1.º Agosto vence duelo africano
No primeiro jogo da II Edição da Supertaça Compal, o 1º de Agosto venceu o duelo africano, ao derrotar no primeiro jogo da noite o Libolo, por 77-76.
Competições | FPB
12 FEV 2011
Muita luta, emoção e contacto físico num encontro que não defraudou o público presente, maioritariamente africano, no fantástico recinto do Campo Pequeno que serve de palco e esta competição organizada pela Federação Portuguesa de Basquetebol em parceria com a Compal.
Foi o duelo africano a abrir a II Edição da Supertaça Compal, com encontro que colocou frente a frente as equipas do 1º de Agosto, campeão angolano, e o Libolo vencedor da última edição da Taça de Angola. Um jogo que contou com a presença de muitas caras conhecidas, algumas delas com passagens pelo campeonato português, casos de Reggie Moore, Armando Costa, Abdel Boukar, Karlon Mims entre outros. O jogo correspondeu às expectativas, com as duas equipas a revelarem características próprias do basquetebol africano, onde o contra-ataque, contacto físico, luta nas tabelas e pressão na bola e nas linhas de passe é uma constante.O primeiro período foi muito equilibrado com a equipa campeã de Angola, o 1º de Agosto, a conseguir ligeiro ascendente na parte final do quarto, fundamentalmente pela maior eficácia revelada no capítulo do lançamento.O segundo quarto começou com o 1º de Agosto a todo gás, beneficiando do facto do nosso bem conhecido treinador Luís Magalhães ter optado por recomeçar o jogo com três jogadores capazes de fazer subir a bola no campo, de modo a privilegiar um ritmo elevado de jogo.Quando tudo indicava que 0 1º de Agosto iria disparar no marcador (27-16), eis que surge a reacção do Libolo, que comandados pela dupla Reggie Moore e pelo internacional angolano Olimpio Cipriano, voltam a empatar o encontro, com um parcial de 11-0.Nos minutos finais da 1ª parte, as transições rápidas dos campeões angolanos bem como a melhoria do seu desempenho na luta das tabelas fez com fossem em vantagem (35-31) para tempo de intervalo.A segunda parte valeu mais pela entrega e o empenho colocado dentro de campo que propriamente pela produção ofensiva das equipas, excepção feita aos últimos três minutos do encontro. No final do 3º período as duas equipas estavam separadas pela diferença mínima (53-52), com vantagem para o 1º de Agosto. O que deixava tudo em aberto para o derradeiro quarto.Os dez minutos finais foram emocionantes com a equipa do Libolo a conseguir passar, a meio do período, para a frente do marcador, com as suas principais individualidades (Moore e Olimpio Cipriano) a assumirem a responsabilidade do jogo. A liderança da equipa comandada por Raul Duarte durou pouco tempo, já que os campeões africanos logo assumiriam o comando do marcador, para nunca mais o perder até final. Isto apesar dos triplos do adversário nos momentos finais da partida que quase invertiam o resultado, não fosse a mão certeira da linha de lance livre dos jogadores do 1º de Agosto.