Artigos da Federaçãooo
Vila Nova de Gaia acolhe Torneio do Eixo Atlântico de BCR
O Município de Vila Nova de Gaia e a Associação do Eixo Atlântico promovem, no próximo fim de semana, 8 e 9 de fevereiro, o Torneio do Eixo Atlântico de BCR, com a participação do anfitrião BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto, APD Braga e Basketmi Ferrol, formação galega. O evento tem como palco o Pavilhão Municipal de Gaia (Lavandeira).
Para lá da componente competitiva, irá decorrer, em paralelo com a competição triangular, Ações de Sensibilização e Demonstração Prática da modalidade, levadas a cabo pelo treinador-jogador e internacional A gaiense, Pedro Bártolo, dirigidas a professores, treinadores, agentes desportivos e educativos, bem como a atletas dos clubes de Basquetebol da cidade. Estas atividades tomam lugar da parte da tarde de sábado, entre o primeiro e o segundo jogo do certame, bem como antes da partida de encerramento do torneio, no domingo de manhã.
De assinalar ainda a vinda da equipa espanhola Basketmi Ferrol, que milita no segundo escalão do país e conta nas suas fileiras com João Castro, ex-BC Gaia, e Hélder Moreira, ex-APD Braga.
CALENDÁRIO
8 de fevereiro
15h – BC Gaia x APD Braga
18h – Abeconsa Basketmi x APD Braga
9 de fevereiro
11h30 – BC Gaia x Abeconsa Basketmi
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Foto de capa: Miguel Fonseca – @mfportefolio/DR
Liga BCR: BC Gaia e GDD Alcoitão vencem os clássicos; APD Paredes festeja primeira vitória
A 11ª jornada da fase regular da Liga BCR foi de equilíbrio extremo nas três partidas realizadas.
No sábado, a APD Paredes celebrou a primeira vitória da época, na receção à APD Lisboa – 46-36 -, impondo-se por margem superior àquela que perdera na capital, pelo que escapa ao último lugar, em caso de igualdade.
Com 18 pontos apontados, o jovem Simão Pimenta – 2.5 – foi o mais determinante nos paredenses, bem secundado por Wemerson Conceição – 2.5 – (14 pts). Nos lisboetas, sobressaíram Tomás Amaral – 3.0 – (10 pts) e William Silva – 3.5 – (8 pts) – 14-8 / 6-10 / 12-8 / 14-10.
No Pavilhão do Lis, assistiu-se a um dos duelos mais aguardados do fim de semana, com o GDD Alcoitão a prevalecer por 50-54, frente à APD Leiria, o que permite aos cascalenses continuarem a acalentar a conquista do primeiro lugar da fase regular. Em partida com várias alternâncias no marcador, os pupilos de Fernando Lemos revelaram maior assertividade nos momentos capitais. No tocante às melhores prestações, destacaram-se, nos visitantes, Ângelo Pereira – 2.5 – (18pts), Hugo Maia – 2.5 – (10pts) e Afonso Tavares – 4.0 – (10pts). Nos locais, merecem ênfase os desempenhos de Marco Francisco – 4.5 – (17pts) e Iderlindo Gomes – 4.0 – (16pts) – 12-17 / 8-12 / 16-12 / 14-13.
Em Ferreiros, perante uma bancada muito composta e entusiasta, o BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto levou a melhor sobre a APD Braga – 38-44. Nem sempre bem jogado, mas com a intensidade característica da maior rivalidade do BCR nacional das últimas temporadas, a vitória acabou por pender para a equipa gaiense, que “desatou o nó”, já dentro do minuto final.
Na formação orientada por Ricardo Vieira, emergiram Filipe Carneiro – 2.0 – (12pts, 7res, 6ast, 4rb, 2dl; 19 val), o mais valorizado da partida, Gabriel Souto – 3.0 – (8pts, 11res, 3rb) e Hélder Freitas – 3.5 – (8pts, 11res, 2ast, 1rb). Nos gaienses, os principais obreiros do triunfo foram Pedro Bártolo – 2.5 – (22pts, 8res, 4ast, 2rb) e Rafael Brito – 4.0 – (12pts, 4res, 3rb).
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Foto de capa: Miguel Fonseca – @mfportefolio/DR
Ibrahim Mandjam está nos quartos-de-final da Champions Cup; Alexandre Conde “cai” para a EuroCup 1
Que estreia para Ibrahim Mandjam em provas europeias! O poste do Amicacci, organizador do grupo C, celebrou a passagem aos quartos-de-final da Champions Cup, fruto das três vitórias alcançadas em quatro partidas. Já os Koln 99ers, de Alexandre Conde, não conseguiram o objetivo de rumar aos quartos-de-final da prova rainha continental, mas exibiram-se em excelente plano e selaram o terceiro lugar do grupo B, que vale a continuidade na “Europa”. O conjunto germânico vai disputar a fase final da EuroCup 1, segunda prova na hierarquia europeia, em Abril.
No grupo C, a candidatura da equipa da costa leste italiana apresentou logo a “candidatura” ao apuramento para os quartos-de-final, com uma vitória notável sobre um dos favoritos, Bidaideak Bilbao BSR – 72-63 -, encontro no qual Ibrahim Mandjam – 4.0 – não constituiu aposta. Seguiu-se novo teste de “fogo”, ante o Fenerbahçe Spor Kulub, tendo os turcos espelhado o seu poderio, no marcador – 88-60 -, num encontro em que o poste luso fez render os 3:27 minutos em campo, com 2 pontos e 2 ressaltos.
No segundo dia de prova, o Amicacci Abruzzo regressou aos triunfos, com um placar expressivo: 48-75, frente aos alemães BG Baskets Hamburg, na melhor exibição de Ibrahim Mandjam, que registou 6 pontos, 3 ressaltos, 1 assistência e 3 roubos de bola (10 min).
Os comandados de Carlo Di Giusto fecharam a fase de grupos em festa e com autoridade, ao amealharem os dois pontos, perante o conjunto francês CS Meaux bf – 81-39 -, sem Ibrahim Mandjam, que não saiu do banco.
No grupo B, a missão espinhosa dos Koln 99ers iniciou com uma derrota expectável, diante do CD Ilunion – 77-46 -, ainda sem Alexandre Conde, que enfrentou a contrariedade inusitada de ver toda a sua bagagem chegar com atraso a território espanhol. Veio depois um triunfo indispensável, contra o CTH de Lannion (França) – 66-46 -, já com o poste internacional A a deixar a sua marca – 4 pontos, 4 ressaltos (20 min).
No derradeiro dia de competição, o ASD Santo Stefano Sport revelou-se demasiado forte e vergou os Koln 99ers – 69-44 -, confronto sem a participação do leiriense. No último jogo, os Koln 99ers não acusaram a pressão e garantiram a qualificação, em terceiro lugar, para a fase final da EuroCup1, ao baterem o Asinara Waves Porto Torres – 74-53. Os 2:22 minutos concedidos a Alexandre Conde foram curtos para o imponente poste dar nas vistas.
Os quartos-de-final da Champions Cup estão agendados para o período de 6 a 9 de março. O Amicacci Abruzzo viaja até Albacete, Espanha, sede do grupo A, que inclui o organizador BSR Amiab Albacete, ADM Econy Gran Canária, também do país vizinho, e ASD Santo Stefano Sport, de Itália. A fase final da EuroCup1 toma lugar de 25 a 27 de abril, em Sassari.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Foto de capa: Amicacci/DR
Alexandre Conde e Ibrahim Mandjam são os representantes lusos na Champions Cup
Portugal volta a ter atletas na Champions Cup, a mais conceituada das competições europeias de clubes de BCR. Ibrahim Mandjam recebe, com o Amicacci Abruzzo, em Giulianova, Itália, o grupo C, ao passo que Alexandre Conde, que milita nos alemães Koln 99ers, viaja até Madrid, casa do CD Ilunión, para disputar o grupo B.
Ver esta publicação no Instagram
Para Alexandre Conde, esta representa a estreia em absoluto, no quadro das provas europeias de clubes. “Espero aprender muito, já que vou ver, em primeira mão, algumas das melhores equipas do mundo. Acredito que o objetivo da equipa seja conseguir, no mínimo, o 2º ou o 3º lugar, e tenho a certeza que temos qualidade para o conseguir. Espero poder ajudar a equipa a conseguir esses tão esperados resultados, seja dentro ou fora de campo”, afiançou.
Na ida à capital espanhola, há um interesse especialmente aguçado em enfrentar uma equipa, confidenciou o jovem leiriense. “Estou ansioso por defrontar Ilunion um dos melhores clubes europeus com jogadores de classe mundial, todos eles com muitos anos de experiência, com quem posso aprender muito”. Pela frente, o internacional nos Europeus C de 2023 e B de 2024 terá também Asinara Waves Porto Torres (Itália), Santo Stefano KOS Group (Itália) e CTH de Lannion (França).
Ver esta publicação no Instagram
Por sua vez, Ibrahim Mandjam, que acumula participações nos mesmos Europeus do seu colega de seleção, acolhe, em Giulianova, o grupo C, ao lado de Bidaideak Bilbao BSR (Espanha), BG Baskets Hamburg (Alemanha), Fenerbahçe Spor Kulubu (Turquia) e CS Meaux Basket Fauteil (França). Esta será a segunda etapa europeia para o ex-APD Sintra, que, na temporada transata, participou na EuroCup 1, a segunda competição, na hierarquia europeia.
Ver esta publicação no Instagram
“É a primeira vez que vou jogar na competição de mais alto nível. Estou ansioso por enfrentar as melhores equipas da Europa. O nosso objetivo é chegar aos quartos-de-final, mas sabemos que não será fácil, tendo em conta a competitividade do torneio”, projetou.
No horizonte, o internacional A sinaliza duas equipas e dois atletas com quem mais deseja medir forças, na etapa preliminar da maior prova de clubes à escala mundial. “As equipas que estou mais ansioso para enfrentar são, sem dúvida, Bilbao e Fenerbahçe. Quanto a jogadores, serão o Asier Garcia, uma lenda do BCR espanhol e mundial, e o Giulio Maria Papi, um dos melhores italianos da atualidade. Espero fazer uma boa estreia na competição e ganhar experiência”, sintetizou.
O acesso aos quartos-de-final está reservado aos dois primeiros classificados de cada grupo. O terceiro classificado “cai” para a fase final da EuroCup 1 e o quarto ruma à última fase da EuroCup 2.
Todos os jogos têm transmissão, no canal de Youtube da IWBF Europe.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Foto de capa: @koeln99ers / @gero_ml_photography / Amicacci/DR
Champions Cup: Custódio Coelho repete nomeação para a máxima competição de clubes de BCR
Custódio Coelho, árbitro internacional de BCR, volta a entrar em cena, na principal montra do BCR continental de clubes, para apitar o grupo C, da fase preliminar da Champions Cup. Apesar da juventude, o juiz setubalense, o único com licença mundial, conta já com um currículo pejado de participações internacionais ilustres, de onde sobressaem o Europeu A de 2023, os quartos-de-final da Champions Cup de 2024 ou o Europeu B de 2024, no qual foi nomeado para a final da competição.
O próximo desafio é na costa leste italiana, em Giulianova, no grupo C da Champions Cup, cujos jogos decorrem sexta-feira e sábado, 31 de janeiro e 1 de fevereiro. Por lá, o árbitro luso encontrará o compatriota Ibrahim Mandjam, poste internacional A, que veste as cores do emblema organizador Amicacci Abruzzo. A visita ao país transalpino agrada a Custódio Coelho. “É muito bom regressar a Itália, onde o nível e a cultura do Basquetebol em cadeira de rodas são dos mais elevados e competitivos da Europa. Além disso, será ótimo reencontrar uma cara conhecida como o Ibrahim e observar a sua evolução. Quero demonstrar maior maturidade e assertividade em relação à minha presença no ano anterior na Champions”, assegura.
Exortado a um rápido auto-exame sobre o seu desempenho arbitral, o juiz oferece uma resposta incisiva. “Saliento evolução na confiança na tomada de decisão e na utilização correta da mecânica e das técnicas individuais de arbitragem. Quero continuar a trabalhar na capacidade de controlo e gestão de jogo, um elemento essencial para atingir o próximo nível. Além disso, pretendo assumir maior liderança dentro de campo, garantindo uma comunicação clara e eficaz com os intervenientes”, enumerou, num ano em que faz mira a vários eventos importantes do BCR internacional.
“O objetivo principal será sempre tornar-me um árbitro melhor após cada participação, conquistando maior reconhecimento e respeito por parte de todos os intervenientes. Quero que os próximos momentos sejam bem-sucedidos para alcançar quiçá uma presença no Europeu A deste ano ou até mesmo uma primeira nomeação IWBF Mundo, com a presença no Mundial Masculino de Sub-23 no Brasil”, apontou.
Toda a informação relativa ao grupo B da Champions Cup pode ser encontrada aqui. Ao Amicacci Abruzzo juntam-se Fenerbahçe Spor Kulubu (Turquia), BG Baskets Hamburg (Alemanha), Bidaideak Bilbao BSR (Espanha) e CS Meaux Basket Fauteil (França).
Ver esta publicação no Instagram
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Foto de capa: Laura Mandressi – Briantea84 Cantù/DR
Liga BCR: APD Leiria bate APD Braga e garante playoff
Na Liga BCR, começa a desenhar-se o figurino das meias-finais do playoff. Desta feita, foi a APD Leiria a garantir a qualificação para a fase derradeira da competição, mercê do triunfo caseiro, frente à APD Braga.
No Pavilhão do Lis, os comandados de Luís Ramos estiveram sempre por cima do encontro e, paulatinamente, dilataram a vantagem no marcador – 55-42 -, exceção feita para o último quarto, onde os minhotos se impuseram. Marco Francisco – 4.5 – (16pts) e Nuno Nogueira – 3.0 – (14pts) lideraram a produção ofensiva local, ao passo que, entre os pupilos de Ricardo Vieira, sobressaiu Hélder Freitas – 3.5 – (22pts), melhor marcador da partida – 12-8 / 19-14 / 12-6 / 12-14.
Em Grijó, o BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto entrou a todo o gás, assinando um parcial de 11-0 na abertura do encontro contra a APD Lisboa – 66-38 -, momento a partir do qual não mais os gaienses deixaram escapar o controlo. Pedro Bártolo – 2.5 – (20pts) e Marco Almeida – 4.0 – (11pts) foram os principais obreiros do triunfo. Nos lisboetas, despontaram Bruno Lopes – 3.0 – (14pts) e Filipe Nogueira – 4.0 – (10pts) – 22-6 / 17-12 / 17-10 / 9-10.
A APD Sintra não sentiu dificuldades para levantar avante as suas prentensões, no reduto da APD Paredes – 33-57 -, conforme ilustra o parcial inaugural de 3-14. Ricardo Pires – 5.0 – (18pts) e Hugo Lourenço – 4.0 – (11pts) assumiram as despesas sintrenses, enquanto, nos anfitriões, merecem ênfase as atuações de Wemerson Conceição – 2-5 – (12pts) e Simão Pimenta – 2.5 – (9pts) – 3-14 / 10-3 / 11-12 / 9-18.
Em jogo relativo à jornada 14, a APD Leiria celebrou o segundo triunfo do fim de semana, igualmente no terreno da APD Paredes, por 28-59. Nuno Nogueira – 3.0 – (20pts) e Marco Francisco – 4.5 – (12pts) conduziram a formação do Lis ao êxito. A resistência paredense foi encabeçada por Simão Pimenta – 2.5 – (9pts) e António Neto – 3.0 – (7pts) – 8-20 / 5-13 / 5-16 / 10-10.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Foto de capa: Miguel Fonseca – @mfportefolio/DR
BCR: FPB é parceira do projeto europeu “Building Bridges”
A FPB é parceira do projeto “Building Bridges”, co-financiado pelo programa Erasmus+ Sport, em torno do qual se agregam ainda entidades dinamizadoras da modalidade da Sérvia, Irlanda, Espanha – génese do projeto – e Macedónia do Norte. São elas: Club for Youth Empowerment 018 (KOM 018) e Association of Wheelchair Basketball Clubes, ambas da Sérvia, Irish Wheelchair Association (Irlanda), Wheelchair Basketball Hope Sport (WBC HOPE SPORT) – da Macedónia do Norte – e a alma mater da iniciativa, Barcel’hona Sport Events, de Espanha.
O “Building Bridges” visa promover a cooperação internacional, no Basquetebol em caseira de rodas, salientando o poder do desporto, não só no fomento de hábitos de vida saudável, como enquanto instrumento para a integração social e inclusão de indivíduos.
O projeto, que tem como prazo de execução novembro de 2024 a outubro de 2025, visa três objetivos essenciais: 1 – aumentar as competências e conhecimentos dos treinadores de BCR; 2 – criar oportunidades de prática para potenciais atletas com deficiência; 3 – sensibilizar e conferir visibilidade ao BCR e aumentar a taxa de participação desportiva das pessoas com deficiência.
Para já, são conhecidas as datas de duas ações de formação e capacitação de treinadores, que terão participação de técnicos nacionais: 13 a 16 de fevereiro, na Sérvia, e 16 a 19 de junho, em Barcelona.
Portugueses lá fora: Manutenção na calha para Miguel Reis, João Castro e Hélder Moreira celebram primeira vitória
O ano de 2025 arrancou de forma generosa para os “Portugueses lá fora”, sobretudo para Miguel Reis, que vê mais perto a garantia da manutenção na Bundesliga 1, principal escalão alemão. Em Espanha, João Castro e Hélder Moreira, do Basketmi Ferrol, emblema que milita na Primera División – segundo escalão -, festejaram a primeira vitória da temporada.
Alemanha
Bundesliga 1
Na ronda inaugural do novo ano, o RSV Bayreuth enfrentou o todo-poderoso RSB Thuringia Bulls, que, sem surpresa, se consagrou vencedor, por elucidativos – 46-106. Nesta intrincada missão, Miguel Reis – 4.0 – foi a jogo e recolheu 5 ressaltos (12:04 min). Seguiu-se o desejado e necessário triunfo, em casa do BG Baskets Hamburg – 53-63 -, que praticamente sela a continuidade no máximo escalão germânico, e a derrota frente ao BBC Munsterland – 79-55. Miguel Reis (18:38 min) teve honras de cinco inicial e correspondeu: 6 pontos (3/4 2pts), 3 ressaltos e 2 assistências.
Alexandre Conde – 4.0 – não constituiu aposta, no triunfo dos Koln 99ers, diante do BBC Munsterland – 71-54 -, mas saltou do banco, em novo êxito da turma de Colónia, face ao RBB Munchen Iguanas – 38-73 -, para amealhar 4 ressaltos (15:38 min).
Bundesliga Pro B
No segundo patamar, no grupo inferior, David Lima – 5.0 -, do SGH Berlin, não foi feliz, nas duas partidas disputadas: derrotas com RSC Osnabruck – 60-36 -, com o luso a apontar 2 pontos (18:57 min); e perante BG Baskets Hamburg 2 – 50-54 -, que rendeu uma colheita de 6 pontos (26:02 min) ao poste ex-ACD Cotovia/UDI.
Regionalliga
Os Lux Rollers, de Paulo Soeiro – 1.0 -, ainda ausente por lesão, abriram o ano a perder, contra o RBG Dortmund 51 – 38-58 –, sucedendo-se uma enérgica reação frente a ASV Bonn – 58-59 -, encontro no qual um parcial de 9-0 ditou o marcador final.
Seguiu-se, a 19 de janeiro, uma jornada dupla com contornos similares, saldada por um triunfo – 59-47 -, ante RBC Koln 99ers 2, e uma derrota, frente ao SGK Rolling Chocolate – 50-56. De assinalar a presença ilustre de Henrique, grão-duque do Luxemburgo, o que conferiu uma visibilidade extra ao momento competitivo.
Itália
Série A
Na Série A, o Amicacci Abruzzo, com Ibrahim Mandjam – 4.0 – (10 min) a merecer a confiança de Carlo Di Giusto, tendo o poste luso registado 1 pontos e 1 ressalto, no êxito caseiro com o Padova Millennium Basket – 61-48. Durou pouco o estado de graça, com o Amicacci Abruzzo a cair, no terreno do Reggio BIC – 58-43 -, apesar dos indicadores positivos do internacional A, que, em 17:06 minutos, averbou 3 pontos e 1 roubo de bola.
Série B
O Santa Lucia Roma prossegue a campanha imaculada. A formação da capital italiana ultrapassou, sem sobressalto, a Lupiae Team Salento Lecce – 86-23 -, com Ismael de Sousa – 3.0 – a figurar no último posto do trio mais concretizador da sua equipa, ao apontar 13 pontos.
No compromisso perante o seu público com Don Orione, o desenlace voltou a favorecer o histórico conjunto do BCR transalpino, que se impôs por 60-42, com a marca de Ismael de Sousa – 12 pontos.
Espanha
Primera División
O recomeço não brindou o Basketmi Ferrol com o resultado ansiado. Numa das exibições mais cinzentas da época, os galegos foram suplantados pelo CD Discaesports – 51-36 -, sem que João Castro – 2.0 – (4 ressaltos, 2 assistências, 1 roubo de bola, ao cabo de 32:55 minutos) ou Hélder Moreira – 4.5 – (5:27 min) contrastassem com a toada global da sua equipa.
No regresso ao Ensanche, a história foi outra. O Basketmi Ferrol logrou, por fim, a estreia a ganhar, perante o AGC UPV – IN – 51-43 -, com João Castro (28:26 min) em evidência, com 8 pontos, 3 ressaltos, 3 assistências e 1 roubo de bola. Hélder Moreira não foi lançado por Miguel Romero.
Ver esta publicação no Instagram
França
Nationale 1
Com Christophe da Silva – 1.0 – de fora, por lesão, mas com Yuri Fernandes – 2.5 – (6:35 min), o CS Meaux 2 obteve a quinta vitória da temporada, na receção a Les Tiger’s Douai – 77-52. O ex-Trovões contribuiu com 2 pontos.
Reino Unido
Division One
De volta às fileiras dos Mohawks, da Premier League, mais alto patamar do BCR britânico, Luís Domingos – 2.5 – (37 minutos) deu mostras de qualidade – 6 pontos e 6 assistências -, na derrota frente ao líder Jaguars – 70-50.
Suíça
Os Ticino Bulls, de Nuno Silva – 1.0 – vivem uma fase auspiciosa, tendo arrecadado três vitórias, nos últimos três compromissos. Contra os Zuri Highland Bulls, o marcador refletiu uma vantagem considerável da formação do sul do país – 31-51 -, com 8 pontos do extremo luso, menos fértil – 2 pontos – no triunfo sobre os RZSC Hurricanes – 38-18. Já a 19 de janeiro, o coletivo a sul dos Alpes, prevaleceu por 44-33, no embate com os Youngsters. Nuno Silva replicou os 2 pontos.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Foto de capa: RSV Bayreuth/DR
Taça de Portugal de BCR: Quartos-de-Final disputam-se a 8 e 9 de março
A Taça de Portugal de BCR já está calendarizada, na sequência do sorteio realizado a 19 de janeiro. Com seis das oito equipas participantes presentes, o procedimento ditou os seguintes emparelhamentos, no tocante aos quartos-de-final, previstos para 8 e 9 de março:
- BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto x APD Lisboa
- GDD Alcoitão x APD Leiria
- APD Paredes x APD Braga
- APD Sintra x CD “Os Especiais”
A Final Four da competição toma lugar, no fim de semana imediatamente a seguir, 15 e 16 de março, em local a anunciar.
Recorde-se que o detentor do troféu é a APD Braga, que derrotou o BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto, em Maio de 2024, no Pavilhão do Lis, em Leiria. A recordista de conquistas da prova é a APD Sintra, consagrada vencedora em onze ocasiões, seguida precisamente pela APD Braga, que ergueu o troféu por nove vezes.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Liga BCR: BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto supera APD Sintra no último segundo
Na Liga BCR, o BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto ocupa a liderança, à condição, na sequência de uma vitória emotiva, alcançada no último segundo, no reduto da APD Sintra – 58-59.
Num encontro pautado por alta intensidade e várias exclusões de parte a parte, na primeira metade, o ascendente pertenceu claramente à APD Sintra, que chegou ao descanso a vencer por 33-21. Os gaienses reagiram, melhoraram no capítulo defensivo, e iniciaram a recuperação, que se consumaria em reviravolta já dentro dos dez minutos finais.
Apesar de privada de Rui Lourenço – 4.0 – e Pedro Gonçalves – 4.0 -, que atingiram as cinco faltas, circunstância similar à de Marco Almeida – 4.0 – (posteriormente, também de Jacob Schmalzriedt – 3.0 – e Mamadu Djaló – 1.5 -), nos nortenhos, a APD Sintra não se deu por vencida e foi capaz de reentrar na discussão do encontro, assistindo-se a várias alternâncias na liderança, por um ponto. O lançamento bem-sucedido de Renato Fonseca – 3.5 -, após o qual restava 1.8 segundos no marcador, parecia encerrar definitivamente a contenda. Contudo, após desconto de tempo, Luís Assunção – 4.5 – conseguiu conquistar posição interior e, no soar da buzina, converteu os dois pontos decisivos. Ricardo Pires – 5.0 – (25pts) e Hugo Lourenço – 4.0 – (16pts) foram os mais assertivos no ataque ao cesto, por parte dos sintrenses, patamar partilhado com Pedro Bártolo – 2.5 – (30pts) e Jacob Schmalzriedt – 3.0 – (12pts), no gaienses, – 17-12 / 16-9 / 12-19 / 13-19
Em Alvide, o GDD Alcoitão continua a depender apenas de si para escalar ao topo, já que dispõe de menos um jogo e ganhou, categoricamente, à APD Paredes, última classificada, por 80-22. Com vários jogadores em evidência, sobressaíram, nos cascalenses, Hugo Maia – 2.5 – (18pts, 5res, 5ast, 4rb), cuja valorização de 30 lhe rendeu o MVP, Afonso Tavares – 4.0 – (16pts, 14res, 2ast, 3rb) e Nélson Pereira – 5.0 – (12pts, 5res, 4ast, 4rb). Nos paredenses, Alberto Baptista – 3.0 – (4pts, 8res, 1ast, 1rb, 1dl) e Wemerson Conceição – 2.5 – (8pts, 6res, 1rb) assumiram as despesas.
A partida entre APD Lisboa e APD Braga foi adiada para data a determinar. No próximo fim de semana, a Liga BCR interrompe-se para dar lugar ao estágio da Seleção Nacional, no Centro de Alto Rendimento de Rio Maior.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Foto de capa: António Lopes/DR
Seleção Nacional de BCR realiza primeiro estágio a pensar no Europeu B de 2026
A Seleção Nacional de BCR regressa ao trabalho, pela primeira vez, após a bem-sucedida campanha, no Campeonato da Europa B, de 2024, no qual alcançou a desejada manutenção. Com ambição redobrada e mais de um ano de preparação pela frente, o selecionador nacional Óscar Trigo e o Selecionador Adjunto Javier López irão observar treze jogadores, lote no qual ainda não se integram os vários atletas lusos a atuar nos campeonatos estrangeiros. De assinalar três estreias absolutas: Ronne van Heijningen, do BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto, Diego Mota, da APD Leiria, e Simão Pimenta, da APD Paredes. Merece igualmente referência a presença, como convidado, de Márcio Dias, da APD Braga, atleta com a participação em sete Campeonatos da Europa, no currículo.
O trajeto recente da equipa nacional inclui o vice-campeonato da Divisão C, em 2023, bem como o oitavo posto, no Campeonato da Europa da Divisão B, em 2024, garante da já referida manutenção no escalão, feito alcançado apenas pela segunda vez, na história do BCR português. Em 2026, em data e local por anunciar, os comandados de Óscar Trigo vão procurar dar continuidade ao percurso em ascensão, em novo Europeu B.
CONVOCADOS
- Lassana Indjai – GDD Alcoitão
- Ronne van Heijningen – BC Gaia
- Pedro Bártolo – BC Gaia
- Simão Pimenta – APD Paredes
- Hugo Maia – GDD Alcoitão
- André Gomes – GDD Alcoitão
- Ângelo Pereira – GDD Alcoitão
- Nuno Nogueira – APD Leiria
- Diogo Ferrás – BC Gaia
- Diego Mota – APD Leiria
- Afonso Tavares – GDD Alcoitão
- Iderlindo Gomes – APD Leiria
- Márcio Dias – APD Braga
Diretores: João Crucho, Luís Sintra
Equipa Técnica: Óscar Trigo, Javier López / Ricardo Vieira e Daniel Pereira
Fisioterapeuta: Sara Rodrigues
Staff: Carlos Peixoto
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Liga BCR: APD Leiria e APD Sintra mais perto das meias-finais do playoff
Na Liga BCR, a primeira jornada de 2025 contemplou duas partidas, com vitórias da APD Sintra e da APD Leiria, sobre APD Braga e APD Lisboa, por esta ordem.
No Pavilhão do Lis, não houve discussão no frente-a-frente a opor APD Leiria e APD Lisboa, claramente dominado pelos locais – 85-33. Nuno Nogueira – 3.0 – (34 pts), Iderlindo Gomes – 4.0 – (12pts) e Marco Francisco – 4.5 – (12pts) foram os mais concretizadores, na equipa anfitriã. Nos comandados de Daniel Pereira, William Silva – 3.5 – (12pts) e Filipe Nogueira – 4.0 – (12pts) revelaram-se os mais afoitos no ataque ao cesto – 24-4 / 24-6 / 18-12 / 19-11. A APD Leiria lidera, à condição, com mais um jogo do que o BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto, e dois face ao GDD Alcoitão.
A APD Braga vê mais longe a possibilidade de renovar o título nacional, mercê da derrota caseira com a APD Sintra – 39-51 -, agora mais “dona” do quarto posto, o derradeiro de acesso ao playoff.
Num jogo de caráter determinante, particularmente para os minhotos, foi a APD Sintra a assumir as rédeas e o comando da partida, que se expandiu paulatinamente no marcador. O coletivo visitante reclamou o quarto inaugural por um ponto – 13-14 -, que constituiu o mote para uma vantagem mais expressiva a partir de então.
Hugo Lourenço – 4.0 – (21pts, 16res, 10ast, 3rb), com um triplo-duplo, traduzido em 35 de valorização, elevou a fasquia e apontou o caminho da vitória sintrense, ladeado por João Cardoso – 4.0 – (10pts, 3res, 1ast, 3rb). Nos pupilos de Ricardo Vieira, o internacional A Henrique Sousa – 1.0 – (9pts, 6res, 2ast), Hélder Freitas – 3.5 – (6pts, 18res, 1ast, 1rb, 1dl) e Sílvio Nogueira – 2.0 – (11pts, 1res, 1ast), melhor marcador nas suas cores, mostraram-se os mais inconformados.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Noticias da Federação (Custom)
“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.
Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.
Legenda
Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.
Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.
Miguel Maria
“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”
Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.
Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.