3º lugar soube a pouco
Apesar do pouco tempo de preparação e do nível elevado dos primeiros testes, nomeadamente, dos realizados no Torneio Internacional SportTv, Portugal já apresentou excelentes qualidades no seu jogo deixando no ar a ideia que conseguir algo mais nos jogos a doer não é apenas um sonho.
Competições | Seleções
13 JUL 2009
Portugal perdeu o último jogo com o Brasil (73-77) e terminou em 3º lugar num magnífico torneio, repleto de estrelas, público e bons jogos. O vencedor foi o Brasil, enquant que a Finlândia relegou Angola para o 4º e último lugar ao triunfar claramente por 83-96, no primeiro jogo da tarde, que aliás dominou desde o ínicio.
Terminou em grande o Torneio Internacional SportTv que, nos últimos 3 dias levou muito público ao Complexo de Desportos de Almada e permitiu aos inúmeros espectadores disfrutarem de um espectáculo recheado de grandes jogos, animação, passatempos e muito mais. Uma parceria SportTv/FPB que resultou em pleno e que, com o apoio da Câmara Municipal de Almada e da associação de Basquetebol de Setúbal, superou todas as expectativas e fez deste torneio um dos melhores alguma vez realizados no nosso país.Vamos aos jogos. E começamos pela surpresa 8ou talvez não) finalndesa. Os nórdicos vinham em crescendo desde o Luso. Perderam com Portugal, venderam cara a derrota com o Brasil e hoje, deram um recital de bem jogar basquetebol. A Finlândia agarrou o jogo desde o inicio e, paulatinamente, foi cavando um fosso que os angolanos não conseguiam reduzir. 24-30 e 11-19 nos dois primeiros períodos estabeleciam uma diferença de 14 pontos ao intervalo (35-49). Os finlandeses não diminuiram o ritmo e à entrada para o último período eram já 22 os pontos que separavam as equipas. Angola estava inevitavelmente afastada do triunfo e, com brio ainda reduziu para os 13 pontos finais.Perante a vitória finlandesa, o jogo de Portugal com o Brasil decidiria o vencedor. Portugal voltou a entrar mal no jogo e permitiu aos brasileiros conquistar uma curta mas valiosa vantagem. Os 7 pontos no final do 3º período transformaram-se em apenas 3 no intervalo e a equipa lusa continuava em jogo.Palmo a palmo, as equipas lutavam por cada posse de bola comtodo o empenho e o 3º período chegava ao fim com 51-53. Quem iria vencer? Foi mais feliz o Brasil nos momentos decisivos e nos últimos minutos conseguiu assegurar a conquista do trofeu.Prémios individuais:melhor marcador – SAMUEL HAANPAA (Fin)melhor ressaltador – PAULO PRESTES (Bra)melhor assistências – TEEMU RANNIKKO (Fin)MVP – PAULO PRESTES (Bra)