2º período condiciona estreia dos Sub-20
A estreia da Seleção Sub-20 Masculina no Torneio Internacional de Barakaldo, organizado pela Federación Vizcaína de Baloncesto, não foi a desejada, com a equipa nacional a ser batida pela Seleção Euskadi, por 58-43.
Competições | Seleções
28 DEZ 2015
Os portugueses não estiveram com a mão quente, nem tão pouco conseguiram ser eficazes da linha de lance-livre, pelo que não surpreende a fraca eficácia ofensiva e a baixa pontuação final.
Os primeiros 10 minutos foram marcados por um enorme equilíbrio, com Portugal a chegar ao final do 1º período a perder pela diferença mínima (14-15). A prestação de Portugal durante o 2º período acabou por comprometer a capacidade de Portugal manter-se na discussão pela liderança do encontro (19-29). Os turnovers (22 no total) acabaram por condicionar a eficácia ofensiva da equipa portuguesa, se bem que as percentagens de lançamento em nada contribuíram para que tal acontecesse.
A equipa nacional sentiu imensos problemas para concretizar os seus lançamentos nas áreas mais próximas do cesto (8/30 – 26.7%), mas revelou-se demasiado perdulária da linha de lance-livre (15/26 – 57.7%). E se a luta das tabelas acabou por ser equilibrada no número de ressaltos conquistados (41 para cada lado), o facto de ter permitido que o adversário garantisse 17 ressaltos ofensivos acabou por dar mais oportunidades para que os espanhóis somassem mais pontos.
Ainda assim, os comandados de João Costeira voltaram a equilibrar o jogo no recomeço da etapa complementar (44-32), e embora não tenham sido capazes de se aproximarem no resultado, a 2ª parte acabou por mostrar uma equipa lusa competitiva.
Diogo Araújo, autor de 11 pontos a que somou 4 ressaltos, acabou por ser o melhor marcador de Portugal, seguido depois por Sérgio Silva que contabilizou 9 pontos e 4 ressaltos. A dupla composta por Benvindo Mendes (5 pontos e 8 ressaltos) e João Lucas (5 pontos e 8 ressaltos) mostrou-se mais ativa na luta das tabelas.