3×3 BasketArt chegou com pompa e circunstância à Madeira

Recinto no Funchal homenageia Mário Fernandes e Maria João Correia

Associações | FPB
13 DEZ 2023

Foi no passado sábado, 9 de dezembro, que o 3×3 BasketArt voltou a “voar” até às ilhas, mais concretamente a Madeira, para a inauguração do primeiro campo 3×3 BasketArt naquela Região Autónoma, localizado no Jardim da Ajuda (32°38’18.2″N 16°56’34.2″W – aqui), município do Funchal.

Da autoria de Zeca Diogo, o campo presta homenagem a dois atletas madeirenses: Mário Fernandes e Maria João Correia.

Mário Fernandes, 109 vezes internacional por Portugal, das quais 101 pela Seleção sénior, da qual também foi capitão, fez parte da equipa portuguesa que alcançou o nono lugar no EuroBasket 2007, disputado em Espanha. Nas suas 32 épocas como atleta (1989-90 a 2020-21), representou, em Portugal, para além do Clube Amigos do Basquete (CAB), onde iniciou e terminou a sua carreira, a Ovarense, Académica de Coimbra e Sport Lisboa e Benfica, conquistando 17 competições nacionais e sendo eleito para a segunda equipa da década 2010-20 da Liga Portuguesa de Basquetebol. Como jogador, conta ainda com passagens por Espanha (Balneario de Archena e CB Plasencia) e Suécia (Jamtland). Atualmente é o treinador da equipa sénior masculina do CAB, que disputa a Proliga.

Maria João Correia, 154 vezes internacional por Portugal, das quais 83 pela Seleção sénior (que ainda representa), é a segunda jogadora portuguesa com mais internacionalizações. Jogou em Portugal, no CAB, até 2013-14, época em que juntou o título de melhor marcadora da Liga Feminina às nove competições nacionais conquistadas até então. Na época 2014-15 rumou a Espanha, onde permanece a jogar até à presente data, atualmente no CB Jairis, motivo pelo qual não pôde comparecer nesta inauguração.

Presente na cerimónia, o presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, mencionou a homenagem, através dos atletas representados neste campo, também a Sidónio e Francisco Fernandes, enquanto impulsionadores do basquetebol a nível regional, mas também nacional, e salientou as excelentes condições da Madeira e do Funchal para a prática do basquetebol ao ar livre, nos 12 meses do ano, deixando a vontade de replicar o exemplo deste campo noutros jardins públicos do Funchal.

Manuel Fernandes, presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), referiu que estão a ser alcançados os objetivos do 3×3 BasketArt, de trazer o basquetebol para a rua em todos os cantos do país, manifestando a sua alegria pela abertura do primeiro campo 3×3 BasketArt no Funchal, um dos concelhos do país em que a modalidade está mais desenvolvida, e também pelo facto deste campo promover as nossas referências, os nossos ídolos, para que sejam um exemplo inspirador para os jovens.

Sandra Rebolo, presidente da Associação de Basquetebol da Madeira (AB Madeira), referiu o momento marcante que representa a abertura deste campo 3×3 BasketArt no Funchal, o primeiro na Madeira, um espaço para ser utilizado e disfrutado por todos, de forma lúdica. Referiu também tratar-se de um espaço privilegiado para a preparação das Seleções Regionais 3×3 que, anualmente, participam no Inter-Seleções 3×3, prova disputada ao ar livre. Sobre a homenagem aos dois atletas madeirenses com maior número de internacionalizações, Mário Fernandes e Maria João Correia, referiu a importância de promover o seu exemplo de esforço e dedicação, para que também outros possam segui-lo.

André Alves, diretor regional da Juventude, mencionou que seria uma excelente notícia se todos os municípios tivessem um campo 3×3 BasketArt, pela conjugação do desporto e da arte, apelando aos jovens que possam desfrutar desta infraestrutura ao ar livre.

O atleta Mário Fernandes referiu ser um orgulho enorme e uma honra ter a sua imagem associada a um campo na Madeira, terra onde fez toda a sua formação. Deixou a sua convicção de que o espaço irá ter uma muito boa recetividade e, aos mais jovens, transmitiu a mensagem de que, se conseguiu alcançar uma longa carreira a nível nacional e internacional, todos conseguem.

O artista Zeca Diogo agradeceu a quem lhe requisitou esta obra, Sandra Rebolo e o diretor do departamento de desporto da Câmara Municipal do Funchal, Duarte Oliveira, que lhe foram dando as informações em que se baseou para criar a arte presente no campo, referindo o enorme prazer de ver concretizado este projeto.

Num programa organizado pela AB Madeira, a cerimónia contou ainda com uma atuação da Animabalé, Companhia Jovem da Escola de Dança do Funchal, com coreografia de Inês Pedruco e da ensaiadora Vanessa Henriques; uma demonstração de basquetebol em cadeira de rodas por parte dos atletas do Clube Desportivo “Os Especiais”; e atividades pelos atletas convocados para as Seleções Regionais da Madeira (sub14 e sub16, femininos e masculinos). Também estiveram presentes muitos mini atletas dos clubes locais que, para além da prática do basquetebol, tiveram também oportunidade de usufruir de um sempre muito concorrido insuflável.

O campo já se encontra registado no “Courts of the World”, plataforma da FIBA onde qualquer pessoa pode avaliar os campos, anexar fotos e vídeos.

Relembramos que o 3×3 BasketArt é um projeto que faz parte do programa nacional de promoção do basquetebol que tem como objetivo trazer a modalidade para a rua e que consiste em desafiar todos os municípios do País a constituírem-se como parceiros da FPB na promoção de hábitos de vida saudáveis dos seus habitantes através da prática informal do basquetebol.

 

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.

Associações | FPB
13 DEZ 2023

Mais Notícias