Artigos da Federaçãooo

Seleção Nacional de sub20 femininos fecha Europeu (Divisão A) no sexto lugar

A Seleção Nacional de sub20 femininos perdeu contra a Itália por 75-64 e classificou-se no sexto lugar do Europeu da categoria (Divisão A).

Na retina fica uma campanha com excelentes momentos de Portugal, que assim se mantém na elite do basquetebol do velho continente, tendo igualado as melhores classificações de sempre (2015 e 2022) no escalão.

Diante da Itália, Portugal esteve quase sempre em situação de desvantagem. O parcial de 6-23 sofrido no segundo quarto, que se traduziu num resultado de 20-41 ao intervalo, acabou por se revelar decisivo.

No regresso dos balneários, a nossa Seleção reagiu e aplicou parciais de 21-15 e 23-19, deixando uma boa imagem na despedida da prova, face a um histórico da modalidade.

Mais uma vez, o trabalho defensivo de Portugal ficou à vista nos 3 roubos de bola obtidos e 24 turnovers das transalpinas. De referir ainda o acerto da linha de lance livre, com 24 lançamentos concretizados num total de 29.

Quanto à estatística individual, Ana Barreto (13pts, 3/3 LL, 3res, 2ast), Rita Rodrigues (10pts, 6res, 1ast) e Inês Vieira (8pts, 6/6 LL, 2res, 2ast, 3b) sobressaíram pelas nossas cores.

Olhando para a campanha da formação lusa, os números finais foram de três triunfos e quatro derrotas. Portugal venceu a Chéquia, Hungria e Turquia.

Na hora do rescaldo, a atleta Ana Barreto mostrou-se feliz: “O nosso balanço é positivo. Saímos do Europeu com boas sensações. Houve jogos que não correram como nós planeámos, mas o basquetebol é assim e faz parte. Demos tudo, entregámos tudo e saio orgulhosa da prestação da equipa. Este Campeonato foi mais uma prova de que se deve investir mais no desporto feminino. Pela segunda vez consecutiva conseguimos o sexto lugar no Europeu da Divisão A. Para o futuro, prevejo um grande sucesso devido à grande qualidade nas nossas camadas jovens femininas”, projetou.


Portugal a um triunfo de fazer história

A Seleção Nacional de sub20 femininos continua em grande nível no Europeu da categoria da Divisão A! Portugal venceu a Turquia por 63-54, ficando assim a um triunfo de alcançar o quinto lugar da Divisão A europeia, o que a acontecer será a melhor classificação de sempre.

Depois de um primeiro quarto equilibrado (15-14 para Portugal), a nossa Seleção colocou o pé no acelerador e obteve um parcial de 15-0, chegando ao intervalo a vencer por 32-18.

A partir daí, não mais a turma lusa perdeu o controlo das operações, num encontro em que dominou nos ressaltos ofensivos (12 contra cinco do adversário), aliados a 16 assistências e 12 roubos de bola. O trabalho defensivo do coletivo português conduziu ainda a Turquia a 23 turnovers.

Do ponto de vista individual, Inês Bettencourt (13pts, 2res, 4ast, 4rb) e Inês Vieira (10pts, 3/4 2P, 4/5 LL, 4res, 6ast, 4rb) assumiram importâncias na nossa Seleção.

Na análise ao jogo, a atleta Maria Leonor Gonçalves afirmou o seguinte: “Sabíamos que a Turquia é uma equipa muito física e que nos ia causar dificuldades, especialmente no jogo interior. Entrámos bem, com uma defesa agressiva e ativas, e fomos unidas. Conseguimos manter a intensidade durante os 40 minutos”, salientou.

Este domingo, às 13h30, Portugal defronta a Itália na luta pelo quinto posto.


Sub20 femininos vencem e carimbam manutenção na Divisão A!

A seleção nacional de sub20 femininos garantiu o apuramento para os quartos de final do Campeonato da Europa – Divisão A, assegurando assim a manutenção no escalão mais elevado da categoria, ao vencer a Hungria por 70-68.

Com um lugar na fase seguinte da prova e a manutenção em disputa, os minutos iniciais foram marcados pelo equilíbrio, ainda que com um ligeiro ascendente luso. Portugal entrou melhor no segundo quarto e chegou aos dez pontos de vantagem (31-21), mas permitiu a reação magiar que chegou através de um um parcial de 17-0.

A resposta lusa chegou já no decorrer do terceiro quarto, com as comandadas de José Araújo a iniciarem a “remontada” na Svyturio Arena. Com maior eficácia no lançamento exterior (39% contra 28%) e maior força na luta das tabelas, Portugal foi recuperando e reentrou na luta pela vitória já nos dez minutos finais.

Os últimos momentos da contenda foram marcados pela emoção, com ambas as equipas a procurarem o triunfo, mas foras as atletas portuguesas que mostraram sangue frio na hora da decisão, festejando efusivamente o triunfo e passagem para os “quartos”, bem como a manutenção na Divisão A.

Inês Bettencourt (11pts, 3res, 4ast) e Rita Rodrigues (11pts, 3res, 2rb) foram as mais esclarecidas no conjunto português, seguidas por Ana Barreto (9pts, 1res, 3rb, 1dl), Ana Furtado (8pts, 7res, 1rb), Catarina Frederico (8pts, 1res, 2ast, 1rb) e Gabriela Falcão (8pts).

Rita Rodrigues, poste do conjunto luso, fez um balanço do encontro: “Um jogo muito difícil mas equilibrado do início ao fim. A nossa equipa esteve sempre no jogo e nos momentos que tivemos atrás do resultado, mostrámos que queríamos mais e melhor. Este era o jogo mais importante para nós até ao momento porque nos garantia a manutenção na divisão A, sendo este o nosso principal objetivo. Agora, vamos ter mais três jogos pela frente onde queremos chegar o mais longe possível e ter sempre a vitória do nosso lado”.

Parabéns, equipa!

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por NextGen Hoops (@nextgenhoops)


Portugal não resiste à segunda parte sérvia

A Seleção Nacional de sub20 femininos perdeu pela primeira vez no Europeu da categoria da Divisão A, na Lituânia. Portugal não resistiu a uma forte segunda parte da Sérvia e acabou por sofrer um resultado de 77-59.

A formação lusa entrou bem no encontro, realizou um primeiro tempo com momentos de grande qualidade, à semelhança do jogo da véspera diante da Chéquia, e chegou ao intervalo em vantagem (38-35).

Contudo, no regresso dos balneários, a Sérvia aplicou um parcial de 24-6 que se revelou decisivo para o desfecho final, com Portugal a não mais conseguir uma aproximação.

Portugal registou 14 roubos de bola, provocou 23 turnovers a um adversário de grande poderio, mas na luta das tabelas o coletivo dos Balcãs sobrepôs-se (50 ressaltos contra 30 da nossa parte).

Na Seleção portuguesa, destaque para a exibição de Jéssica Azulay (12pts, 5/6 LL, 9res, 5rb).

No rescaldo do encontro, a base Inês Vieira apelou à consistência: “Tivemos uns bons 20 minutos, mas os jogos têm 40. Na próxima partida teremos de ser mais consistentes e coletivas. Temos muito para melhorar, mas estou confiante de que entraremos forte”, afirmou.

Portugal regista um triunfo e uma derrota no grupo A, voltando agora à ação na terça-feira, dia do retomar da competição. A Seleção Nacional vai defrontar Israel (13h30, transmissão aqui).

 


Portugal vence vice-campeã europeia em sub20 femininos

Que melhor início poderíamos pedir à Seleção Nacional de sub20 femininos? Portugal venceu a Chéquia por 83-68, atual vice-campeã europeia, no arranque do Campeonato da Europa da categoria (Divisão A).

O conjunto luso comandou o resultado durante grande parte do encontro, com destaque para o seu segundo quarto, traduzido num parcial de 21-11 e numa vantagem de 12 pontos (42-30) ao intervalo.

A nossa equipa teve o mérito de nunca permitir que a congérere checa se aproximasse em demasia, numa partida em que apontámos nove triplos, sem esquecer 24 assistências e 12 roubos de bola.

Portugal ultrapassou um adversário de qualidade, muito forte na luta das tabelas, sendo que pelas nossas cores sobressaíram Ana Barreto (23pts, 3/5 2P, 5/12 3P, 3res, 1ast, 1rb) e Inês Bettencourt (15pts, 6/12 2P, 1res, 4ast, 2rb).

Na análise a este embate inicial, a atleta Catarina Frederico destacou o trabalho luso: “Foi importante termos entrado com uma vitória no Europeu. Funcionamos bem como equipa. Estivemos bem defensivamente, o que permitiu algumas importantes recuperações de bola. Não foi um jogo fácil, houve momentos mais complicados, mas mantivemos sempre a cabeça fria e fizemos bem o nosso trabalho. Acredito muito no nosso potencial e o resultado acabou por surgir. Vamos continuar a lutar pelo nosso objetivo”, garantiu.

Este domingo, a partir das 11 horas, Portugal defronta a Sérvia, com transmissão em direto aqui. O Europeu decorre na Lituânia (Klaipeda e Vilnius).

 


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.