguesa contra o Cancro, campanha da FPB e da Betclic que angariou um total de 4890 euros, proveninentes dos 489 lançamento dos três triplos convertidos durante o mês, entre outras iniciativas de sensibilização e homenagem.
Ver esta publicação no Instagram
Nasce também neste mês uma iniciativa pioneira para o Basquetebol nacional: pela primeira vez, as crianças do 3.º e 4.º ano de escolaridade vão poder ter o Minibasquete como “disciplina”, com professores orientados, torneios regulares e material oferecido pela FPB às escolas, no âmbito da modalidade de 3×3. No fundo, trata-se do alargamento de uma iniciativa similar, que há largos anos a FPB promove para os alunos das escolas básicas e secundárias.
NOVEMBRO
A Seleção Nacional Masculina obteve uma vitória inédita sobre a Eslovénia, um marco histórico, com uma primeira parte de luxo e os holofotes bem acessos, e que coloca os comandados de Mário Gomes muito perto do apuramento para o EuroBasket 2025; no jogo fora, em Koper, Portugal ficou a um ponto (83-82) de garantir desde já a qualificação tão ansiada (o último EuroBasket foi em 2011).
Ver esta publicação no Instagram
Recordar que, no intervalo do jogo em casa, o Governo Português condecorou Fernando Rocha com uma Medalha de Mérito Desportivo, honrando uma longa e aclamada carreira e fechando o seu último ano na arbitragem com chave de ouro.
Ver esta publicação no Instagram
Já a Seleção Feminina também somou uma esclarecedora vitória (43-76) com a Macedónia do Norte, fora, e segue em segundo no grupo (passam os quatro melhores segundos). O primeiro jogo, contra a Sérvia, ultra-favorita, não foi tão favorável. Em fevereiro, o coletivo de Ricardo Vasconcelos tem dupla jornada em Coimbra, e conta com o apoio de todos os portugueses para garantir o primeiro Campeonato da Europa Feminino para o país.
Ver esta publicação no Instagram
Antes disso, logo no início do mês, a Seleção Nacional de Esports garantiu um feito histórico na 3.ª época da eFIBA, ao cair apenas na final, perante a Turquia, e a sagrar-se vice-campeão europeu de eSports (2K) – com bilhete carimbado para o seu primeiro Mundial de sempre. Com grande sucesso, como podemos ver a seguir:
Ver esta publicação no Instagram
DEZEMBRO
Logo a iniciar o mês, Portugal é bronze mundial em 2K, meros 30 dias depois do vice-campeonato europeu: o coletivo luso foi às Filipinas e venceu a congénere anfitriã no jogo de atribuição do 3.º e 4.º lugar, num registo histórico e até aqui impensável. Na terceira temporada competitiva da modalidade, a Seleção das Quinas trouxe a medalha de bronze “para casa”, alavancada pelas grandes exibições de Henri Jones (defensor do ano para a eFIBA).
!
A nossa seleção de Esports alcançou o Top 3 Mundial ao levar a melhor sobre as Filipinas 3️⃣
, rapazes! #SomosBasquetebol #eFIBA #eFIBAS3 pic.twitter.com/0vWbenQPrO
— Basquetebol Portugal (@fpbasquetebol) December 12, 2024
Dá-se também o lançamento oficial de mais quatro campos 3×3 Basket Art, no Parque Corgo, em Vila Real, elevando os números do projeto para 60 campos em 41 localizações, espalhados por várias localidades portuguesas, promovendo o desporto e a cultura. Em setembro já tinha sida inaugurado , em Vila Franca de Xira, o Campo do Sobralinho.
E, para fechar 2024 “em grande”, Ticha Penicheiro foi indicada para a Classe de 2025 do Naismith Memorial Basketball Hall of Fame, e saberá no próximo ano se entrará mesmo para o famigerado memorial da modalidade, uma honra que celebra a sua carreira lendária, cinco anos depois de ser induzida ao Women’s Basketball Hall of Fame, em 2019.
Ver esta publicação no Instagram
E em 2025? O cronómetro está quase a chegar aos 0′.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Conhece as candidaturas aceites para o Minibasquete 3×3 nas Escolas
Foram aprovadas 60 candidaturas ao Minibasquete 3×3 nas Escolas, esgotando portanto o limite definido e demonstrando a adesão dos clubes à iniciativa. A partir de janeiro já “rola a bola” nas várias escolas primárias integradas no projeto pioneiro da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), que vão receber uma panóplia de material desportivo – para que possam colocar em prática as várias aulas e torneios previstos. Fica a conhecer aqui um pouco mais sobre esta iniciativa (que conta com o apoio da FIBA Europa, através do Youth Development Fund) e, abaixo, quais os clubes (e as escolas) que vão passar a oferecer a vertente 3×3 do Basquetebol aos seus “mini-atletas”.
AB ALENTEJO
Beja Basket Clube | EB1 Mário Beirão |
Núcleo Minibasquete de Canaviais | EB1 de Canaviais |
Grupo Desportivo e Recreativo André de Resende | EB1 Galopim de Carvalho |
Eléctrico Futebol Clube | EB1 João Pedro de Andrade |
AB ALGARVE
Imortal Basket Clube | Agrupamento de Escolas de Albufeira |
Ginásio Clube Olhanense | Agrupamento de Escolas João da Rosa |
Sporting Clube Olhanense | Agrupamento de Escolas Dr Alberto Iria |
Portimonense Sporting Clube | Centro Escolar Pontal |
AB AVEIRO
Associação Desportiva de Vagos | EB1 Dr. João Rocha – Pai |
Illiabum Clube | EB1 Nossa Senhora do Pranto |
Sporting Clube São João de Ver | EB1 de São João de Ver |
União Desportiva Oliveirense | EB1 Outeiro, Santiago de Riba-UI |
Sport Clube Beira Mar | EB1 do Bonsucesso, Aradas |
Centro Juvenil Salesiano de Arouca | Agrupamento Escolas de Arouca |
AB BRAGA
Sporting Clube de Braga | EB1 São João de Souto |
Basquete Clube de Barcelos | EB1 António Fogaça |
AB CASTELO BRANCO
Unidos Futebol Clube do Tortosendo | EB1 Montes Hermínios |
Clube Desportivo Covilhã | Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã |
AB COIMBRA
Sociedade Recreativa Lealdade Sampaense | Centro Educativo de Oliveira do Hospital |
Clube Desportivo Lousanense | EB1 da Lousã |
Associação Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense | EB1 de Cantanhede |
AB GUARDA
Escola Desportiva – Guarda UP | Centro Escolar da Sequeira |
AB LEIRIA
Núcleo Desporto Amador Pombal | EB1 Conde Castelo Melhor |
União Desportiva Leiria – Basquetebol | EB1 da Guimarota |
Sporting Clube das Caldas | EB1 Nossa Senhora do Populo |
AB LISBOA
Clube Desportivo Olivais e Moscavide | EB1 Quinta da Alegria |
Clube Recreativo Desportivo Arrudense | Centro Escolar de Arruda dos Vinhos |
Sporting Clube de Portugal | EB1 nº1 do Lumiar |
Alenquer Basket Clube | Centro Escolar das Paredes |
Associação Educação Física Desportiva Torres Vedras | EB1 nº1 de Torres Vedras |
Clube Atlético de Queluz | EB1 nº1 de Queluz |
Sport Algés e Dafundo | Inst. Espanhol de Lisboa “Giner de los Rios” |
Núcleo Basquetebol Amadora – NBA | EB D. Francisco Manuel de Melo |
AB MADEIRA
Associação Desportiva Galomar | EB1/Pre Caniço 2 – Santa Cruz |
Clube Desportivo Escola Francisco Franco | EB1/Pré São Filipe – Funchal |
Associação Desportiva Água de Pena | EB1/Pre Eng. Luís Santos Costa |
Clube Amigos do Basquete | EB1/Pre Nazaré – Funchal |
Clube Desportivo Mar e Serra | EB1/Pre dos Ilhéus |
AB PORTO
Clube Desportivo José Régio | EB1 Caxinas |
Club 5Basket – Associação | Agrupamentos de Escolas Infanta D. Mafalda – Rio Tinto |
CLIP Teams Associação Desportiva | Colégio Luso Internacional do Porto |
Clube Desportivo das Aves 1930 | EB1 S. Tomé de Negrelos |
CJD Sports Clube | Colégio Júlio Dinis |
Sporting Clube Vasco da Gama | EB1 Florinhas |
Basket Clube de Gaia | EB1 das Pedras |
Powertogether-Associação | EB1 Manuel António Pina, Vila Nova de Gaia |
LAC Basquetebol Clube | EB1 de Cristelos |
AB SÃO MIGUEL
Clube Desportivo Escolar Os Fuseiros | EB1 Gaspar Frutuoso |
Associação Juvenil do Clube Operário Desportivo | EB1/JI Dr. Francisco Carreiro da Costa |
AB SETÚBAL
Real Clube Vale Cavala | EB1 Louro Artur |
Grupo Desportivo Alcochetense | EB1 da Restauração |
Galitos Futebol Clube | Escola Básica e Secundária de Santo António |
Futebol Clube Barreirense | EB1 Henrique Galvão |
Atlético Basquete Clube de Santo André | EB1 nº4 Vila Nova de Santo André |
AB VIANA DO CASTELO
Barca Basket Clube | EB1 Diogo Bernardes |
AB VILA REAL
Basket Clube de Vila Real | Agrupamento de Escolas Morgado Mateus |
Centro Treino Municipal Vila Pouca de Aguiar | Agrupamento de Escolas Vila Pouca de Aguiar |
AB VISEU
Basket Club de Canas de Senhorim | Agrupamento de Escolas Canas de Senhorim |
Clube Desportivo de Tondela | Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido de Figueiredo |
Clube Desportivo Gumirães Basket – Viseu | Agrupamento de Escola do Viseu Norte – Rolando de Oliveira |
De frisar que em janeiro realizar-se-á ainda uma Ação de Formação de Professores/Treinadores, obrigatória, ministrada por especialistas em Minibasquetebol, com o objetivo de capacitar os dinamizadores envolvidos na implementação do projeto.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Neemias Queta foi destaque numa rúbrica sobre desporto da SIC Notícias
Pelas 8h43 de hoje, na SIC Notícias, o comentador Olivier Bonamici esteve à conversa sobre o percurso de Neemias Queta.
O tema iniciou-se com as últimas exibições do poste luso ao serviço dos Boston Celtics, que tem sido aposta de Joe Mazzulla, e rapidamente escalou para uma análise do seu percurso até alcançar o patamar da NBA. Tal como Olivier Bonamici referiu, é notório o impacto que Neemias, ao ingressar na NBA, teve no Basquetebol português, tendo este referido um crescimento abismal de inscritos na modalidade entre o ano de 2021 e 2024.
De entre diversas curiosidades e factos sobre o atleta, a conversa terminou com um destaque para as iniciativas da FPB em relação ao desenvolvimento da modalidade no que diz respeito aos “mais pequeninos”, notando, principalmente, o programa 3×3 Minibasquete nas Escolas – projeto apoiado pela FIBA Europa, através do Youth Development Fund.
Ver esta publicação no Instagram
A reportagem está dispoível, na íntegra, aqui.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Circuito Mário Lemos e Circuito Ticha Penicheiro com inscrições abertas
O Circuito Nacional Ticha Penicheiro e o Circuito Nacional Prof. Mário Lemos, ambos dirigidos ao Minibasquete, estão de regresso para 2024/2025. O primeiro, que vai para a 19.ª edição, destina-se apenas ao género feminino (escalão sub12). O segundo, que celebra esta temporada dez anos de existência, é dirigido aos Mini-10.
O Circuito Nacional Ticha Penicheiro, iniciativa da FPB e do Comité Nacional de Minibasquete (CNM), já decorre há 19 anos e prevê novamente a organização de quatro convívios em cada zona (Norte 1 e 2, Centro, Sul e Arquipélagos), por iniciativa das Associações e dos Clubes. O último convívio, a quinta etapa, será, como habitualmente, de dimensão nacional – o MEGA TICHA.
Já para o Circuito Prof. Mário Lemos, o comunicado da FPB refere que “o interesse nesta competição tem crescido ao longo das últimas épocas”. Cada etapa deste circuito inclui, além de jogos de minibásquete, três competições de lançamentos por equipa, e cada Associação e Clube pode candidatar-se à marcação de etapas até final da
época 2024-25.
Em cada etapa, o organizador tem direito a receber seis bolas e os clubes vencedores dos concursos de lançamento duas bolas Wilson nº5 atribuídas pela FPB/CNMB (de acordo com o regulamento específico dos concursos – em baixo). Os participantes do Circuito Ticha Penicheiro também recebem material desportivo, segundo o regulamento anexo.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
3×3 nas Escolas e Skills Escolar com inscrições abertas
Ainda estão abertas as inscrições para o Basquetebol 3×3 nas Escolas, que o Desporto Escolar – em parceria com a Federação Portuguesa de Basquetebol – vai continuar a dinamizar, em 2024/2025, para os alunos do 5º ao 12º ano, assim como o Basquetebol Skills Escolar.
Com o objetivo de promover a prática da modalidade, para todas as idades e independentemente do grau de experiência, privilegiando a participação, o divertimento e o prazer de jogar, a FPB vai apoiar com material desportivo todas as escolas que participarem e competirem nestes projetos. “Mas, afinal, como posso inscrever a minha escola?”
Através do seguinte formulário. Podem participar agrupamentos de escolas, escolas não agrupadas do ensino público e escolas do ensino particular e cooperativo (AE/ENA/EEPC), sendo que, antes, devem formalizar a inscrição na Plataforma de Gestão do Desporto Escolar (PGDE E360-MDE), com a criação de um Plano do Clube do Desporto Escolar (PCDE), nos moldes previstos no Regulamento Geral de Funcionamento do Desporto Escolar 24-25 (ficheiro abaixo).
A competição
A grande novidade destes projetos é a sua inclusão nas aulas de Educação Física; com uma simplificação da modalidade, caberá aos professores da disciplina a responsabilidade de utilizar as metodologias recomendadas, aproximando o jogo aos participantes e tornando-o “mais fácil e divertido”.
Assim, cada AE/ENA/EEPC que participe no 3×3 Basquetebol nas Escolas deve organizar, entre outubro de 2024 e 2 de maio de 2025, três atividades internas, intra e interturmas. Esta última servirá para apurar as equipas vencedoras de cada escalão/género, de forma a conseguirem participar em atividades com outras escolas de proximidade.
De referir que as equipas são formadas obrigatoriamente por quatro alunos do mesmo escalão e género, sendo um deles designado como o Capitão de Equipa. No basquetebol 3×3, não existem subidas de escalão e, de forma “a fazer chegar o 3×3 a todos os jovens, sejam ou não praticantes federados de Basquetebol”, como se lê no regulamento (documento anexo), cada equipa só pode ter até dois atletas federados.
Já sobre o Basquetebol Skills Escolar, os circuitos, por turma, realizam-se de outubro de 2024 até ao mês de fevereiro de 2025. Nos meses de março e abril, devem decorrer os circuitos finais, com todas as turmas da escola, para se encontrarem os vencedores por ano letivo.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Há 104 clubes certificados em 2023/2024 como Escola Portuguesa de Minibasquete
São 104 os clubes que se certificaram, em 2023/2024, enquanto Escola Portuguesa de Minibasquete (EPM), reconhecimento que a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) oferece, desde 2005, aos emblemas que melhor trabalham no que ao escalão de minibasquete diz respeito.
Além desse reconhecimento, a certificação inclui um apoio afetivo aos clubes que tenham pelo menos 30 atletas inscritos (entre sub8, sub10 e sub12), entre outros requisitos – uma ajuda que passa não só pela oferta de material desportivo à isenção da taxa de inscrição do respetivo responsável técnico do escalão em cada clube.
Eis as seis EPM 2023/2024 com o nível 3:
Clube | Associação |
Clube dos Galitos | AB Aveiro |
Ginásio Clube de Águeda | AB Aveiro |
Clube Atlético de Ǫueluz | AB Lisboa |
Clube Hiper-Ativo – Lobos da Malveira | AB Lisboa |
Powertogether-Associação | AB Porto |
Grupo Desportivo da Escola Secundário de Santo André | AB Setúbal |
32 EPM 2023/2024 com o nível 2:
Clube | Associação |
Beja Basket Clube | AB Alentejo |
Imortal Basket Clube | AB Algarve |
Sport Clube Beira Mar | AB Aveiro |
União Desportiva Oliveirense | AB Aveiro |
Illiabum Clube | AB Aveiro |
Ovarense Basquetebol | AB Aveiro |
Associação Desportiva de Vagos | AB Aveiro |
Clube do Povo de Esgueira | AB Aveiro |
Basquete Clube de Barcelos | AB Braga |
Sporting Clube de Braga | AB Braga |
Olivais Futebol Clube | AB Coimbra |
Núcleo do Desporto Amador de Pombal | AB Leiria |
Odivelas Basket Clube | AB Lisboa |
Sporting Clube de Portugal | AB Lisboa |
Sport Lisboa e Benfica | AB Lisboa |
Centro Recreativo e Cultural Quinta dos Lombos | AB Lisboa |
Clube Amigos do Basquete | AB Madeira |
Guifões Sport Clube | AB Porto |
Futebol Clube de Gaia | AB Porto |
Juvemaia – Associação Cultural Desportiva e Cívica | AB Porto |
Académico Futebol Clube | AB Porto |
União Académica António Aroso | AB Porto |
Clube Desportivo José Régio | AB Porto |
Rio Maior Basket | AB Santarém |
Basket Clube de Tomar | AB Santarém |
Associação Juvenil do Clube Operário Desportivo | AB São Miguel |
Galitos Futebol Clube | AB Setúbal |
Futebol Clube Barreirense | AB Setúbal |
Basket Club Limiense | AB Viana do Castelo |
Clube de Basquete de Viana | AB Viana do Castelo |
Associação Desportiva e Cultural Escola Diogo Cão | AB Vila Real |
Clube Desportivo Gumirães Basket | AB Viseu |
66 EPM 2023/2024 com o nível 1:
Clube | Associação |
Salesianos de Évora | AB Alentejo |
Grupo Desportivo e Recreativo André de Resende | AB Alentejo |
Sporting Clube Farense | AB Algarve |
Portimonense Sporting Clube | AB Algarve |
Clube Basquete Albufeira | AB Algarve |
Clube De Futebol os Bonjoanenses de Faro | AB Algarve |
Atómicos | AB Aveiro |
Grupo Desportivo da Gafanha | AB Aveiro |
Sangalhos Desporto Clube | AB Aveiro |
Associação Cultural e Recreativa de Vale de Cambra | AB Aveiro |
Famalicense Atlético Clube | AB Braga |
Grupo Desportivo André Soares | AB Braga |
Associação Teatro Construção | AB Braga |
Vitoria Sport Club | AB Braga |
Futebol Clube de Vizela | AB Braga |
Sport Clube Maria da Fonte | AB Braga |
Clube Desportivo da Covilhã | AB Castelo Branco |
Associação Basquetebol Albicastrense | AB Castelo Branco |
Unidos Futebol Clube do Tortosendo | AB Castelo Branco |
Sociedade Recreativa Lealdade Sampaense | AB Coimbra |
Associação Académica de Coimbra | AB Coimbra |
Clube Desportivo de Lousanense | AB Coimbra |
Sporting Clube Figueirense | AB Coimbra |
Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense | AB Coimbra |
Clube Desportivo Escolar “Os Vitorinos” | AB Ilha Terceira |
Clube Stella Maris de Peniche | AB Leiria |
Sociedade Cultural e Recreativa Gaeirense | AB Leiria |
Clube Recreativo Desportivo Arrudense | AB Lisboa |
Salesianos de Lisboa | AB Lisboa |
Carnide Clube | AB Lisboa |
Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Ǫuebradense | AB Lisboa |
Estoril Basket Clube | AB Lisboa |
LMCB – Associação Desportiva Linces de Mafra | AB Lisboa |
União Desportiva Vilafranquense | AB Lisboa |
Sport Algés e Dafundo | AB Lisboa |
Clube Nacional de Natação | AB Lisboa |
Salesianos do Estoril | AB Lisboa |
Núcleo Cultural e Recreativo de Valongo | AB Porto |
Club 5Basket – Associação | AB Porto |
Sporting Clube de Coimbrões | AB Porto |
CBP2012- Basquetebol Clube de Penafiel | AB Porto |
CLIP Teams – Associação Desportiva | AB Porto |
Grupo Desportivo Bolacesto | AB Porto |
Maia Basket Clube | AB Porto |
Clube Propaganda de Natação | AB Porto |
Fides Gondobasket | AB Porto |
Freguesia Campo Sobrado / TOG | AB Porto |
Centro Antigos Alunos Salesianos | AB Porto |
Sporting Clube Vasco da Gama | AB Porto |
Atlético clube Alfenense | AB Porto |
União Sport Clube Paredes | AB Porto |
Clube Desportivo da Póvoa | AB Porto |
Grupo Desportivo Basquete de Leça | AB Porto |
Grupo Desportivo Gonçalo Velho | AB Santa Maria |
Clube Desportivo de Torres Novas – Organismo Autónomo de Basquetebol | AB Santarém |
Clube Desportivo Amiense | AB Santarém |
Centro Recreativo do Casal do grilo | AB Santarém |
Santarém Basket Clube | AB Santarém |
Clube União Sportiva | AB São Miguel |
Seixal Clube 1925 | AB Setúbal |
Sines Surf Clube | AB Setúbal |
Scalipus Clube de Setúbal | AB Setúbal |
Clube Amigos do Basquetebol (CAB) de Grândola “Os Javalis” | AB Setúbal |
Atlético Basquete Clube de Santo André | AB Setúbal |
Barca Basket Clube | AB Viana do Castelo |
Basket Club de Vila Real | AB Vila Real |
A FPB vai agora efetivar o processo de entrega de apoios aos clubes certificados (diplomas, bolas e isenções). De referir que as isenções (taxa de inscrição de treinador) serão atribuídas via Associações, tal como os respetivos diplomas, e a distribuição de bolas será efetuada logo que as mesmas sejam disponibilizadas à FPB.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Minibasquete chega pela primeira vez ao 1.º ciclo do Ensino Básico
A altura do aro é menor, o campo também, e os intervenientes não terão mais de dez anos de idade. No entanto, a ambição é gigante quando se fala do novo projeto que a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) está a promover, pela primeira vez na sua história: uma iniciativa direcionada aos mais novos (3.º e 4.º ano de escolaridade), intitulada Minibasquete 3×3 nas Escolas.
O intuito, como explica o Diretor Técnico Nacional do Minibasquete, Bruno Cazeiro, é “a divulgação da modalidade o mais cedo possível”. “Angariar mais atletas, mais dirigentes, mais árbitros, toda a gente que está relacionada com o jogo, e impor o gosto [pela modalidade]” aos jogadores do futuro.
O programa (que conta com o apoio da FIBA Europa, através do Youth Development Fund) vai portanto colocar pela primeira vez o Basquetebol no currículo deste ciclo de estudos, nomeadamente através das AEC’s (Atividades de Enriquecimento Curricular). Os alunos terão direito a um treino/aula por semana, e ainda a (pelo menos) dois minitorneios de 3×3, sejam eles intra ou interescolas, ou até mesmo entre agrupamentos escolares.
Para tal, a FPB compromete-se a realizar ações de formação de professores/treinadores, ministradas por preletores especializados, para que depois o corpo docente possa orientar independentemente cada atividade; e irá também oferecer material desportivo às respetivas escolas, como bolas, coletes e, em certos casos, a própria tabela de Minibasquete.
De referir, no entanto, que é dos clubes que partirá esta iniciativa. Alguns já têm inclusive protocolos com diferentes escolas ou agrupamentos nas suas áreas de intervenção, e é através desses atuais protocolos – e dos que surgirão – que se pretende efetivar esta ligação entre clube e instituição escolar. As candidaturas estão abertas até dia 15 de novembro, através deste formulário.
Para esta edição, 2024/2025, serão aceites no máximo 60 candidaturas de clubes, com cada um deles a poder propor no máximo duas escolas, sendo o processo de seleção realizado pela FPB consoante os critérios apresentados no regulamento (no comunicado em baixo).
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Inscrições abertas para a 5.ª edição do Jr. NBA League
Já estão abertas as inscrições para mais uma edição do Jr. NBA League, que este ano letivo (2024/2025) se destina a rapazes e raparigas nascidos entre 2012 e 2014, e que pretende ensinar as competências básicas do Basquetebol, promovendo uma competição saudável através dos valores do jogo.
A competição abrange as Escolas/Instituições Escolares das diferentes DSR (Norte, Centro, Lisboa e Sul), sendo que cada escola participante irá representar uma equipa da Liga Americana (NBA).
Recorde-se que esta é uma parceria de 2017 firmada pela FPB, pela NBA e pelo Desporto Escolar.
As inscrições estão abertas através deste formulário, mas recomendamos primeiro a leitura das diretrizes da prova:
COMO FUNCIONA A COMPETIÇÃO
Podem participar nos diferentes projetos complementares os AE/ENA/EEPC, que:
Num primeiro momento formalizem a sua inscrição na Plataforma de Gestão do Desporto Escolar (PGDE E360-MDE), com a criação de um Plano do Clube do Desporto Escolar (PCDE), nos moldes previstos no Regulamento Geral de Funcionamento do Desporto Escolar 24-25 – documentos cujo prazo de entrega termina a 18 de outubro, às 23h59.
Num segundo momento, o AE/ENA/EEPC terá de efetivar a sua pré-inscrição de forma rápida através do link: Inscrição – Jr. NBA League 24-25.
Já no “Draft” será organizada a calendarização de cada divisão e o quadro competitivo da fase regular. Todas as escolas irão disputar oito jogos dentro da sua divisão, em regime de uma ou duas jornadas concentradas no período de janeiro a março de 2025.
A 2ª fase da competição, denominada Jr. NBA Finals, será disputada em sistema de Play Off pelas 8 melhores equipas classificadas da fase regular e será agendado para o mês de abril, em local ainda por definir.
Todas as equipas irão receber um conjunto de 12 equipamentos da equipa da NBA escolhida no Draft, bolas oficiais da Jr. NBA e outros brindes, assim como surpresas várias da Federação Portuguesa de Basquetebol.
De recordar que as equipas podem ser constituídas por alunos de apenas um género ou em equipa mista. Cada grupo, na sua totalidade, só poderá inscrever um máximo de 6 alunos do seu AE/ENA/EEPC que também participem nas competições do regime federado, inscritos na Federação Portuguesa de Basquetebol. As equipas não poderão usufruir do sistema de “cooperação” de alunos usados nas competições do Desporto Escolar.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Torneio César Correia este fim de semana em Pombal
Decorre nos dias 28 e 29 de setembro, no Pavilhão Municipal de Pombal, o primeiro Torneio César Correia, que homenageia o fundador do Basquetebol do Núcleo do Desporto Amador de Pombal (NDAP), entidade organizadora.
Direcionado para os escalões de formação, participam no torneio, além do emblema anfitrião, as equipas do Sport Lisboa e Benfica, Sporting Figueirense, Académica de Coimbra, Anadia Basket e Clube Desportivo Gumirães. A competição feminina decorre no sábado, 28, e a masculina no domingo, 29.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Castelo Branco dará palco a dois congressos de Basquetebol
“Orientações Da Investigação Para Um Basquetebol Prático” é o tema que será abordado no XII Congresso Ibérico de Basquetebol e no V Congresso Ibero-Americano de Basquetebol. Estes congressos, com lugar na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, vão se realizar nos dias 7, 8 e 9 de novembro do presente ano e têm como entidades organizadoras o Centro de Investigação & Inovação do Desporto, Atividade Física e Saúde (SPRINT), Sociedade Científica de Basquetebol (SCIB) e Grupo de Investigação para a Otimização do Empreendedorismo e do Rendimento Desportivo (GOERD) da Universidade da Extremadura.
Estas iniciativas, que prezam pela união do rigor científico à prática desportiva com o objetivo de melhorar o desempenho de jogadores, constituem uma boa oportunidade para aprimorar conhecimentos basquetebolísticos. Para mais informações deve-se contactar 2024cib@ipcb.pt ou aceder ao website 2024cib.ipcb.pt.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
3×3 de Tomar: últimos vencedores levam Inter-Seleções “no coração”
Está a chegar a 3.ª edição consecutiva do Torneio Inter-Seleções de 3×3 no escalão de sub17 femininos e masculinos, com data marcada de 5 a 7 de julho, em Tomar.
Dois dos vencedores da edição de 2023, Jorge Silva (FC Porto) e Maria Andorinho (SIMECQ), pela AB Porto e AB Lisboa, respetivamente, já não podem participar este ano, mas levam com saudade a prova e toda a animação que envolve mais de 130 jovens jogadores, durante três dias de competição, e que promete muita competitividade e intensidade à mistura.
Jorge Silva diz levar o torneio, “que marca muitos jogadores”, “no coração”.
Ver esta publicação no Instagram
Já Maria Andorinho acredita que esta modalidade é a mistura “perfeita entre intensidade, inteligência e convívio”.
Ver esta publicação no Instagram
O calendário da competição está disponível aqui.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.
Noticias da Federação (Custom)
“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.
Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.
Legenda
Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.
Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.
Miguel Maria
“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”
Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.
Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.