3.ª Época da E-Fiba: Portugal já sabe quem são os primeiros adversários
A competição inicia a 8 de outubro
Competições | E-Sports
13 SET 2024
Portugal vai começar a participação na 3.ª época da e-FIBA a 8 de outubro e já conhece os adversários na primeira fase da competição, os Pre-Qualifiers. Sorteados no grupo B, com 7 equipas, vão ter pela frente a Lituânia, o Kosovo, a Sérvia, a Alemanha, a Finlândia e um dos grandes favoritos ao apuramento para o mundial, a Espanha.
É no dia 8 e 10 de outubro que os jogadores portugueses vão disputar os jogos dos Pre-Qualifiers:
- PORTUGAL – Espanha (8 outubro às 17h)
- PORTUGAL – Finlândia (8 outubro às 18h)
- Kosovo – PORTUGAL (8 outubro às 19h)
- Alemanha – PORTUGAL (8 outubro às 20h)
- PORTUGAL – Lituânia (10 outubro às 17h)
- PORTUGAL – Sérvia (10 outubro às 19h)
Ver esta publicação no Instagram
A Seleção Nacional precisa apenas de evitar ficar nos últimos dois lugares do grupo para conseguir apurar-se para a próxima fase da competição, que passamos a explicar abaixo.
Formato da Competição e-FIBA: Rumo ao Mundial
A nova temporada da e-FIBA promete um formato dinâmico e competitivo, que se assemelha ao utilizado em grandes eventos como o League of Legends ou Counter-Strike. Esta temporada contará com a participação de 22 equipas, das quais 16 avançarão para os Qualifiers e, posteriormente, para as finais regionais, onde duas equipas garantirão a sua participação no Mundial. O torneio mundial contará com oito equipas no total e de todas as regiões, tornando este um dos eventos mais esperados do calendário de eSports, que será disputado nas Filipinas.
Já são conhecidos os jogadores que vão representar a Seleção Nacional na 3.ª época da e-FIBA.
Ver esta publicação no Instagram
Estrutura da Competição
Fase de Pre-Qualifiers
A fase inicial dos Pre-Qualifiers divide as 22 equipas em três grupos. Cada equipa terá de disputar um mínimo de seis jogos num formato Best of 2 (BO2), ou seja, à melhor de dois, com exceção do Grupo C, que contará com oito equipas e, portanto, jogará sete partidas. As duas piores equipas de cada grupo serão eliminadas, avançando assim as 16 melhores equipas para a fase seguinte, os Qualifiers.
Sorteio e Distribuição das Equipas
As seis melhores equipas da Season 2 (2.ª época) serão distribuídas aleatoriamente pelos três grupos, garantindo que cada grupo tenha duas destas equipas. As restantes serão sorteadas de forma aleatória. O desempenho das equipas nesta fase determinará o emparelhamento inicial para os Qualifiers.
Fase de Qualifiers
Nesta fase, as 16 melhores equipas competem num formato inovador, em que os primeiros oito confrontos são determinados com base nos resultados dos Pre-Qualifiers, num sistema de eliminação direta Best of 1 (BO1). As equipas vencedoras destes confrontos avançam para um segundo jogo, enquanto as perdedoras têm uma segunda oportunidade num confronto direto entre si, também em BO1.
Na terceira ronda, as quatro equipas com duas vitórias confrontam-se num formato BO2. As duas que vencerem garantem a sua presença nos playoffs/finais regionais. As oito equipas com um registo de uma vitória e uma derrota enfrentam-se num BO1, enquanto as quatro equipas que ainda não venceram nenhum jogo disputam entre si em formato BO2. As duas derrotadas nesta ronda são eliminadas.
A quarta ronda envolve seis equipas com duas vitórias e uma derrota, que competem entre si em busca da terceira vitória necessária para se qualificar para os playoffs. As três equipas vencedoras avançam diretamente. Simultaneamente, na lower bracket, as seis equipas com um registo de uma vitória e duas derrotas defrontam-se em BO2, sendo eliminadas as três derrotadas.
Na última ronda, as seis equipas restantes, com duas vitórias e duas derrotas, disputam um último confronto. As três vencedoras garantem a qualificação para os playoffs/finais regionais, enquanto as derrotadas são eliminadas. Em resumo, uma equipa avança com três vitórias e é eliminada com três derrotas.
Os playoffs, ou finais regionais, são realizados com as oito melhores equipas, e todos os jogos desta fase são disputados em formato BO3. As equipas que se qualificarem para a final estarão automaticamente classificadas para as finais mundiais da e-FIBA.
Calendário da Competição
O calendário da competição na Europa começa com os Pre-Qualifiers a decorrerem de 8 a 10 de outubro. Os Qualifiers terão lugar de 29 de outubro a 1 de novembro. As finais regionais, com as oito melhores equipas, serão realizadas de 2 a 3 de novembro. Todas as partidas terão início às 17h, com os jogos a partir da fase Qualifier (16 equipas) sendo transmitidos no game feed da eFIBA.
O novo formato da e-FIBA traz uma dinâmica de jogo intensa, oferecendo múltiplas oportunidades para as equipas mostrarem o seu melhor desempenho e alcançarem o objetivo final: representar a sua região no Mundial. Com uma estrutura de competição que promove confrontos diretos e jogos decisivos a cada fase, esta temporada promete ser uma das mais emocionantes de sempre para os fãs de eSports.