1 dia para Matosinhos | Nuno Manaia antevê “pavilhão cheio” num “local de culto” para o Basquetebol

Europeu de Sub18 Femininos começa amanhã às 20h30 para Portugal

Seleções
2 AGO 2024
Está quase. Está mesmo quase. É amanhã, aliás, que a Seleção Nacional de Sub18 Femininos arranca com a sua participação no Youth EuroBasket 2024. Espera-se casa cheia para o Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, onde o coletivo português joga o seu encontro de estreia (dia 3, às 20h30, frente à Itália). O Diretor-Técnico Nacional, Nuno Manaia, esteve em entrevista com a FPB e reforçou não só o papel do público em Matosinhos, como as várias campanhas das seleções na cidade ao longo dos anos, com muito sucesso. E realça, claro, o “bom momento” que o Basquetebol feminino está a atravessar – com votos que assim se mantenha.
Portugal Sub18 Femininos vai disputar o Campeonato da Europa em Matosinhos, local que tem dado muitas alegrias às seleções nacionais. Qual é a chave para este sucesso nesta região? 
É verdade, os Campeonatos da Europa em Matosinhos têm sido um sucesso. Penso que a principal razão para isso acontecer foram as boas campanhas das Seleções Portuguesas nas primeiras edições, isso foi marcando os Europeus de Matosinhos como local de sucesso. O público ajuda sempre muito as nossas equipas, os familiares e os amigos estão todos presentes, isso empolga as nossas Seleções. Também é verdade que quando a FPB se candidata à organização de um Campeonato da Europa, um dos fatores importantes é a geração de jogadores/as, pois sabemos bem que os bons resultados desportivos da equipa da casa são muito importantes para o sucesso de uma organização. Resumindo, apoio extraordinário + boas gerações, têm sido a chave do sucesso.
As atletas portuguesas vêm do Torneio de Barcelos sem qualquer derrota, será este um bom presságio para aquilo que se segue no Europeu?
A FPB tem tentado criar, para todas as Seleções Nacionais, condições similares às que vão encontrar nos respetivos Campeonatos da Europa. É sempre importante que a preparação tenha corrido bem, isso dá-nos mais confiança. Mas, na prática, o que vai contar é o que se passar em Matosinhos. Precisamos de nos focar num jogo de cada vez, mas achamos que esta geração de jogadoras tem muito valor e que a equipa técnica é muito experiente.
Este torneio será mais uma prova do aumento de qualidade das categorias de base do basquetebol português. Como avalia o estado atual do basquetebol feminino em Portugal?
O Basquetebol Feminino em Portugal está num bom momento, nomeadamente ao nível da formação, como pode ser comprovado pela recente campanha das Sub-20 no Europeu da Divisão A, que terminou há dias. Temos conseguido ter as 3 seleções nacionais de formação mais vezes na Divisão A do que na Divisão B, e isso é algo que há 15/20 anos atrás não conseguíamos. É um processo que nunca termina e nunca terminará, queremos sempre chegar mais longe. Ambicionamos uma presença no Eurobasket Women 2025, o que seria a “cereja no topo do bolo”.
Que conselho daria às jovens jogadoras que aspiram representar Portugal em competições internacionais no futuro?
Quem quer jogar nas Seleções Nacional tem de trabalhar muito, tem de se dedicar muito, é provável que não consiga ter o mesmo tempo de outras jovens para as muitas atividades que existem nos dias de hoje. Se acham que é de Basquetebol que gostam e querem chegar longe, esse é o caminho. Depois, nesse percurso, a escolha das pessoas que as podem ajudar é também fundamental, estando os treinadores no topo da lista, mas não só. É preciso tomar boas decisões e estar bem-aconselhado para não entrar na “1ª porta que abre”. Acima de tudo, gostar e praticar, praticar, praticar.
Quais são as expectativas em termos de público e apoio local para este evento?
Isso para nós não vai ser uma incógnita, pois sabemos que nos primeiros jogos da Seleção Portuguesa o pavilhão irá estar praticamente cheio. Se a nossa Seleção começar a ter sucesso, sabemos que não vão caber todos no pavilhão, há pessoas que não vão conseguir entrar. Tem sido sempre assim e este ano não será diferente, certamente.
Tem algumas palavras de motivação para as atletas portuguesas?
As atletas portuguesas estão motivadíssimas nesta altura, há pouca coisa que eu possa dizer neste momento para as motivar ainda mais. Tenho por hábito dirigir algumas palavras a todas as Seleções Nacionais nesta altura, normalmente refiro a importância e orgulho do que é representar o nosso país, da responsabilidade dentro e fora do campo, para darem o seu máximo e que estamos todos com elas. Há muitas jogadoras que gostariam de ter esta oportunidade, mas foram estas as 12 escolhidas, por isso, aproveitem bem este momento.
Por fim, que apelo deixa às pessoas lá em casa de modo a que se desloquem ao pavilhão e disfrutem de basquetebol?
O Europeu de Matosinhos é um local de culto para o nosso Basquetebol, é aqui onde todos podem ver o que fazem os países com grandes tradições na modalidade, podemos ver quem são os melhores jogadores e jogadoras do escalão, e perceber quem podem vir a ser as estrelas do futuro. Este ano não será diferente, pelo que apelamos a todos que compareçam no Campeonato da Europa de 3 a 11 de agosto, em Matosinhos, para ver bom Basquetebol e, claro, para apoiar a Seleção Portuguesa.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: FacebookInstagramX e TikTok.
Seleções
2 AGO 2024

Mais Notícias