2ª volta do europeu em preparação
A Selecção Nacional Feminina iniciou o 2º estágio de Agosto, integrado no plano de preparação de Portugal, tendo em vista a 2ª volta do campeonato da europa - divisão B.
Seleções
8 AGO 2007
A equipa portuguesa que realizou uma 1ª fase do campeonato que podemos considerar excelente, tendo sido batida apenas pela Bósnia, em jogo de má memória para a equipa das quinas já que, uma arbitragem algo caseira não permitiu que Portugal vencesse esse encontro no tempo regulamentar e, no prolongamento acabou por ser derrotada pela equipa da casa. De qualquer forma Portugal continua na rota do apuramento com 3 vitórias e uma derrota, encontra-se isolado no 2º lugar da série e em optima posição para discutir o acesso à divisão A, o que seria um facto inédito no basquetebol nacional feminino.
Nem tudo tem sido fácil para a Selecção Nacional já que por motivos vários que vão desde lesões de gravidade de algumas jogadoras (Gilda, Sara), problemas com empregos não compativeis com os estágios (Carla Freitas, Sónia Ferreira, Ana Teixeira), e ainda por motivos de estudos (Cristiana Araújo, Raquel Jacinto, Susan Foreid), e também o abandono de Susana Soares, não têm permitido que o seleccionador nacional Carlos Portugal tenha ao seu dispôr uma série de jogadoras da 1ª linha do basquetebol português. No entanto, conseguiu-se reunir um lote de jovens jogadoras de boa qualidade, provenientes da Selecção de Sub-20 que, conjuntamente com as jogadoras mais experientes, têm treinado muitíssimo e pelos jogos que já realizaram deixam antever a possibilidade de atingir o 1º objectivo que é a qualificação para os jogos de promoção à divisão A. Efectivamente nos 4 jogos realizados, 2 com a Universidade de Marquette (1d-1v), 2 com as Selecções de Castilla e Leon e Pais Basco (2v), a selecção nacional deu boa conta de si, tendo realizado boas exibições. Rude golpe na equipa nacional foi a lesão de Sónia Reis, a espectacular poste portuguesa que tem sido determinante na equipa das quinas, e também a ausência da outra poste Ana Sousa a contas com problemas na coluna. De saudar a recuperação de Sara Filipe que certamente puderá ajudar a turma de Portugal, esperando-se também que a base WNBA Ticha Penicheiro e extremo/poste Mery Andrade a jogar em Itália, e também a recuperar de uma lesão, possam vir contribuir com a sua disponibilidade habitual para tornar ainda mais competitiva a selecção portuguesa. Para já estão concentradas as seguintes jogadoras: Sofia Ramalho, Carla Nascimento, Mariana Alves, Fátima Freitas, Larisse Lima, Ana Oliveira, Joana Lopes, Paula Muxiri, Cátia Lirio, Nádia Tavares, Sara Filipe, Tamara Milovac, Débora Escórcio e Patricia de Jesus. Neste estágio vão ser realizados 4 encontros com a Selecção do Chile, a estagiar na Europa, jogos esses que serão disputados em Évora, nos dias 10, 11, 13 e 14, pelas 20h15, com os quais se encerrará o 2º estágio de Agosto da selecção, que voltará ao trabalho, desta vez em Oliveira do Hospital a partir do dia 17 deste mês. Saliente-se que o Campeonato da Europa comecará a 1 de Setembro com a Selecção Nacional a deslocar-se ao Luxemburgo, seguindo-se no dia 5, em Oliveira do Hospital, o encontro com a Bósnia, para de seguida viajar até à Estónia no dia 12 e terminando o campeonato com o Portugal x Inglaterra a disputar no dia 15, em Évora. Os play-off finais terão lugar a 22 e 26 de Setembro.